Seguidores

quinta-feira, 4 de junho de 2015

EVANGELHO DO DIA 07 de junho - 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM



07 de junho - 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM

07 Em sua generosidade, muitas vezes Deus prefere ficar na retaguarda e estender a mão aos outros, fazendo passar os atos de caridade à frente daqueles de piedade, ou ainda se digna atribuir aos primeiros o valor e o merecimento dos segundos. (L 202). São Jose Marello
Marcos 3,20-35

"Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco. Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam:
- Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas. Ele dizia:
- Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo? O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída. Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído.
- Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar o que ele tem em casa.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados. Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.

Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau.
Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor.
Jesus perguntou: - Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
"
Meditação

O evangelho de Marcos revela a nova relação entre o povo e Deus, que se estabelece através de Jesus. O que se vê é uma grande multidão de excluídos (ochlós), seja dentre os gentios, seja da dispersão do judaísmo, que se reúne em torno da casa onde se encontra Jesus.
Esta multidão se diferencia do "pequeno resto", estabelecido na sinagoga e no Templo, gozando de privilégios e isolado da maioria do povo, considerada pecadora por infringir qualquer um dos 613 mandamentos da Lei, tendo como protótipo Eva, que infringiu a proibição do Criador (primeira leitura).

Com Jesus temos uma nova realidade, destacada pelos evangelhos ao mencionarem cento e quarenta e nove vezes a "multidão" que se relaciona com Jesus.
Esta relação é uma característica muito mais marcante da índole e da personalidade de Jesus do que as narrativas de seus milagres possam significar. É uma chave de leitura para compreendermos a presença de Jesus no mundo, em relação com todos os povos e culturas, não se limitando a grupos religiosos específicos.

A partir de uma referência à sua família carnal, Jesus afirma: "Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?... Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". É a união em torno da prática da vontade de Deus que cria os novos laços familiares no Reino. Viver o amor, o serviço, a partilha, a misericórdia, solidariamente com os mais necessitados, é inserir-se na família de Jesus, quer seja por laços consangüíneos, quer não, certos da comunhão de vida eterna com Jesus (segunda leitura).

Jesus, com sua ação e sua palavra, desafia os costumes da época. Sua forma de agir se converte em uma ameaça para a autoridade política do momento; transforma-se em blasfêmia para o aparato religioso e se constitui em verdadeira vergonha para os mais próximos dele e até para os de sua família.
Hoje vemos como a família de Jesus o busca, com o único desejo de deter sua ação no meio daquela sociedade. Jesus não é compreendido pelas pessoas de seu tempo, tampouco pela sua família. Ele, que era um líder social e religioso, vive na própria carne a rejeição e a incompreensão dos seus.

As pessoas estão tão conformadas com a realidade em que vivem que não se imaginam em algo novo, não querem conhecer novas realidades, nem de Deus nem do ser humano, nem de sua sociedade.
Jesus sabe que tem que pagar muito caro ao tocar nas estruturas de poder. A incompreensão é um dos testes para a autenticidade de nossa missão.

Reflexão Apostólica:

No mundo de hoje muitos procuram demonizar a atuação e o compromisso dos que são comprometidos com a justiça e a paz. Muitas vezes são tachados de demagogos, comunistas, pró-terroristas. A forma de descobrir o que é de Deus e o que não é já foi dada por Jesus: por seus frutos os conhecereis.
Antes os automóveis eram movidos apenas por gasolina. Depois surgiu o carro movido  álcool. E como a tecnologia era insuficiente, esses carros ficaram desvalorizados. Hoje, os carros são flexíveis. Isto é, tanto podem ser movidos a álcool como a gasolina.
E nós? Qual o combustível que nos move?

Muitos são movidos pelo dinheiro, pelo lucro , pelo acúmulo da riqueza. Outros e outras são estimulados principalmente pelo prazer sexual.
Ainda outros que pautaram suas vidas pela intelectualidade, uns diriam, pelo ascetismo puro, isto é, uma ideologia, ou auto-disciplina sem seguir necessariamente, os ensinamentos de Deus. 
Outros levam a vida toda dedicando-se à música, a arte, à poesia etc, que são os motivos de suas existências. Nada mais os preocupa.
Até sabem de Deus, de Jesus, da vida eterna, mais não dão um passo em direção a ela. Quando a solidão e o tédio lhes atacam, recorrem à embriaguês, e amanhã depois da ressaca, será outro dia... 

Assim, vivem sem nenhum sentido porque suas vidas não têm um sentido verdadeiro... Uma razão de ser, um combustível que não falha! 
Constantemente blasfemam contra Deus e contra seus representantes na Terra. Cuidado! Todos os pecados serão perdoados. Menos os pecados contra o Espírito Santo!
Felizmente, existem e sempre existirão, aqueles que seguem os passos de Jesus, Aqueles que bebem da fonte da água viva, que é o seu principal combustível infalível.
Aqueles e aquelas que vivem para servir a Deus, e ao Reino, numa doação e numa entrega parcial, ou total de suas vidas terenas. 
Você pertence a este grupo. Se está lendo este texto até aqui, com certeza é um deles! Parabéns! Multiplique-se. Leve estes valores eternos para outros irmãos. Assim, estará construindo um tesouro no Céu.

Jesus foi acusado pelos mestres da Lei de estar movido por Belzebu... Já os seus parentes acharam que Ele estava fora de si!
Não era nada disso! a Força do Espírito de Deus que estava nele e com Ele era tão forte, que pela sua determinação em alcançar os objetivos do Plano do Pai, a sua concentração era tamanha, que até dava a impressão que Ele não estava se comportando como todo mundo fazia.

Jesus agia pela ação do Espírito Santo. Ou seja, Ele era movido não por Belzebu, mais pela graça de Deus Pai que o enviou ao mundo.
Os apóstolos também faziam coisas incríveis, muitos milagres, levaram muitos a abraçar a fé, era o início da Igreja, o começo da comunidade universal iniciada por Jesus Cristo.
Os apóstolos eram movidos pela fé inabalável, e pela graça de Deus presente em suas caminhadas diariamente.
Como sabemos, a nossa vida não termina com a nossa morte. Assim, se o combustível que impulsiona nossas ações é formado por coisas puramente passageiras, das quais não levaremos nada para a segunda parte da nossa existência, mais muito pelo contrário, tais coisas podem até destruir a nossa esperança de um dia estar na vida eterna, certamente estamos iludidos, estamos no caminho errado!

É muito importante conhecer tudo sobre a nossa profissão.  Ser cada dia mais especializado no que fazemos. E à medida que mais nos aprofundamos, que nos preparamos, apesar de sermos invejados por uns, seremos procurados por outros que nos pagam até mais do que merecemos, pois a nossa eficiência é grande e necessária.
Não devemos deixar de conhecer a nós mesmo. Muitos já morreram cedo demais, por ignorar totalmente como funciona o seu corpo. Como funcionam os seus órgãos, quais os cuidados que se deve ter com os ossos,  juntas, pressão arterial, com a alimentação etc. Não seja você um desses! 
Desejo que o motivo, o combustível, a razão de ser da sua existência, seja a graça divina, e melhor, que seja o Plano de Deus.
Paute sua caminhada pelos ensinamentos divinos, e assim estará preparando-se  para a vida sem fim. Coloque no Senhor suas esperanças. Espera em sua palavra e terá a resposta certa, na hora certa.

Isso é cuidar da alma. Mais cuide também do seu corpo. Aprenda como fazer isso. Não espera o pior, com a aproximação da velhice. Não dependa tanto dos demais. Mesmo que tenha muito dinheiro. Aprenda a cuidar-se.
Cuidar da saúde da alma e da saúde do corpo, é um dever de todos nós.

ORAÇÃO

Oração: Ó Pai, que sejamos portadores de tua luz e tua paz. Que afastemos de nós toda treva e pecado. Ensina-nos a viver na alegria e que as pessoas sintam em nós a tua presença. Senhor Jesus, ajuda-nos a reconhecer a ação do Espírito em ti e a perceber a misericórdia do Pai atuando por teu intermédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário