Seguidores

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Evangelho sexta feira 27 de junho - Sagrado Coração de Jesus

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

27 – Levantemo-nos deste baixo horizonte de pigmeus e ocupemos a posição que nos cabe como ministros de Deus Nosso Senhor. (L 23). São Jose Marello
Evangelho:

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 11,25-30

"Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve"." 

Meditação: 

Nas leituras de hoje Jesus nos indica o caminho a ser seguido para encontrarmos a verdadeira felicidade. "Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós". Ele pede para nos submetermos aos seus ensinamentos e confiarmos na sua providência.

Estas suaves palavras de Jesus apresentam um estilo diferente dos demais textos dos evangelhos sinóticos, assemelhando-se ao estilo do evangelho de João.

É um patrimônio da tradição das primeiras comunidades que guardavam a memória de Jesus e que Mateus inseriu em seu evangelho.

A primeira parte do texto foi também adaptada no evangelho de Lucas. Os sábios e entendidos são os doutores da Lei e os demais componentes da cúpula político-religiosa dirigente da Judéia, fariseus, sacerdotes e anciãos. Estes, instalados em seu poder e a ele apegados, rejeitam a Jesus.

Jesus faz uma prece: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado!

Os sábios, os doutores daquela época, tinham criado uma série de leis que eles impunham ao povo em nome de Deus. Eles achavam que Deus exigia do povo estas observâncias mas a lei do amor, trazida por Jesus, dizia o contrário.

O que importa, não é o que nós fazemos para Deus, mas sim o que Deus, no seu grande amor, faz por nós! O povo entendia a fala de Jesus e ficava alegre. Os sábios achavam que Jesus estava errado. Eles não podiam entender tal ensinamento que modificava o relacionamento do povo com Deus.

Jesus, o Filho, conhece o Pai. Ele sabe o que o Pai queria quando, séculos atrás, entregou a Lei a Moisés. Aquilo que o Pai nos tem a dizer, Ele o entregou a Jesus, e Jesus o revelou aos pequenos, porque estes se abriam para a sua mensagem.

Hoje também, Jesus está ensinando muita coisa aos pobres e pequenos. Os verdadeiros sábios e inteligentes são aqueles que se fazem alunos dos pequenos! Vemos isso em Jesus, inclinando-se diante de João Batista para receber o batismo.

Jesus convida a todos que estão cansados para vir até ele e ele promete descanso. É o povo que vive cansado debaixo do peso dos impostos e das observâncias exigidas pelas leis de pureza. E ele diz: Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração.

Muitas vezes, esta frase foi manipulada para pedir ao povo submissão, mansidão e passividade. O que Jesus quer dizer é o contrário.

Ele pede que o povo faça uma ruptura, deixe de lado os professores de religião da época e comece a aprender dele, de Jesus, que é “manso e humilde de coração”.

Jesus não faz como os escribas que se exaltam de sua ciência, mas é como o povo que vive humilhado e explorado. Jesus, o novo mestre, sabe por experiência o que se passa no coração do povo e o que o povo sofre.

O convite da Sabedoria Divina para todos que a buscam Jesus convida a todos que estão sobrecarregados pelo peso das observâncias da lei a encontrar nele o descanso e a suavidade, pois ele é manso e humilde de coração, capaz de aliviar e consolar a gente sofrida, fatigada e abatida como tu.

A Sabedoria educa os seus filhos, e cuida daqueles que a procuram. Quem tem amor a ela ama a vida, e os que madrugam para procurá-la ficarão cheios de alegria.

Este convite revela um traço muito importante do rosto feminino de Deus: a ternura e o acolhimento que consola, revitaliza as pessoas e as leva a se sentirem bem. Jesus é o abrigo e o seio materno que o Pai oferece ao povo cansado.
O Reino é o espaço de convívio dos pequeninos que, conhecedores de seus limites e de sua fragilidade, se solidarizam com os irmãos no serviço recíproco e se empenham em comunicar a vida a todos.

Os pequeninos, cansados e carregados de fardos, são o povo excluído, sem poder, oprimido pela opressão religiosa e pela exploração econômica do Templo e do império romano.

O coração de Jesus, manso e humilde é lugar de repouso para seus discípulos. O seu fardo suave é o compromisso no seguimento de Jesus, colocando suas próprias vidas a serviço da construção de um mundo novo de fraternidade, justiça e paz.

Hoje somos atraídos por Aquele que é manso e humilde de coração e que nos oferece o suave fardo do amor que nos insere na vida eterna.

Reflexão Apostólica:

Nós sabemos que o fundamento de seus ensinamentos é o Amor. São João, em sua carta, nos alerta "Amemo-nos uns aos outros, porque o Amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é Amor."

Para conseguirmos permanecer fiéis a esse ensinamento, precisamos nos despojar dos sentimentos terrenos, das inclinações a que o mundo nos impele, como o apego aos bens materiais, a necessidade mórbida de exercer o poder sobre o próximo, o egoísmo que impede partilhar nossos dons e a inconstância na luta contra os apelos carnais.

Tudo isso nos afasta de Deus e aumenta a sensação auto-suficiência dificultando ainda mais a fidelidade aos seus ensinamentos.

Por isso, Jesus nos adverte: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos".

Pequeninos são aqueles que se consideram impotentes na luta contra o mal e se colocam como dependentes à ação de Deus em suas vidas. "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso."

O que Jesus diz, é simplesmente para que nós tenhamos paz. Mas não a paz que o mundo dá, mas a paz que vêm de Deus, fruto da justiça.

Atualmente a humanidade passa por as mais diversas dificuldades na vida, obtendo stress, e até mesmo depressão, doença do mundo global e materialista. Então Jesus aponta a saída, venha a mim quem estiver cansado que eu vos aliviarei.

É como a história da mulher samaritana, Jesus pede água a ela, mas não simplesmente a água que Jesus quer dela, e sim todo seu sofrimento, sua tristeza, sua angustia…

Então, se você hoje esta cansado da sua vida, se você se sente um lixo, incapaz de vencer seus obstáculos, chegou o momento de se entregar no Senhor, pois os nossos joelhos foram feitos para serem dobrados diante dele.

Nós devemos ser humildes diante do Senhor. Não devemos ter vergonha de falar com Ele de nossos problemas até mesmo porque Ele já sabe, mas, quer ouvir o seu clamor. Clame por Ele. Diga: Senhor ainda dói dentro de mim,
os erros que eu cometi, cura-me, cura-me e lava o meu passado com teu sangue derramado….

É isso que o Senhor quer de você: a sua humildade, o seu desanimo. Só assim ele lhe aliviara… Tenha  a certeza que o Senhor ficará com seus problemas e aliviara o seu fardo.
  
Propósito:
Pai, a mansidão e a humildade de Jesus sirvam de estímulo para mim, no relacionamento com os meus semelhantes. Livra-me da arrogância e da prepotência! Jesus quero ser sábio e inteligente, mas com as minhas forças não consigo. Por isso ensinai-me a ser manso e humilde para entender os mistérios do reino destinados para os pequeninos.


Sagrado Coração de Jesus! Eu tenho confiança em Vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário