Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

Evangelho 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM 22 DE JUNHO

22 - Não podemos duvidar do amor de Jesus por nós; então, coragem! (S 359). São Jose Marello
Mateus 10,24-33

"- Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda.
- Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.
- Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim.
"
Meditação

Mateus reúne, aqui, outro bloco de ditos de Jesus, compondo o discurso apostólico para fortalecimento e estímulo das comunidades. Os discípulos terão as mesmas provações de Jesus, sob as ameaças e perseguições dos poderosos. Contudo, devem anunciar e denunciar, sem nenhum temor, pois o Pai os tem em conta mais do que tudo.

O evangelho de hoje apresenta diferentes instruções de Jesus sobre o comportamento que os discípulos devem adotar no exercício de sua missão.

O que mais impressiona nestas instruções são duas advertências: (a) a freqüência com a qual Jesus alude às perseguições e aos sofrimentos que deverão ser suportados; (b) a insistência, três vezes repetida, ao discípulo para não ter medo.

Os versículos 24 e 25 constituem a parte final de uma advertência de Jesus aos discípulos em relação às perseguições.

 Os discípulos devem saber que, pelo fato de serem discípulos de Jesus, serão perseguidos (Mt 10,17-23). O que para eles deve ser motivo de preocupação é um discípulo deve imitar a vida do mestre e partilhar com ele as provas. Isto faz parte da vida de quem ser discípulo. “O discípulos não está acima do mestre nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como seu mestre, e, para o servo, ser como o seu senhor”. Se apelidaram Jesus de Belzebú, quanto mais insultarão seus discípulos! Em outras palavras, o discípulo de Jesus deverá se preocupar seriamente se em sua vida não aparecem as perseguições.
Os discípulos não devem ter medo de serem perseguidos. Aqueles que os perseguem, conseguem subverter o sentido dos fatos e soltam calúnias que mudam a verdade em mentira, e a mentira em verdade. Mas por grande que seja a mentira, a verdade por fim triunfará e derrubará a mentira.

Por isto, não devemos ter medo de proclamar a verdade, as coisas que Jesus ensinou. A cada dia, os meios de comunicação conseguem deturpar o significado das coisas e as pessoas que proclamam a verdade são consideradas criminosas; apresentam como justo o sistema neo-liberal que subverte o sentido da vida humana.
Os discípulos não devem ter medo daqueles que matar o corpo, que torturam, que golpeiam e fazem sofrer. Os torturadores podem matar o corpo, mas não conseguem matar a liberdade e o espírito do corpo. Devem ter medo, isto sim, pelo fato que o temor de sofrer os leve a esconder ou a negar a verdade, e isto os leva a ofender a Deus. Porque quem se afasta de Deus se perde para sempre.

Os discípulos não devem temer nada, porque estão nas mãos de Deus. Jesus manda olhar as aves. Dois pardais podem ser vendidos por umas moedas, mas nenhum deles cairá por terra sem que o Pai o queira. Todos os nossos cabelos são contados. Lucas afirma que nenhum cabelo cai sem que o Pai o queira (Lc 21,18). E são tantos os cabelos que caem! Por isto, “não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. É a lição que Jesus tira da contemplação da natureza.
No final, Jesus resume tudo na frase: “Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus”. Sabendo que estamos nas mãos de Deus que é Pai e que Deus está conosco, a cada momento, temos a coragem e a paz necessárias para dar testemunho e sermos discípulos e discípulos de Jesus.

Você tem medo? Medo de que? Por que? Às vezes, você foi perseguido/a por causa de seu compromisso com o anúncio da Boa Nova de Deus que Jesus nos anunciou?
Reflexão Apostólica
Neste Evangelho, Jesus nos faz ter consciência de que as dificuldades que enfrentamos na nossa missão evangelizadora são naturais e acontecem com todos.

Assim como Ele, o Mestre, foi perseguido e ultrajado, nós, os discípulos, também o seremos. Porém, não precisamos temer os homens porque eles matam o nosso corpo, mas não podem fazer nada com a nossa alma. Por isso, não podemos nos omitir no anúncio do reino dos céus no meio dos homens.

Mesmo que passemos pelo vale escuro e a aflição venha bater à nossa porta, nós podemos ter a garantia da nossa salvação. Só Deus Pai conhece tudo a nosso respeito!

Foi Ele quem nos fez, e, somente Ele, poderá saber o que atinge o nosso interior. Deus tem conhecimento até do número dos nossos cabelos! Ele nos dá permissão para falar em Seu Nome e abrir os nossos lábios a fim de divulgar tudo o que Ele nos segredar no coração.

Mediante a Palavra de Jesus, nunca poderemos ter vergonha de professar a nossa fé e de proclamar de cima dos telhados, isto é, diante dos homens, tudo o que tem acontecido na nossa vida e das graças que recebemos.

A nossa confiança na providência de Deus nas horas que passamos por situações financeiras difíceis é uma maneira de testemunhar ao mundo que nós valemos muito mais do que “muitos pardais”, pois Deus cuida de nós.

Nós negamos a Deus diante dos homens quando damos demonstração de fraqueza e desconfiança na Sua Ação salvífica em nós e na nossa família.


Envergonhar-se é encolher-se, é esconder-se, é omitir-se não dando a devida atenção aos ensinamentos do Senhor e calar-se diante das situações em que o Nome de Deus é inquirido e ultrajado. Talvez, achemos que isto é difícil acontecer, mas façamos uma reflexão:

Você transmite ao mundo que Jesus é Deus e que mudou a sua vida? Você tem vergonha de falar em nome de Jesus no meio das pessoas que fazem troça das coisas de Deus? – Na hora da tribulação você se revolta achando que não merece aquela provação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário