Seguidores

sábado, 1 de setembro de 2012

OLHAR PARA CIMA



Olhar para Cima
É muito comum dizer que as pessoas sinceras conversam olhando nos olhos do seu ouvinte; mas será que isso faz  sentido? Essa história pode fazer sentido apenas até certo ponto, existem pessoas tímidas que apesar de estarem sendo sinceras não costumam olhar nos olhos dos seus interlocutores. A verdade verdadeira também é que os sinceros olham seus ouvintes nos olhos, olham sem receio de nada, e nenhum detector de mentira dirá o contrário. Porém, experiências têm demonstrado que muitos mentirosos fazem contato com os demais olho no olho, fitam olho a olho o seu ouvinte enquanto contam uma mentira, tentando assim evitar que sejam pegos em seus ardis intentos. Além disso, também nem todas as pessoas que desviam o olhar estão necessariamente mentindo; elas podem, como já dissemos, serem apenas tímidas. Aqui falando de olhar, eu lembro Jesus ao ser tentado pelo diabo.
Há diversos tipos de olhares, pessoas às vezes ao falar conosco tentam desviar nossos olhares para algum lugar, pois olhando para onde eles querem podemos ser facilmente enganados, desviando nossos pensamentos. O diabo assim procedeu com Jesus, para cada canto que Satanás convidava Jesus a olhar havia um significado, satanás tenta levar o olhar de Jesus sempre para baixo. Satanás diz a Jesus, primeiro: “Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães” (Mateus 4:3). Vejam as pedras estando em seu lugar natural por certo estariam no chão, e satanás convida Jesus a olhar elas logo para baixo. Olhando para baixo esperava ele que Jesus naquele instante não olhando o céu, não se lembrasse do seu Pai Deus que no alto céu estava, que esquecesse sua missão na Terra, olhando para baixo queria satanás que Jesus  esquecido que satanás é que tem que fazer a sua vontade, fizesse  a vontade dele, que se acha o príncipe aqui na Terra.
Vamos mais adiante, segundo: “Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra” (Mateus 4: 5-6). Vejam novamente satanás leva Jesus a um lugar alto e o manda olhar para onde, para baixo, satanás tenta desviar de todas as maneiras o olhar de Jesus para o alto, e insinua que Jesus deve fazer a sua vontade, vejam bem, o filho de Deus naquele instante, naquela hora é convidado a fazer a vontade de satanás, satanás, aquele o qual vai ter que  fazer a vontade do Filho de Deus, aquele o qual por Ele será destruído, aquele que sendo visitado por Jesus  em seu reino principal, o inferno, Jesus  diz  a ele, satanás, aqui você é só inquilino, este espaço eu destruo quando quiser pois isto aqui também e meu, e assim dizendo toma as chaves daquele lugar e vem a vida decretando que somos agora livres para escolher aonde passaremos nossa eternidade, satanás quer inverter os papeis, determinando a Jesus a sua vontade.
Terceiro: “Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares” (Mateus 4:8-9). Vejam: novamente satanás, o diabo, leva Jesus ao alto, não para ali o colocar como Senhor de todas as coisas, mas para fazê-lo olhar para baixo, Satanás não queria de forma alguma Jesus olhando para cima e neste olhar de Jesus para baixo ele faz sua proposta indecorosa de dar a Jesus o que já lhe pertence, se Deus deu a Terra aos homens, e satanás por vezes toma deles este espaço, este  espaço não deixa de ser ainda de Deus, e Ele nele pode fazer o que quiser, pois tem autoridade para isso, tanto Ele quanto seu filho, mas satanás diz: “Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares” Mateus 4:9), como satanás, mentiroso que é, poderia dar a Jesus algo que Jesus querendo teria imediatamente, pois Ele é Senhor até de satanás, mas satanás  fazendo-o olhar para baixo para baixo esquecido se fizesse do Pai Deus, pensa que o iludiria, mas Jesus vencendo o diabo diz: “Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram” (Mateus 10:10-11).
Amados, os que olham sempre para baixo costumam ter em si atributos do diabo, os que olham pra baixo geralmente estão humilhados, os que geralmente andam olhando para baixo em seus corações trazem uma amargura, são parceiros da tristeza, compassa da vergonha, amigos féis das tribulações na alma, quem já viu um servo do Senhor andar assim? Olhando pra baixo quantos já não fizeram a vontade do diabo, trepando-se em marquises, pontes, prédios, cadeiras, ou outros mais? Olhando para baixo atiraram-se perdendo suas vidas, nestes instantes esquecidos se fizeram de olhar para cima lembrando-se do Pai Deus, deixaram de olhar para cima, de ter a consciência que no alto existe um Pai, existe um Pai que pode libertá-los de qualquer mal, não há mal que não possa ser vencido por Ele, os impossíveis dos homens a este Pai são possíveis, mas satanás os engana e eles fazem a vontade de Satanás, este ser espiritual mau não os deixa olhar para cima, não os deixa pensar em Deus e dizer: “Vai-te, Satanás” (Mateus 10:10), eles só vêem embaixo, e embaixo vêem seus sofrimentos, seus dilemas, suas angústias, seus medos, preocupações, seus débitos, sua vida em falência, tudo isto acabado, e pulam para a morte, e satanás sorri, deleita-se com este momento, e o Pai do céu chora dizendo: “por que não olharam para o alto e me viram estendendo minhas mãos, lhes dizendo que para tudo existe jeito, maneira de se resolver, só não para a morte, pois depois dela segue-se o juízo?”.
Senhores, os assassinos, os loucos, os depravados, os inconstantes na fé, os cheios de pecados, o serial killers, costumam olhar sempre para baixo, nós aos fitá-los vemos que estão sempre com seus olhares para baixo, e olhando para baixo nós os vemos de aparência tristes, outras enfezadas, mais outras distantes, outras mais vagando como se não estivessem presente ali naquele instante, é difícil olharmos um réu de uma acusação grave olhando para o alto, estão sempre olhando para baixo, seu conforto está no olhar para baixo nunca para cima, por que em cima eles vêem um Deus acusador, é isto que satanás diz a eles, em cima está um Deus acusador e isto não é verdade se olhassem para cima veriam um Deus de perdão que dar a cada um conforme merecido for, mas que perdoa, ampara e é amoroso, se Ele está fazendo com que estes cumpram  suas penas, faz com aqueles que o buscam de todo coração que as cumpra com ele em seu coração lhes dando a oportunidade de vida eterna também.
Senhores, nas piores horas, nas horas mais graves, em que o coração se faz abatido, na hora que o sofrimento chegar pesado, na hora em que noticias não muito boas recebermos, não vamos atender a voz do diabo, não vamos olhar para baixo, mais sim para cima, o salmista diz: “elevo meus olhos aos montes de onde me vira o socorro, o meu socorro vem do senhor.” Amados, os montes estão no alto. Olhando para cima vamos pedir a Deus que nos socorra dos montes de problema, do problema monstruoso que está em nossa vida, que nos liberte da depressão, da crise do pânico, da crise da miséria da falência, daquele momento por qual estamos passando, que não nos deixe só. Elevando nossos olhos aos montes de problemas na nossa vida, lembrando dos montes, das suas localizações, estaremos olhando para cima, neste olhar veremos o céu, e lembraremos que em cima está Deus, lá no céu existe um Pai, lá está Deus, está seu Filho Jesus, está o Espírito Santo, que descerá em nossa vida a mando do Pai, restabelecendo nela a ordem, a trindade santa pode nos ajudar, o Deus que no alto está pode nos ajudar a resolver qualquer problema, aliviar qualquer dor, transformar qualquer instante. Então, senhores, olhares para baixo jamais, olhares deprimidos, tristes, desconsolados jamais, se por estes instantes passamos, vamos olhar para cima, em cima está a resolução dos nossos problemas, em cima está o conforto, a paz, o amor, em cima está Deus. Amém
Wilame Lima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário