Seguidores

domingo, 3 de dezembro de 2017

Evangelho do dia 9 de dezembro sábado

09 Dezembro Oh! Quanto maior bem tem sido feito nas Congregações religiosas justamente porque os Fundadores, seja pelas regras, seja pela sensatez dos superiores animados pelo seu espírito, souberam moderar com sabedoria os impulsos de zelo de cada religioso. (L 176). São Jose Marello

Mateus 9,35-10,1.6-8

"Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos:
- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.
Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves.
Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto." Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, dêem sem cobrar."
  

Meditação:

Advento é tempo de grande compromisso com o projeto de Deus. A Celebração Eucarística é o lugar onde o povo oprimido pode ficar de pé e levantar a cabeça, porque a libertação está próxima.

Jesus começou a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, anunciando a Boa Nova do Reino e curando todo tipo de doença e de enfermidade.

Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!

Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

O envio dos Apóstolos marca abertura do projeto universal da evangelização. É preciso que o mundo conheça e veja Jesus – Caminho, Verdade e Vida.

Por nosso intermédio as pessoas sejam esperançosas, pois se trata de um plano que visa ter vida em plenitude.

É fundamental que as pessoas vejam Jesus no lugar onde moram, estudam e trabalham. Onde são chamados a ser cristãos. Que durante a sua vida terrena tenham os olhos da fé Jesus que é Caminho, Verdade e Vida.

A Igreja, nossa mãe, nos auxiliará a vislumbrá-lo. Ver biblicamente é tão importante quanto testemunhar, pois, pretende-se atingir nossos amigos, vizinhos, parentes e até mesmo nossos inimigos.

Oxalá, que o bom Deus nos ajude a cumprir com sucesso esse projeto de evangelização. Haja disponibilidade e fidelidade da minha e tua parte que abracemos este desejo divino de levar a Boa Notícia aos nossos irmãos.

Reflexão Apostólica:

Aqui se vê claramente que a missão de Jesus se prolonga por meio dos discípulos; mais do que isso, é um mandamento expresso. É o tempo do serviço aos irmãos, homens e mulheres de todos os tempos, lugares e raças.

É dever do cristão ser missionário, proclamar a tempo extemporaneamente a Boa Nova de que o Reino chegou. Nós somos os construtores desse Reino.

Devemos difundir a mensagem de salvação com nossa oração, nossas palavras e, sobretudo, com nosso testemunho.

Jesus nos entrega o poder para curar e nos envia ao serviço dos outros, mas um serviço gratuito, sem esperar nada em troca; somente por amor; pois reconhecemos em cada irmão e irmã o próprio Jesus.

O Pai enviou seu Filho à Terra, e este, por sua vez, envia seus discípulos; mas também envia seu Espírito para iluminar o missionário e lhe permitir chegar ao coração e ao espírito de quem o escuta.

Por isso devemos invocar sempre o Espírito ao iniciar uma tarefa, qualquer que ela seja, para que nos ilumine e sejamos o mais fielmente possível intérpretes da mensagem do Senhor.

Propósito:
Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa eu ser portador dos bens divinos. Santa Maria, Rainha da Evangelização, ajuda-nos na missão de servir e de difundir a esperança, o amor, o Reino de Cristo.
AUTO PIEDADE
Existem poucas emoções tão calorosas, confortantes e envolventes como a auto piedade. No entanto, nada é mais corrosivo e destrutivo do que tal sentimento. Só há uma saída: fuja o mais rápido possível de tal emoção e siga em frente.  

Você está sentindo pena de si mesmo? Por que isso? O que você acha que tal sentimento irá lhe trazer? Na realidade tudo o que você irá obter será um agravamento dos problemas que já tem e um aprofundamento do desespero que começou a experimentar.

Saiba que há uma notícia ruim e também uma boa notícia em relação à auto piedade. A má noticia é que você a está experimentando; ela é sua. A boa notícia é que você pode se livrar dela, da mesma maneira que decidiu adotá-la. Portanto, permita que a experiência de sentir pena de si mesmo escape para longe da sua vida. Tenha em mente que este é um artifício inútil do passado, e que deve ser abandonado o mais rapidamente possível, para o bem da sua saúde emocional.

Eis aqui a sua opção: você pode continuar lembrando a si mesmo quão ruim e injusta é esta vida, ou pode concentrar seus esforços naquelas coisas que são e naquelas que ainda podem vir a ser. Não importa quão deplorável seja a sua situação. A auto piedade não tem absolutamente nada de bom a lhe oferecer. Nem deve interessar quão difícil seja a sua realidade; sua melhor escolha – a qualquer hora – é entregar-se completamente a Deus e de uma maneira gradual e consistente experimentar um novo, continuado e salutar momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário