Seguidores

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Evangelho do dia 28 de junho quarta feira 2023

 

28 jun - Levantemo-nos deste baixo horizonte de pigmeus e ocupemos a posição que nos cabe como ministros de Deus Nosso Senhor. (L 23). São Jose Marello

 

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 7,15-20

 "Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."  

Meditação:

 No evangelho de hoje continuamos a meditar sobre o Sermão da Montanha que se encontra nos capítulos de 5 a 7 do evangelho de Mateus.

No Sermão da Montanha, as palavras de Jesus são dirigidas aos discípulos das comunidades do tempo de Mateus. A advertência contra os falsos profetas, lobos travestidos em ovelhas, decorre do fato que nas comunidades podem surgir pessoas que queiram iludir o grupo visando algum benefício próprio.

Pode ser algum interesse material, a vaidade, o desejo de poder, a afirmação pessoal de prestígio, ou outros mais. As palavras de advertência são duras e podem ter sido proferidas contra a doutrina dos fariseus. Mateus as teria adaptado para as suas comunidades.

Jesus, no evangelho de hoje, chama-nos a uma vigilância redobrada. Devemos estar sempre de sobreaviso com respeito aos falsos profetas: Cuidado com os falsos profetas.

Quem são e o que fazem? São pessoas que nos querem convencer de que têm mensagens de Deus, para tirar vantagens da nossa credulidade.

Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. São todos aqueles que se disfarçam colocando uma capa de humildade e mansidão para se parecer com os verdadeiros crentes, mas na realidade são ferozes destruidores, cujo intuito é tirar proveito dos imaturos, dos instáveis e dos ingênuos que lhes dão ouvidos, afastando-os de Cristo e da Sua Palavra.

Se estivermos em atenção máxima, o Senhor no-lo declara: pelos seus frutos os conhecereis. Talvez possam parecer convincentes pelas suas palavras e pela sua falsa aparência, mas eles se revelarão pelo seu procedimento.

Lembra-nos Jesus que, os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas.

Os que realmente são de Deus dão bons frutos. E segundo São Paulo estes frutos são: o fruto do Espírito é caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, bondade, justiça e verdade.

Os falsos profetas serão reconhecidos pela falta destas virtudes, e serão denunciados pela Palavra de Deus. Seu destino é serem lançados no fogo, a perdição eterna.

Que tipo de árvore tu és? Pelos teus frutos serás reconhecido se és bom ou mau. És bom ou mão profeta? O mundo está cheio de profetas da desgraça. Por isso, chega dos que já temos.

Neste evangelho Jesus quer nos dar uma chance de mudarmos de vida. Enxertemo-nos n’Ele que é a Videira que tem como agricultor o seu próprio Pai, afim de que possamos dar frutos bons.

O bom profeta não é aquele que diz e faz o que o povo gosta e quer de fazer e ouvir. Mas sim, aquele que diz o que o povo deve fazer e ouvir para se poder salvar. Isto muitas vezes o coloca em risco, em perigo e até o leva ao derramamento de sangue.

Como vimos, ao tema dos falsos profetas, Mateus associou o tema da árvore e seus frutos, incluído pela frase "pelos seus frutos os conhecereis", repetida duas vezes.

A metáfora da árvore e seus frutos remete à autenticidade da conversão. João Batista já a usara (Mt 3,8-10) pedindo autenticidade a seus discípulos. Por isso, os discípulos de Jesus também devem ser autênticos e coerentes.

Não são as belas palavras, a profissão de ortodoxia, os exuberantes louvores, que levam à comunhão com Deus, mas sim o compromisso concreto com a promoção da vida, particularmente entre os excluídos, cumprindo a vontade do Pai que deseja vida plena para todos.

Reflexão Apostólica:

A Palavra de Deus é luz para a nossa caminhada em busca da felicidade. O conselho que Jesus nos dá no Evangelho de hoje é providencial para a nossa vida diária e para que possamos produzir os bons frutos de que Ele nos fala. Somos as árvores tratadas e adubadas pelo Senhor.

No nosso dia a dia, porém, nós encontramos inúmeras pessoas que têm enorme influência na nossa vida. Pessoas, que nos aconselham, nos fazem propostas as mais diversas, e que, muitas vezes, falando “em nome de Deus” pretendem nos desvirtuar dos verdadeiros conceitos evangélicos.

 

Precisamos, assim, estar atentos para não nos impressionarmos com a aparência, com a facilidade que têm estas pessoas de comunicar-se conosco, com suas palavra belas ou com promessas de vida fácil.

 

Os falsos profetas como disse Jesus Cristo, vêm até nós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes.

Não devemos nos enganar com os falsos profetas que se apresentam a nós como pessoas de Deus. Devemos observar as ações e as conseqüências das ações dos homens para podermos optar pelo caminho de Deus.

Não nos deixemos enganar: o fruto do Espírito é a paz, é o amor, é a serenidade, a bondade, alegria, longanimidade, paciência etc.

Se, as pessoas que nos abordam, não nos trazem paz, brandura, temperança, então já podemos perceber que elas não são árvores que dão bons frutos.

Às vezes nós encontramos pessoas ”iluminadas” que nos dão conselhos até para praticar o que é mal. Nessas horas devemos, no entanto, nos lembrar do que Jesus nos disse: “toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus.” O mau vem do maligno, e não podemos mais nos enganar. 

O que você considera como fruto bom e como fruto mal? Você tem tido contacto com pessoas que o (a) aconselham? Qual é o sentimento que você tem ao conversar com elas? Você confirma na Palavra de Deus os conselhos que essas pessoas lhe dão? Você é daquelas pessoas ávidas por novidades e gosta de ler tudo o quanto causa polêmica, pondo em julgamento a Palavra de Deus? Que frutos você tem dado para o mundo?

Propósito:

Senhor Jesus, que eu não seja enganado pelos falsos profetas que, mascarados de cordeiros, afastam os discípulos de ti.

Para alcançar prosperidade financeira

A Bíblia diz que quem ama a Deus será próspero. Ele promete nos dar aquilo que precisamos quando obedecemos e confiamos nele. Não necessariamente diz respeito a tudo o que queremos, mas a tudo aquilo que precisamos. Portanto, deixe que o Senhor segure sua mão e proteja você e toda a sua família, livrando-os de qualquer dificuldade e abençoando-os com a prosperidade financeira. “Ó, Deus, Criador deste imenso universo, estou aqui para Te invocar em favor da minha vida financeira. Que do alto da minha cabeça até a planta dos meus pés, eu seja envolvido por uma corrente de riqueza. Derrame sobre mim a prosperidade para que eu veja a Tua glória e proclame a Tua existência por onde eu passar. Tu és o dono do ouro e da prata, então, venha dos quatro cantos do mundo para me fazer um abençoado. Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu levanto a minha voz e profetizo que a partir deste instante o dinheiro virá em todas as direções e em avalanches de abundâncias. A partir de agora, o meu destino está selado, porque sou filho do Deus que criou todas as riquezas do mundo. Em nome de Jesus Cristo. Amém”

Nenhum comentário:

Postar um comentário