Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

QUEM ESCREVEU A BIBLIA

Quem Escreveu a Bíblia  
Certos pastores deveriam explicitar melhor o que seja a bíblia, se as palavras ali escritas foram ou não palavras inspiradas por Deus, pela graça do Espírito Santo. Neste sábado, ao acompanhar uma mensagem de um pastor famoso, vejo-o repetir versos de Provérbio: “Não me dês a pobreza nem a riqueza, dá-me o pão que me for necessário para que não suceda que estando eu farto te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que empobrecido, não venha a furtar e profane o nome de Deus” (Provérbio 30:8). Recita este trecho de provérbios em tom de deboche e diz “foi um homem que escreveu isto”. Quer dizer, o que serve na bíblia a eles, foi inspiração de Deus, quando não, foram homens quem escreveram. Quando é para causar medo, meter o pau nos outros, dizer que os outros estão errados, eles dizem “vamos à bíblia”, e daí recitando capítulos, versículos, defendem suas teses como palavras de Deus, mas se na bíblia, apesar de estar escrito, não cai no que eles defendem, vai de encontro às suas teses, contrário ao que eles professam naquele instante, eles dizem: “Aquilo é palavra de um homem, ora bolas. Não aprenderam ainda nem a comer de colher e querem me ensinar a comer de garfo”.
Fica difícil sermos doutrinados por homens, homens que muitas das vezes têm interesses na cabeça que não se coadunam com os interesses de Deus, não estamos dizendo com isso que os interesses desse pastor não se coadunam com o interesse de Deus, estamos dizendo que os pastores deveriam seguir uma regra de fé única, colocar na mente dos cristãos uma só regra de fé, sendo isto verdade, sem nenhuma contestação. Deveriam citar a bíblia como um instrumento provedor de regras a serem seguidas pelo cristão. Aprendi sempre que a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. É considerada pela Igreja como divinamente inspirada. O escrito que ali estiver, pelo meu entender de leigo, analbabeto cristão, foi divinamente inspirado por Deus. Inspirado para quê? Para me trazer ensinamentos, doutrinamentos, reflexão, me mostrar o certo e o errado concernente ao Espirito de Deus, concernentemente ao meu viver, à presença deste Espírito na minha vida humana, etc. A Biblia, entendo, serve para me guiar à luz quando nas trevas estiver, posso até não gostar de certros escritos que ali estão, mas nunca dizer que aquilo foi dito por homens, até foi sim dito por homens, mas divinamente inspirado por Deus, se algo chega a minha boca inspirado por alguém, talvez eu tenha culpa na pronúncia, na escrita, mas quem me inspirou a isto tambem é culpado.
Se na doutrina da teologia da prosperidade de que alguns fazem parte, certos dizeres não valem, como este: “Não me dês a pobreza nem a riqueza, dá-me o pão que me for necessário para que não suceda que estando eu farto te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que empobrecido, não venha a furtar e profane o nome de Deus” (Provérbio 30:8), então serve para outros. Diz a estes que muitas das vezes a riqueza torna o homem esquecido de Deus, assim também como a pobreza faz o homem renegar seu Deus, duvidar da sua existência. Por quem foram escritos estes versos que o pastor diz ter sido de um homem? Por homens inspirados por Deus. Senhores, o Livro de Provérbios é um dos livros sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois do Livro de Salmos e antes de Eclesiastes. Conforme declara a sua introdução, tem como propósito ensinar a alcançar sabedoria, a disciplina a uma vida prudente e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, a Biblia ensina a aplicar e fornecer instrução moral aos que dela fazem uso como um insturmento de Deus.
Este livro foi escrito por Salomão, mas há quem diga que nos últimos trechos houve a participação de Agur e Lemuel. Falemos do filho de Davi. Quem foi ele? Um “pobrezinho”, um que “não tinha nada”? Vejam o que tinha Salomão:  “Ora, o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, além do que vinha dos vendedores ambulantes, e do tráfico dos negociantes, e de todos as reis da Arábia, e dos governadores do país. Também o rei Salomão fez duzentos paveses de ouro batido; de seiscentos siclos de ouro mandou fazer cada pavês; do mesmo modo fez também trezentos escudos de ouro batido; de três minas de auro mandou fazer cada escudo. Então e rei os pôs na casa do bosque de Líbano. Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puríssimo. Tinha o trono seis degraus, e o alto do trono era redondo pelo espaldar; de ambos os lados tinha braços junto ao assento, e dois leões em pé junto aos braços. E sobre os seis degraus havia doze leões de ambos os lados; outro tal não se fizera em reino algum. Também todos os vasos de beber de rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro; não havia nenhum de prata, porque nos dias de Salomão a prata não tinha estimação alguma. Porque o rei tinha no mar uma frota de Társis, com a de Hirão; de três em três anos a frota de Társis voltava, trazendo ouro e prata, marfim, bugios e pavões” (1Reis 10:14- 22). Se Agur e Lemuel contribuiram nos escritos do Livro dos Provérbios, pouco inporta, o que se vê ali são homens inpirados por Deus. Senhores, o rei Salomão, que excedeu a todos os reis da Terra, tanto em riquezas como em sabedoria, foi quem provavelmente escreveu a maioria dos versos do Livro dos Provérbios, os versos falando de riqueza e pobreza, se foram por ele escritos ou não, foram inspiração de Deus, pois na biblia estão, não foi somente um homem que deixou escrito “Não me dês a pobreza nem a riqueza, dá-me o pão que me for necessário para que não suceda que estando eu farto te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que empobrecido, não venha a furtar e profane o nome de Deus”, foi um homem inspirado por Deus.
Senhores, Salomão foi um dos homens mais sábios, acho eu, dos que pisaram na Terra, só perdendo para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, quem seria eu ou qualquer pastor para dizer que o que ele escreveu foi só uma coisinha dita por um homem? Vejam, o que falamos pode ser comprovado, Salomão foi um homem que mais respaldo tem para falar de prosperidade e do amor de Deus em sua vida, na vida de um ser humano. Salomão pode ser um exemplo de tudo, até de homem fiel a Deus e que o traiu também, isto trouxe para si a ira de Deus, uma destas traições foi a construção de templos menores para que suas esposas ali adorassem seus deuses, e ele até ficou com algumas delas naqueles locais, de certo isto não agradou a Deus.
Por fim, o que queremos dizer é que os homens, ao abrirem suas bocas, que as abram divinamente inspirados por Deus, porque se assim não for, corre-se o risco de levar muitos fiéis a terem dúvidas quanto à bíblia ser a palavra de Deus, em todos os escritos ali postos, ou ser somente palavra de homens sem inspiração alguma.
Esta é a nossa Palavra Amiga.
Wilame Lima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário