Seguidores

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Evangelho terça feira 29 de abril - Sta Catarina de Sena

29 - O mundo sofre por falta de fé, de esperança e de caridade. (L 25). São José Marello
Leitura do santo Evangelho segundo São João 3,7-15

"Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. 
- Como pode ser isso? - perguntou Nicodemos. 
Jesus respondeu: 
- O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. 
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna."

Meditação:  

O evangelho de hoje é a continuação de um interessante diálogo entre Jesus e Nicodemos, um chefe do grupo dos fariseus que está muito inquieto para saber se Jesus é o Messias. Às pessoas como Nicodemos, autênticas representantes da forma de ser e pensar de seu tempo, é necessário esclarecer que somente através da tomada de consciência será possível o encontro com Deus, porque somente essa tomada de consciência – a que também se chama céu – virá a ser a presença permanente do Pai nas pessoas.

De algum modo o Evangelho insiste no aspecto prático da fé. Jesus procura responder às perguntas de Nicodemos, que por sua parte não pode fazer mais que exteriorizar suas inquietações de tipo intelectual, “acadêmicas”. Recordemos que Nicodemos é mestre (didaskalos) de Israel. Por isso pretende marcar em categorias racionais a mensagem de Jesus. 

É obvio que o racional da fé não se pode jogar fora: a razão é necessária se não queremos crer em pietismos irracionais; porém o racional não é tudo. A fé deve impulsionar também o risco, a aventura de agir muitas vezes sem “entender” tudo, aventura do testemunho mediante as obras das quais a última explicação é o Espírito. 

O segredo desta dinâmica nos é manifestado pelo mesmo Jesus: “nós falamos do que sabemos (intelecto), e damos testemunho (práxis) do que vimos e ouvimos”; de modo que o testemunho não se reduz à fundamentação teórica, mas se abre ao prático. 

A intenção de João, ao colocar-nos em diálogo com Jesus – promessa de Deus cumprida com Nicodemos – representante das esperanças de Israel – é precisamente introduzir-nos nesse processo de fé que se deve ir impregnando cada vez mais de vida no Espírito. Jesus lamenta a Nicodemos a incapacidade de Israel de assumir como verdadeiro o testemunho de vida eterna que ele está oferecendo. 

Jesus se serve da figura da serpente de bronze que Moisés levantou no deserto à cuja vista todos ficavam curados. Do mesmo modo, também o filho do homem deve ser exaltado, e esta exaltação é produto exclusivo do rebaixamento do Filho do homem. 

É evidente que para a oficialidade de Israel a proposta de Jesus é absolutamente difícil de compreender e de assimilar, contudo, o discípulo de Jesus deve estar convencido de que sua vida tem um destino e uma vocação final: ser testemunho da vida eterna outorgada pelo Pai no Filho.

É necessário resgatar a força do Espírito, como lhe propõe Jesus, para sair do sossego paralisador e ser mais no Senhor; porque somente com ela se torna possível a chegada do reino, e porque somente assim seremos capazes de nos afastar das práticas egoístas geradoras de opressão e morte para nossos irmãos.

Captar a ação do Espírito Santo é, então, contar com a sensibilidade suficiente para compreender o querer de Deus e incorporá-lo em práticas de vida que encarnem os valores do Evangelho. Longe de todo intimismo ou espiritualismo, a ação do Espírito se traduz numa visão pessoal e comunitária comprometida com as causas dos eleitos de Deus.
Reflexão Apostólica:

A carne pensa, julga, faz cálculos, procura os seus interesses, questiona, duvida! O espírito se abandona, deixa-se conduzir pelo Espírito de Deus. Esta é a diferença! Assim como a pluma se deixa levar pelo vento sem questionar, assim também seremos nós se nos deixarmos ser conduzidos pelo vento do Espírito Santo. Não questionar, não fazer cálculos, mas simplesmente entregar-se! 

Isto é nascer do Espírito. Não existem explicações para as obras de Deus. Quem as quiser “entende-las” com a sua inteligência racional irá ficar na ignorância a vida toda e perderá a melhor parte. Porém, quanto mais nos abandonamos meditando e nos aprofundando nos mistério de Deus revelados por Jesus Cristo, mais nós percebemos o significado das coisas do céu. 

Apesar de ser judeu, Nicodemos procurava Jesus porque distinguia algo muito especial naquele Homem que falava com sabedoria. Ele buscava conhecer os segredos de Deus. E, misteriosamente, Jesus o ensinava: “Vós deveis nascer do alto!” “O vento sopra onde quer!” “Coisas da terra, coisas do céu!” Nicodemos não entendia muito bem do que Jesus lhe falava, mas ousava desembaraçar os enigmas colocando as suas dúvidas para que o Senhor as elucidasse. 

Assim também acontece conosco: só podemos descobrir os mistérios do céu que estão escondidos em nós quando procuramos Jesus a sós, e acolhemos a Sua Palavra que decifra e interpreta o desejo do Pai para cada momento da nossa vida. 

Você também tem procurado a Jesus para esclarecer as suas dúvidas? O que Ele lhe tem revelado? Você tem vivido como um autômato ou já distingue o sopro do vento do Espírito Santo?

 Para nós, cristãos, o dia do Batismo representa um segundo nascimento, mas não da carne, e sim do espírito. Da mesma forma é o Sacramento da Crisma, que é a Confirmação de que queremos ser morada do Espírito Santo. E a partir daí, nos colocamos à disposição deste Espírito, que nos conduz da forma que Ele quer.

Se você entende o que é nascer de novo... Se você entende como é que o Espírito Santo age através das pessoas... E se você se permite nascer de novo neste Espírito, e deixar que Ele conduza seus pensamentos, atos e palavras, já está bem mais perto do Reino dos Céus do que aquele doutor de Israel que QUERIA CONHECER, MAS NÃO QUERIA SE COMPROMETER...
Peçamos a Deus Pai que nos acompanhe na tarefa de compreender os sinais dos tempos e nos permita delinear, como comunidades cristãs, práticas concretas em favor da vida, da justiça e da paz.

Propósito:

Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário