Seguidores

sábado, 23 de agosto de 2014

Evangelho 21º Domingo Comum - 24 de agosto

24 - Sem fé não pode haver caridade, sem caridade não pode haver nada, absolutamente nada. Portanto: “renovamini spiritu, etc...”: renovemos o nosso espírito a cada dia, a cada hora. (L 9)..SÃO JOSE MARELLO
Mateus 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Meditação:

A profissão de fé de Pedro com o elogio de Jesus é própria de Mateus. Pedro professa a fé cristológica-messiânica, herdada da tradição davídica do rei poderoso.

No evangelho de Marcos, Jesus descarta este messianismo. Mateus a valoriza diante da sua comunidade de discípulos oriundos do judaísmo. Há também um destaque para a Igreja, o qual sugere que o texto tenha uma redação tardia, quando a instituição eclesial já surgia e se consolidava. Mas a narrativa adquire uma contradição no texto que a segue (Mt 16,20-23), com o qual se articula.

Quando Jesus mostra-se humano e frágil, ameaçado pelas perseguições, pelo sofrimento e morte em Jerusalém, Pedro o rejeita. Jesus lhe dirige uma tripla censura: satanás, pedra de tropeço e não pedra da Igreja, e ter em mente as coisas dos homens não as de Deus. Curiosamente, a tradição marcada pela concepção de uma igreja imperial procura ocultar esta contradição.

Já nas proximidades do final do ministério de Jesus na Galiléia, é obvio que sua fama se havia estendido por toda a região; contudo, fica em Jesus uma dúvida: o povo, as multidões que o tinham visto e ouvido, teriam compreendido quem ele era na verdade? Onde estariam? Que teria sido feito deles? A que se estariam dedicando tantas pessoas que o tinham escutado? Em que teriam influído sobre cada uma delas a mensagem proclamada e os sinais realizados? E os Doze? O que respondem?

Eles estavam voltando de uma missão. Necessariamente deveriam ter ouvido as diferentes opiniões e pareceres do povo. E, se não havia unanimidade de opinião, ao menos os mais próximos, os mais íntimos de Jesus deveriam ter feito já uma idéia exata sobre o que era seu Mestre. Pedro responde por todos. Para eles, Jesus era o Messias de Deus, o Ungido.

A pergunta é também feita a nós. Após 21 séculos de história de Jesus e do cristianismo, freqüentemente o mundo dos fiéis ainda confunde sua figura, mensagem e obra.

E nós, cristãos comprometidos, que nos intitulamos seguidores próximos de Jesus, temos a seu respeito uma imagem mais clara do que aquela feita pelo mundo, pela sociedade, e até pela nossa Igreja?

O Evangelho de hoje pertence a uma seção maior, que provavelmente se prolonga até o v. 28. É dentro desse contexto que Pedro recebe a revelação de que Jesus é o Messias.

Contudo, o que Pedro vê em Jesus não é fruto de especulação, pois Jesus é o Messias plenamente humano, a ponto de enfrentar a morte. Pedro, pedra sobre a qual Jesus edificará a sua Igreja, torna-se pedra de tropeço (Satanás), porque não pensa as coisas de Deus; ao contrário, está agarrado à mentalidade da sociedade estabelecida, que espera um Messias glorioso e poderoso e, por isso mesmo, rejeitará Jesus, levando-o à morte (vv. 21-23).

A seguir, Jesus mostra as conseqüências para quem reconhece que ele é o Messias (vv. 24-28). Em síntese, o reconhecimento de Jesus-Messias conduz ao testemunho e à cruz.

O processo de Pedro é um processo de conversão que o leva a identificar sua vida com a do Mestre. O grande desafio é este: deixar de querer um Messias feito à nossa imagem e semelhança para nos tornarmos discípulos à imagem e semelhança de Jesus, Messias-servo (veja I leitura).

Jesus e os discípulos estão no território de Cesaréia de Filipe, região habitada por pagãos. Ela recorda o início da atividade de Jesus e seu objetivo primeiro (4,12-17). Jesus leva seus discípulos para longe de Jerusalém, o centro do poder político, econômico e ideológico.

Cesaréia de Filipe é uma espécie de “periferia” e terra que espera um anúncio qualificado acerca de quem é Jesus. É a partir dessa realidade, longe da influên-cia ideológica do centro, que os discípulos são estimulados a dar uma resposta plena sobre quem é Jesus. Grave pergunta: será que nós poderemos dizer plenamente quem é Jesus se estivermos comprometidos com os centros de poder?

O episódio tem dois momentos. No primeiro, Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas dizem a respeito dele (v. 13). A resposta revela a diversidade de opiniões, todas insuficientes para responder à pergunta: “Quem é Jesus?” Ele é visto como simples precursor dos tempos messiânicos.

Percebe-se que circula na sociedade uma imagem distorcida de Jesus, exatamente por causa de sua humanidade. Ele se apresenta como “Filho do Homem”, título que o situa no chão da vida de todos os mortais: ele é carne e osso como qualquer de nós.

Justamente por isso é que começam as distorções: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas” (v. 14). De acordo com essas opiniões – certamente importantes –, Jesus não ultrapassa a barreira do velho, pois está simplesmente inserido na tradição profética.

No segundo momento, Jesus interpela diretamente os discípulos que haviam visto sua luta para implantar a justiça do Reino: “Para vocês, quem sou eu?” (v. 15).

A resposta de Pedro mostra quem é Jesus: o Messias (Cristo), o Filho do Deus vivo (v. 16). Essa resposta é um dos pontos altos do Evangelho de Mateus, cuja preocupação é apresentar Jesus como o Emanuel (= Deus conosco) e o Salvador (Jesus = Deus salva; 1,25).

Jesus é a realização das expectativas messiânicas, o portador da justiça que cria sociedade e história novas. Ele supera, portanto, a barreira do velho e introduz a novidade.

Reconhecer Jesus desse modo é ser bem-aventurado, porque assim o cristão mergulha no projeto de Deus realizado em Jesus (v. 17). Ninguém chega a entender “quem é Jesus” a não ser mediante o compromisso com suas propostas (a justiça do Reino), que são as mesmas do Pai.

O reconhecimento de Jesus não é fruto de especulação ou de teorias sobre ele, e sim de vivência do seu projeto (prática da justiça). É com pessoas que o confessam, como Pedro, que nasce a comunidade (v. 18a).

Essa confissão é forte como a rocha. No entanto, não é fácil confessar. Jesus mostra que a comunidade cresce e adquire corpo em meio aos conflitos (as portas do inferno ou “o poder da morte”), nos quais forças hostis procuram derrubar o projeto de Deus.

Jesus confia grande responsabilidade de liderança a quem o confessa por Messias. Qual é a função dessa liderança? Em primeiro lugar, conservar, em meio aos conflitos decorrentes da prática da justiça, a firme convicção de que o projeto de Deus vai triunfar (o poder da morte – a injustiça – não vai vencer).

A primeira função do líder é, pois, manter de pé a esperança da comunidade em torno da justiça que inaugura o Reino. E isso, evidentemente, não se faz só com palavras.

Em segundo lugar, mediante o contínuo processo de conversão-confissão, testemunhar que a salvação e a vida provêm de Deus. O aspecto da conversão está bem demonstrado nos vv. 21-23, em que Jesus mostra como realiza seu messianismo, por meio do sofrimento, da rejeição e da morte, ou seja, enfrentando o centro do poder que mantém a injustiça causadora da morte do povo; e Pedro, antes pedra de edificação, torna-se Satanás, pois propõe um messianismo alternativo, já rejeitado por Jesus no episódio das tentações (cf. 4,1-11, especialmente os vv. 5-6).

A conversão de Pedro (e dos cristãos) consiste na conversão ao Cristo que sofre, é rejeitado e morre por causa de sua luta pela justiça do Reino. Confessar é aderir a ele, com todas as conseqüências que o testemunho acarreta.

Simão Pedro – e com ele a maioria das pessoas – gostaria que Jesus fosse do jeito que ele quer. O Mestre não é do jeito que nós imaginamos. Mais ainda, pelo fato de ser o Mestre, quer que nós sejamos do jeito que ele é.

Jesus realiza o projeto de Deus (é o Messias) num contexto de conflitos e violência, passando pela morte e vencendo-a. Seu messianismo é uma luta constante em favor da justiça do Reino e contra as injustiças que promovem a morte. E o cristianismo, o que é? É o prolongamento da ação de Cristo que promove a justiça e a torna possível.

O poder de Jesus é um poder que comunica vida. Sua prática o demonstra. Seu nome o comprova. Ora, ele quer como seus colaboradores aqueles que estão dispostos a confessá-lo, pois com base nesse testemunho é que nasce a comunidade de Cristo (“construirei a minha Igreja”). Jesus faz suas testemunhas participarem do seu poder de vida (“darei as chaves do reino do céu”).

Os projetos de morte têm poder, mas é um poder relativo. A comunidade de testemunhas do Cristo, por seu lado, também possui poder, que é o mesmo do Cristo. Quando o testemunho cristão é pleno, é o próprio Jesus quem age na comunidade, permitindo-lhe ligar e desligar.

