Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Evangelho do dia 30 de agosto terça feira 2022

 


30 agosto- Cristo é um coeficiente infinito em nossos corações... E nós, pobres cifras do nada, podemos multiplicar-nos, aos poucos, até à grandeza dos valores infinitos. (L 11). São Jose Marello 



Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 4,31-37

 "Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galileia, e lá os ensinava... Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!" Jesus o repreendeu: "Cala-te, sai dele!" O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: "Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem". E sua fama se espalhava por toda a região."  


Meditação:

 Lucas incorpora em seu evangelho esta narrativa de exorcismo, que já se encontrava no evangelho de Marcos. Contudo, enquanto que em Marcos a narrativa é introduzida após o chamado dos quatro primeiros discípulos, em Lucas ela é inserida após a fala de Jesus na sinagoga de Nazaré, inaugurando seu ministério, e antes deste chamado dos discípulos.

 A narrativa é um prenúncio dos conflitos que ocorrerão ao longo ministério de Jesus que encontrará resistência e condenação da parte dos chefes religiosos das sinagogas e do Templo de Jerusalém.

A autoridade de Jesus é reconhecida pelo seu espírito amoroso, de serviço, de acolhida, de valorização de cada pessoa, de libertação e de promoção da vida.  Até o espírito imundo dava testemunho de quem era Jesus: "Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!"

Jesus estava apenas começando a sua missão no dia em ele expulsou aqueles demônios. Eram vários. Porque um deles disse: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir?"

Jesus estava em uma cidade da região da Galiléia, e era dia de sábado quando Ele falava ao povo, e todos estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus explicava com autoridade. Jesus ordenou que o demônio calasse a boca e saísse do homem. O demônio sacudiu o homem e o jogou no chão antes de sair dele.

Todos os presentes ficaram pasmados com medo e respeito por Jesus, pelo que Ele tinha acabado de fazer. As pessoas questionavam uns aos outros sobre o poder das palavras usadas por Jesus. E uma grande admiração sobre o poder de Jesus era notada nas atitudes das pessoas ali presentes. Depois daquele dia a notícia sobre o poder de Jesus se espalhava em toda aquela região.

Precisamos pedir a Jesus que afugente para longe de nós toda ação diabólica. Que Jesus mantenha satanás distante do nosso lar, que não exerça nenhuma influência na mente dos nossos filhos e de todos os jovens.  Precisamos também, com a ajuda de Deus, expulsar outros demônios da nossa vida Aqueles representados, por exemplo, pelas bebedeiras exageradas geralmente dos maridos que mais que uma vez por semana "enchem a cara" e ao chegar em casa, maltratam mulher e filhos. Beber moderadamente até pode ser relaxante e divertido.

Só que o problema, é o "moderadamente". É muito difícil ficar com uma cerveja apenas. Sempre se exagera um pouco, e é exatamente na dose que reside o perigo da ingestão de bebidas alcoólicas.

 O exagero na bebida, além de prejudicar o fígado, e vesícula, enfraquece o coração. Coração fraco não bombeia adequadamente o sangue para todos os órgãos do corpo, e estes com oxigenação deficiente, causam um mal-estar de cansaço, fadiga, etc, que é um prenúncio de envelhecimento precoce, o que causa o péssimo desempenho na convivência conjugal, no trabalho, nos esportes, etc.

Se este é o seu problema, seria bom consultar um médico, e pedir ajuda ao seu confessor. 

 Reflexão Apostólica:

 Estamos diante de um texto que nos remete ao tempo de Jesus. Assim, como bom Judeu num dia de Sábado, entra no templo de Cafarnaum e começa a ensinar os seus discípulos, que por falta de conhecimento científico não só neles mas também para todas pessoas do seu tempo, a ignorância sobre o funcionamento do corpo humano, fazia com que se atribuísse aos demônios algumas enfermidades.

Tal fenômeno acontecia, sobretudo, com os transtornos psíquicos, as enfermidades mentais, nas quais o modo de agir do enfermo gritos, falta de controle dos movimentos, ataques, era o que mais chamava a atenção.

É neste ambiente que surge o homem que Lucas nos descreve como sendo possuído por demônio e que levantando a voz grita: Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!

A palavra louco era o equivalente a dizer endemoniado. Passando a ser o mesmo que dizer impuro, ou seja, possuído por um espírito impuro, o diabo.

O impuro é o que está carregado de forças perigosas e desconhecidas, como o puro é o que tem poderes positivos. Quem se aproxima do impuro, não pode aproximar-se de Deus. E por isso todos fugiam deste homem segundo a lei latente no livro do Levítico.

À medida em que o povo foi evoluindo de uma religião mágica para uma religião de responsabilidades pessoais, essas ideias foram caindo em desuso. E Jesus aboli de uma vez por todas estas leis.

 Sem querer chegar ao conceito puro-impuro dos tempos antigos, muitos enfermos do tipo subnormais, loucos, homossexuais, lésbicas, drogados, adúlteros, alcoólatras etc, estão hoje marginalizados da comunidade.

Os sadios se safam deles, querem escondê-los como uma vergonha familiar, não se lhes dão oportunidades de reabilitação para que possam contribuir para a sociedade.

São os verdadeiramente os novos impuros. Qual tem sido a tua posição ante o teu parente que vive esta situação? Não te esqueça que o sinal de Jesus neste Evangelho de hoje é sinal de que a casa de Deus, a comunidade cristã, está aberta também para esses homens e mulheres diminuídos.

É sinal de Libertação: Deus valoriza e tem para eles um lugar e uma missão. Basta que tu lances a mão à obra e te convertas em verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo e a notícia de Jesus se espalhará por toda a parte, fazendo com que haja um só Pastor e um só rebanho no mundo inteiro.

 A ação demoníaca escraviza e aliena o homem, impedindo-o de pensar e de agir por sí mesmo (por exemplo: ideologias, propagandas, estruturas, sistemas etc.): outros pensam e agem através dele. O primeiro milagre de Jesus é fazer o homem voltar à consciência e à liberdade. Só assim o homem pode segui-lo.

 O evangelho não diz qual o ensinamento de Jesus; contudo, mencionando-o junto com uma ação de cura, ele sugere que o ensinamento com autoridade repousa numa prática concreta de libertação: com sua ação Jesus interpreta as Escrituras de modo superior a toda a cultura dos doutores da Lei.

Precisamos lembrar que um dia Jesus falou que nós também, pelo poder do Espírito Santo, podíamos fazer isto e muito mais ainda. A Fé e a coerência da nossa vida é quem nos farão ter autoridade em tudo o que pregamos.

 Você acredita que o poder de Deus através de você remove montanhas e expulsa os males? Você assume toda a Palavra que pronuncia em nome de Deus? Como você tem transmitido o Evangelho às pessoas, falando ou vivendo? Você tem autoridade sobre os “espíritos maus”? O que falta a você para que isto aconteça?

Propósito:

Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.

++++

Você lembra de Deus quando faz planos ou toma decisões? Normalmente as pessoas lembram de Deus em momentos de perigo e sofrimento. Talvez a Bíblia faça parte da sua biblioteca, mas você nunca teve tempo para ler. Ou até leu, mas achou complicado e não entendeu nada e logo a deixou de lado. Talvez você só saiba que a Bíblia é a Palavra de Deus. Que tal você aproveitar estes momentos para abrir a Bíblia e descobrir como ela pode ajudar você? É através da Bíblia que Deus, o nosso criador, quer falar diretamente ao nosso coração e mostrar o quanto ele ama você e se importa com a sua vida. É na Bíblia que ouvimos a promessa de Deus: “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão” (Salmo 50.15). Deus quer ajudar você. Ele deu a vida de Jesus por você. Como sabemos disso? Deus nos contou através da Bíblia. Ele quer contar a você também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário