Seguidores

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VERDADEIROS ADORADORES


VERDADEIROS ADORADORES
Adoração a Deus é o reconhecimento da sua glória, soberania, senhorio e majestade; não só em palavras, mas em atitudes, procedimentos e comportamento. Em Apocalipse, encontramos a expressão básica que revela o verdadeiro significado do que é adoração: “Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas” (Apocalipse 4.10-11).
Algumas características do verdadeiro adorador:
1. Consciência: A adoração verdadeira vem de uma mente consciente do seu dever de buscar de todo o coração a Deus, ao seu Filho Jesus Cristo. Ser verdadeiro é um ato consciente, isto implica também em conhecimento. O verdadeiro adorador cultua de forma racional. A verdadeira adoração envolve mais do que emoção, envolve a razão, o verdadeiro adorador não é inconstante e nem volúvel, não adora hoje na maior euforia e amanhã quer deixar de ser cristão.
2. Reverência: A verdadeira adoração não pode ser irreverente. Vejam o que está escrito em Eclesiastes: “Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal” (Eclesiastes 5:1) e em Êxodo: “Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Êxodo 3:5).
3. Fé: A fé é um elemento indispensável na verdadeira adoração, no verdadeiro adorador: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
Amados, Deus não vive numa busca desenfreada por qualquer tipo de adorador, aqueles que o adorem de qualquer maneira. Ele é e sempre será adorado de verdade por aqueles que verdadeiramente lhe pertencem. O Pai busca seus eleitos com o intuito de torná-los seus adoradores, verdadeiros adoradores.
Lembremos da história do profeta Elias e de seu lamento. Por duas vezes ele se queixou a Deus: “Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida” (1Reis 19:10-14). É como se Elias dissesse assim para Deus: "Senhor, está um caos tremendo em Israel, e eu mesmo não vejo solução para esse país. O Senhor também está com um problemão porque ninguém mais pensa em te adorar, a não ser eu, é claro". A resposta de Deus ao profeta desmotivado foi: “Conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou” (1Reis 19:18). Mais tarde o apóstolo Paulo vai se utilizar desse episódio para falar do futuro de Israel: “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Romanos 11:1-6).
Amados, que adoradores nós somos? Verdadeiros ou falsos adoradores? Ainda hoje o Senhor conta com os remanescentes fiéis, não só de judeus, mas também de gentios que formam, juntos, a verdadeira igreja do Deus vivo. Portanto, não se iluda, o Senhor conhece os que lhe pertencem: “Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor” (2Timóteo 2:19) e por esses sempre será verdadeiramente adorado. Que bom se esses fôssemos nós. Amém.

Wilame Lima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário