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domingo, 9 de setembro de 2012

EVANGELHO SEGUNDA FEIRA 10 SETEMBRO




Leituras do dia:
1Cor 5,1-8
Sl 5
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:

Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 6,6-10
 "Num outro sábado Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita aleijada. Alguns mestres da Lei e alguns fariseus ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar alguém no sábado. Pois queriam arranjar algum motivo para o acusar de desobedecer à Lei. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e por isso disse para o homem que tinha a mão aleijada:
- Levante-se e fique em pé aqui na frente.
O homem se levantou e ficou em pé. Então Jesus disse:
- Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?
Jesus olhou para todos os que estavam em volta dele e disse para o homem:
- Estenda a mão!
O homem estendeu a mão, e ela sarou. Aí os mestres da Lei e os fariseus ficaram furiosos e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
 Meditação: 
 Nesta cena de cura do homem da mão seca, Jesus toma a iniciativa provocadora mostrando que o serviço à vida não pode ser barrado por prescrições legais, religiosas ou não.

Com sua compaixão para com os excluídos, em uma prática que entra em choque com o sistema legal do Templo, Jesus revela a face do Deus de amor e desmonta o edifício ideológico da Lei.

Uma religião de rígidos preceitos se presta ao favorecimento dos privilégios e do poder daqueles que a lideram. Uma religião deste tipo teme a liberdade. A concentração de poder leva à morte.

O dilema lançado por Jesus só tem uma resposta. Qualquer pessoa só é verdadeiramente crente, ao declarar-se a favor da vida e da salvação. Qualquer outra resposta seria uma contradição.

Por isso seus adversários guardam silêncio e Jesus o interpreta em favor da pessoa enferma. Restaurar a capacidade de trabalhar é um sinal claramente messiânico e profético que dá à pessoa o poder de participar da vida normal.

Restaurar a autonomia da pessoa não é um bem menor, mas dar uma nova possibilidade de que a pessoa seja livre. Isto significa que a cura é um processo de libertação que fundamenta a possibilidade de ser livre e agir em liberdade.

A esperança messiânica é acrescentada pela ação de Jesus. A comunidade cristã tem, então, um novo ponto de partida para preparar a chegada definitiva do Reino.

Hoje, em um mundo em que as maiores potências acumulam poder econômico e militar, em alguns casos com respaldo religioso, se coloca a esperança em uma ética mundial para salvar a humanidade do caos e da destruição.

Qualquer ética, seja religiosa ou secular, terá como fundamentos o compromisso com a justiça e a fraternidade, levando a ações práticas de promoção da vida para todos.

Cada cristão é desafiado a continuar essa prática de Jesus em sua própria conduta pessoal. O que nos favorece é o estilo de vida que levamos, a nossa capacidade de ajudar aos demais.
 Reflexão Apostólica:
 Coincidentemente, no último dia 7, foi realizado em vários lugares do Brasil, o “grito dos excluídos” que realça bem o evangelho de hoje.

Vêm para o meio, têm sentido amplo e quer dizer que somos cidadãos e temos o dever de participar da vida desse País.

Com relação a lei, nota-se que foi feita para privilegiar os ricos dessa nação em detrimento dos pobres. Quantos presos inocentes estão cumprindo pena por não ter com que pagar um advogado para defendê-lo? Quantas injustiças sociais acontecem em nome da lei.

A vida sempre deverá está em primeiro lugar, se assim não fosse Jesus não teria desafiado a lei, curando em dia de sábado.

O homem da mão seca estava “perdido” no meio da multidão e se mantinha escondido, talvez por ter vergonha do seu defeito. No entanto, ele não conseguiu permanecer no anonimato. Tanto Jesus, como os fariseus o viram.
 Cada um tinha um propósito para aquele homem: Jesus queria curá-lo e dar a ele dignidade, por isso, convidou-o para postar-se no centro, destacado da multidão.
 Os fariseus, pelo contrário, se importavam somente em que Jesus poderia infringir a lei do sábado, sem nenhuma preocupação quanto ao estado daquele homem acabrunhado. “Levanta-te e fica aqui no meio”, e “Estende a tua mão” disse-lhe Jesus. “O homem assim o fez e sua mão ficou curada”.

A “mão seca” pode ser o nosso pecado. O pecado nos defeitua e nos exclui do convívio das pessoas. Jesus quer nos tirar do anonimato, quer nos colocar no meio para que possamos agir.
 Somos curados do nosso pecado quando damos o passo para ficar perto de Jesus, bem à vista Dele, usufruindo da sua misericórdia. As nossas mãos são instrumentos de ação.
 O ficar de mãos cruzadas, escondidos no meio dos outros para que não nos notem fará com que nós sejamos esquecidos e marginalizados.
 A qualquer hora, ou a qualquer momento, mesmo quando todos nos apontam e acusam Jesus está pronto para nos colocar no centro, no meio da multidão. Ele nos olha com um olhar especial e percebe a nossa chaga!
 Estender a mão significa, expor o nosso pecado, reconhecer a falta e abrir o coração para entregar a Jesus o nosso fardo pesado. Ninguém, em momento algum pode perder essa chance, porque Jesus veio para curar-nos nem que seja em dia de sábado.
 Você se sente isolado (a) quando você comete um pecado grave? Você costuma confessar os seus pecados? Você tem estendido a sua mão para ajudar alguém? Você tem vivido à margem dos outros porque não quer se comprometer?
 ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
 Oração: Senhor Jesus derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai. Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.
REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
 Propósito: Proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo.
 
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
 - Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.

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