Contudo, a comunidade não é proprietária do poder de Jesus. É ele quem construirá e dará do que é seu. A comunidade administra esse poder mediante o testemunho que ela vive e anuncia. Assim agindo, demonstra quem é a favor e quem é contra Jesus.

O texto fala de Pedro e de sua liderança na comunidade. Qual é a função dessa liderança? É ser o ponto de união da comunidade que Cristo edificou com sua vida, morte e ressurreição. É organizá-la para que seja a continuadora do projeto de Deus. É ser alguém que – à luz da prática do Mestre – leva a comunidade ao discernimento e à aceitação daquilo que promove a vida e à rejeição de tudo o que patrocina e provoca a morte.

Reflexão Apostólica:

O centro do relato de hoje é a confissão de Pedro, afirmação de uma experiência pessoal. Jesus dirige a seus discípulos uma dupla pergunta que tem como objetivo fazê-los tomar uma posição sobre sua pessoa. A primeira pergunta diz respeito ao que as pessoas pensam do Mestre. Isto é respondido sem dificuldade.

Entretanto, à segunda pergunta os discípulos não podem responder com os mesmos critérios. Eles devem responder segundo sua própria experiência, segundo sua convicção pessoal. Não se trata de uma simples opinião, mas uma verdadeira resposta que expresse sua opção de vida.

Por isso a confissão de Pedro é importante, pois é uma confissão fruto de uma revelação divina, quer dizer, de um processo de fé, de uma abertura à ação de Deus através da Palavra anunciada pelo Mestre.

Esta abertura à ação divina de Deus (fé absoluta), representada na figura de Pedro, é a base fundamental, é a pedra angular, o ponto de apoio da comunidade de cristãos.

“E vós quem dizeis que eu sou?” Assim como nós, Jesus teve a necessidade de saber quem era Ele para as pessoas, e, principalmente, para aqueles que com Ele conviviam.

Ter conhecimento de quem somos nós para o outro e principalmente para aquelas pessoas que nos cercam é muito importante para a nossa realização pessoal.

Cada um de nós tem uma missão muito especial aos olhos de Deus. Somos Seus instrumentos na concretização do Seu Plano de Salvação. Simão foi aquele que, inspirado pelo Espírito Santo, apontou a verdadeira identidade de Jesus. Foi então que Jesus o conscientizou da sua missão aqui na terra, dando-lhe poder e autoridade para ser chefe da Igreja fundada por Jesus Cristo. “Tu és Pedro”, no nome, a missão.

Você também diante de Deus tem um nome que designa uma missão muito especial. O que poderá significar? Pergunte ao Espírito Santo! Você sabia que tudo o que você fizer na terra, terá também repercussão no céu?

O verdadeiro discípulo deve ter clareza sobre a identidade de seu mestre. Pedro respondeu sem vacilar, em nome dos companheiros, mas Jesus sabia que, embora sua resposta fosse correta e Pedro merecesse felicitações por suas palavras, contudo não tinha bem claro em que consistia o messianismo do Mestre.

Por isso, a primeira coisa que Jesus faz é pedir a todos que não digam a ninguém que ele é o Messias (Mateus 16, 20). Porque Pedro e os outros discípulos achavam que o Messias teria de manifestar-se com as características extraordinárias que a tradição judaica lhe tinha vindo atribuindo com o passar dos anos.

Isso pode ser comprovado pela reação que Pedro teve imediatamente após o anúncio feito por Jesus a respeito de sua paixão e sofrimentos futuros em Jerusalém nas mãos das autoridades judaicas (Mt 16, 21-22).

O cristão que segue Jesus quer individualmente, quer na comunidade terá de responder com freqüência à mesma pergunta de Jesus: Quem vocês pensam que eu sou?

Movimentos e grupos, ao longo do tempo, tiveram e continuam a ter diferentes aproximações da experiência do Jesus histórico, das mais espiritualistas até as de um materialismo absoluto. Tais extremos podem desumanizar Jesus, ao reduzi-lo a um modelo unicamente espiritual e desencarnado, ou ao lhe aplicar características aparentemente mais humanas, mas que não transcendem nem ajudam a transcender aos homens e às mulheres de hoje.

Propósito:

Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo, para que eu possa sempre dizer: Creio na Igreja católica, una santa e pecadora, fundada por Jesus Cristo para a nossa salvação. Quero sempre ser fiel à minha Igreja. Quero servi-la, defendê-la, e respeitá-la, nunca fomentar a discórdia entre os seus membros aos quais eu faço parte e pretendo assim continuar até o fim de minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário