Seguidores

domingo, 30 de janeiro de 2022

Evangelho do dia 01 de fevereiro terça feira 2022

 


01 fevereiro - Apaixonemo-nos pelos grandes modelos e comecemos a agir! (L 10). São Jose Marello



Marcos 5,21-43

"Jesus voltou para o lado oeste do lago, e muitas pessoas foram se encontrar com ele na praia. Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência:
- A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!
E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.
Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, pois pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou:
- Quem foi que tocou na minha capa?
Os discípulos responderam:
- O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?
Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. E Jesus disse:
- Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.
Jesus ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram:
- Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.
Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo:
- Não tenha medo; tenha fé!
Jesus deixou que fossem com ele Pedro e os irmãos Tiago e João, e ninguém mais. Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando. Então ele disse:
- Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo.
Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão e disse:
- "Talitá cumi!" (Isto quer dizer: "Menina, eu digo a você: Levante-se!")
No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. Então Jesus ordenou que de jeito nenhum espalhassem a notícia dessa cura. E mandou que dessem comida à menina.
"

Meditação:

 O evangelho de Marcos tem uma extraordinária força, porque narra detalhes extremamente significativos da ação de Jesus. Um dos mais interessantes é o protesto dos discípulos no evangelho de hoje.

 Eles não entendem o motivo que leva Jesus a se deter para conversar com uma determinada mulher no afã de ir curar a filha do chefe da sinagoga.

Jesus compreende que a enfermidade predispôs essa mulher para ir a seu encontro. Ela busca uma esperança de cura e a encontra em Jesus.

 A incompreensão dos discípulos, que se manifestou no episódio da barca, agora se torna evidente na repreensão que dirigem a Jesus.

 Nós, como os discípulos, também buscamos Jesus, mas com freqüência nos detemos pelo caminho para abraçar as pessoas que o buscam.

Pode ser que não compreendamos as atitudes de pessoas simples quando, desprovidas de preconceitos doutrinais ou teológicos, agarram-se ao manto de Jesus com a esperança da salvação. Nós acreditamos que o cristianismo não é uma religião de doutrinas, mas uma esperança de libertação e salvação.

Reflexão Apostólica: 

Aqui se trata de um encontro com Cristo que é uma experiência pessoal, única e irrepetível que cada pessoa pode fazer.

 Um encontro que acontece na vida cotidiana, em um lugar, um momento, um dia, uma hora. Pessoas que o encontram e são transformadas por Jesus.

A hemorroísa era uma mulher que reconhecia o poder que Cristo podia exercer nela. O exemplo que nos transmite nesta passagem do Evangelho é para ser levado em consideração. Em meio aos empurrões ela tem um objetivo: tocar Jesus. Sabe que tocando-o ficará curada. Nós também deveríamos tocar Deus cada vez que rezamos. Neste momento de intimidade com Ele a alma se encontra com seu Criador, com seu Senhor. Se apenas acrescentássemos nossa fé neste diálogo cordial com Deus, sairíamos mais fortalecidos e com o desejo de continuar nos encontrando com Ele. A alma não pode ficar indiferente ao toque de Deus.

Uma vida tocada por Cristo significa uma profunda mudança na própria história. Quando Cristo passa pela vida de alguém, provoca inquietude na consciência; é semelhante a uma regeneração: dá origem a uma nova criatura. Como condição Jesus exige a fé, com a qual a pessoa se abandona plenamente em Deus, que atua nele. De fato, a mulher que padecia de fluxo de sangue teve como resposta: “Tua fé te salvou”.

A fé não é um mero sentimento da presença de Deus ou da vontade de Deus na vida. Crer é dar-se, oferecer-se a Deus, entregar-se a Ele sem condicionamentos nem atenuantes. A pessoa de fé é aquela que acolhe a revelação divina e responde de forma positiva aos seus apelos.

 Quando a pessoa acolhe Jesus como sendo o Filho de Deus e procura responder de forma positiva a esta presença de Deus em sua vida, ela é constantemente movida ao encontro de Deus e passa a se beneficiar de suas graças e bênçãos.

Quem não acolhe a revelação, não reconhece Jesus como o verdadeiro Deus presente no meio de nós, não vai ao seu encontro, não participa da sua vida e do seu projeto de amor e, conseqüentemente, não se beneficia de tudo aquilo que ele nos concede.

 Cristo continua caminhando junto conosco, está presente através da sua Palavra, e além disso na Eucaristia, fonte de amor e de salvação.

 Minha oração é um encontro pessoal com Cristo ou se reduz a uma simples reflexão piedosa? Aproximemo-nos d´Ele e deixemos ser tocados por Ele através da fé.

 Propósito:

Aplicar minha fé em Deus em todas as circunstâncias, aproximar-me d´Ele na oração, especialmente na Eucaristia.

__,_._,___

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário