Seguidores

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Evangelho quinta feira 7 de agosto - S. Caetano

07 – Exclamemos sempre harmoniosamente: “Fiat voluntas Dei in omnibus”: Seja feita a vontade de Deus em tudo e, por enquanto, meditemos sobre os fatos que vão acontecendo com a permissão divina. (L 234). São José Marello
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 16,13-23

"Jesus... perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias...". "E vós... quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão... porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus". Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro... começou a censurá-lo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: "Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!" " 

Meditação: 

Neste Evangelho Pedro foi interpelado por Jesus em duas ocasiões. Na primeira, ele inspirado pelo Espírito Santo fez a proclamação de que Jesus é o Messias o Filho do Deus vivo. Por isso, foi considerado “feliz” e recebeu de Jesus as chaves do reino dos céus e o poder para tudo que ligasse na terra fosse também ligado no céu.

Na segunda ocasião, raciocinando conforme a sua humanidade, Pedro demonstrou a sua fraqueza quando não quis admitir o sofrimento que Jesus teria de passar. Então, o mesmo Pedro a quem Jesus entregou as chaves do reino dos céus e a quem constituiu como fundamento da Sua Igreja foi mandado para longe Dele, como satanás. Assim nós percebemos que dentro de cada um de nós há o divino e há o humano.

Temos aqui dois textos articulados, com uma certa contradição, que permitem compreender a redação do evangelho de Mateus.

A profissão de fé de Pedro, exaltada no texto, é seguida do anúncio da paixão, rejeitada por Pedro, o qual é severamente censurado.

O elogio de Pedro não é mencionado nos evangelhos de Marcos e Lucas, e a contradição sugere que tenha uma origem tardia, com a Igreja institucional em embrião.

Pedro é estabelecido como o fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá continuar no futuro. Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre essa comunidade, autoridade de ensinar e de excluir ou introduzir os homens nela.

Para que Pedro possa exercer tal função, a condição fundamental é ele admitir que Jesus não é messias triunfalista e nacionalista, mas o Messias que sofrerá e morrerá na mão das autoridades do seu tempo. Caso contrário, ele deixa de ser Pedro para ser Satanás.

Pedro será verdadeiro chefe, se estiver convicto de que os princípios que regem a comunidade de Jesus são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo.
  
Aqui vemos a preocupação de Jesus em ter que partir de volta  ao Pai  e, nos deixar a mercê da nossa fraqueza espiritual, que nos trazem as limitações, as tentações e de tudo o que Ele sabia que nos afastaria da vida eterna.

Nesse dia,  reunido com os discípulos, Ele lhes pergunta :-“Quem dizem os homens que eu sou”?  eles ficaram embasbacados, sem saber o que responder mas... Pedro, sempre muito afoito respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivi.” E, Jesus continua: “Feliz de ti, Simão, filho de Jonas. Tu és Pedro e sobre esta pedra erguerei a minha igreja e, as portas do inferno nunca prevalecerão contra  Ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus; tudo o que ligares na terra será ligado no céu; tudo o que desligares na terra, será desligado no Céu.”.

Nesse exato momento, Jesus delega à Igreja, na pessoa de Pedro, que foi o nosso primeiro Papa, ordenado por Ele, a graça do Sacramento da Reconciliação, a "Confissão".

Jesus sabia que a humanidade  inteira era fraca, por  isso  veio para morrer por ela e o seu sacrifício seria em vão, se não deixasse um meio de podermos continuar a tê-Lo em nossa vida, para que não a perdêssemos. Hoje, o Sacerdote, nos ouve em confissão, porque  Jesus assim deixou determinado.

Quando nos sentimos fracos materialmente, tomamos remédio, nos alimentamos. Quando  estamos abatidos e enfraquecidos espiritualmente,  também e, principalmente, devemos revigorar o nosso espírito, alimentando-o com às coisas de Deus, deixando Ele agir na nossa vida; guiando-nos. 

Não podemos ter vergonha  de sermos bons, de sermos honestos, de sermos responsáveis, de dizermos que  amamos a Deus sobre todas às coisas; de segurarmos a nossa língua, que tanto nos prejudica, quando a usamos para destruir e não para construir, como nos pede Jesus. Se queremos a Sua companhia, temos que seguir o que nos ensina através dos

O Pai ouviu Jesus e, o ato de nos dirigirmos , particularmente, ao Sacerdote, ao Pastor, ao Ancião, àquele que é o conselheiro das várias Igrejas do Cristo Jesus, nos desabafando arrependidos e, com o propósito firme de não mais errar, ouvimos do nosso confessor as palavras que Jesus mesmo os autorizou a dizer :- “Eu te perdôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Vai e faça muita força para não pecar mais”. 

Como Jesus disse muitas vezes  àqueles que lhe pediram o perdão dos pecados cometidos. Deus seja louvado; lutemos para evitar o pecado em nossa vida. 
Reflexão Apostólica:

No evangelho de hoje Jesus nos revela que de fato é Filho de Deus, o Ungido, o Cristo. Ele coloca, de forma clara, que é o FILHO QUE DEUS ESCOLHEU para ser a sua PALAVRA.

Quando Pedro respondeu a VERDADE, Jesus reconheceu que havia sido o PAI, O DEUS ÚNICO, e PAI de todos nós, que havia colocado na boca de Pedro, através do Espírito Santo, as suas PALAVRAS.

 Jesus veio quebrar o paradigma de que o líder é eleito para ser servido e, pela vontade do Pai, Ele mostra que o líder é eleito para servir.

Jesus também colocou, de forma clara, a responsabilidade nas mãos de Pedro de guiar suas ovelhas, apascentá-las através de um caminho, que se colocou como CRISTIANISMO. O Senhor deixou claro, que os que seguem Pedro, estão a caminho do CÉU PROMETIDO.

O que vale a reflexão de todos, com relação a este momento em que passamos de vários caminhos que não foram deixados pelos apóstolos. Existem hoje, por obra do INIMIGO, várias Igrejas, seitas, religiões, doutrinas, que não provém dos Apóstolos.

Se o Senhor se pronunciou desta forma, quem somos nós para dizermos o contrário? Observemos bem que caminho escolhemos e vejamos como estamos corretos.

Somos da Igreja dos Apóstolos e buscamos, através da ajuda de Deu, mostrar a VERDADE e honrar ao PAI e ao seu ensinamento. Não discutamos, e nem julguemos. Apresentemos a VERDADE de forma simples.

Se estamos ligados a Pedro, na Igreja fundada por Deus, que enviou o Espírito Santo para os Apóstolos, temos a certeza de que estamos no caminho deixado por Deus.

Pedro, influenciado pela pureza de espírito, se deixou falar como homem, e não como Deus pois Jesus sabe que nós somos influenciados pelos espíritos impuros, até nas palavras. O Senhor é quem pensa como Deus e nós somos simples humanos.

Também, está claro, que o Senhor rebate qualquer outro tipo de ensinamento ESPIRITUAL, promovido pela imaginação humana, na busca da santidade, e pela influência do INIMIGO.

Só existe uma vida para se provar o AMOR a DEUS! Esta vida é a que vivemos, a outra é para reconhecimento do que fizemos.

Não existe outra vida humana, ou nascer de novo na forma humana, como muitos colocam por ai. Só há esta para se provar no AMOR ao DEUS VIVO.

O Senhor conhece o material de que nós somos feitos e, mesmo diante das nossas fraquezas e imperfeições Ele continua a nos confiar a missão de construir o Seu reino aqui na terra.

As nossas atitudes às vezes são motivadas pelo Espírito Santo, em outras vezes nos baseamos na nossa própria natureza humana e saímos da sintonia com Deus e o Seu Espírito.

Caminhemos sempre com Jesus, na Igreja de Pedro, buscando a prática dos ensinamentos e seremos salvos. Ou vamos contrariar a Jesus?

Propósito:
Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo. Senhor Jesus, hoje te peço que nos dê a vontade de querer ser como TU ÉS. Simples para viver, Obediente para fazer a vontade do Pai, Humilde para sempre querer aprender mais de TI através dos irmãos, Ungido para praticar teus prodígios no meio dos homens, Sábio para sempre parar e ouvir a Tua Santa Vontade para nossas vidas e finalmente plenamente feliz viver ao teu lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário