Seguidores

domingo, 7 de novembro de 2021

Evangelho do dia 08 de novembro segunda feira 2021

 08 novembro  - Não devemos preocupar-nos com o dia de amanhã, mas ficar tranquilos nas mãos de Deus, que não nos deixará faltar nada: a cada dia basta a sua aflição. (S 237). São Jose Marello

 


Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 17,1-6

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós ti­vésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

 

Meditação:

A comunidade fraterna dos discípulos não é uma comunidade de santos, isenta de faltas. Quando o irmão peca, quando peca contra seu irmão, este não deve permanecer impassível; trata-se, com efeito, da salvação do irmão pecador. O primeiro que se deve fazer é repreendê-lo. Aquele que o deixa agir sem se preocupar com seu pecado, se torna culpável: “Não odiarás o teu irmão no teu coração, mas repreende-o para que não incorras em pecado por causa dele (Lv 19,17).

 

A palavra de admoestação induzirá o irmão a se corrigir. Se este reconhecer sua culpa e se converter, então o irmão deverá perdoar a seu irmão.
A comunidade dos discípulos se santifica quando um irmão perdoa ao outro, perdoa-o uma e outra vez apesar das recaídas, sete vezes ao dia, sempre que haja falta, sem limite algum. Se o discípulo perdoar ao irmão, também Deus lhe perdoará a culpa.

 

Com a solicitude de todos pela salvação do irmão, e com o perdão de todas as ofensas pessoais e de todas as ofensas recebidas, virá o povo de Deus a ser santo. Também aqui, como no caso do perdão de Deus, o arrependimento e conversão são a base de tudo.

Lucas nos apresenta hoje três situações de vida comunitária. A primeira para a qual o Senhor chama a atenção dos discípulos é a impossibilidade de que desapareçam os escândalos. O pior não é que existam, mas quem os produz.

 

Trata-se daqueles líderes religiosos que por causa de seu mau comportamento são motivo de escândalo para a comunidade, sobretudo para aqueles que estão começando a caminhar na fé. Jesus condena com tanta força essa conduta, que até usa a metáfora de atirá-los ao mar com uma pedra no pescoço.

 

A segunda situação é a correção fraterna. Se um irmão errar, somos obrigados a corrigi-lo; e, caso se arrependa, devemos perdoá-lo, sem exceção. Se voltar arrependido sete vezes, devemos perdoá-lo “sete vezes”, quer dizer, sempre; sem exceção. A correção assim compreendida é o caminho de reconciliação e de paz; fica excluído o rancor.

 

A terceira situação sobre a qual nos chama a atenção o evangelho é a fé. Os discípulos pedem ao Mestre que lhes aumente a fé, e este lhes responde com uma chamada à atenção: se eles tivessem fé como um grão de mostarda, diriam a uma amoreira que se arrancasse e se transplantasse no mar, e ela lhes obedeceria.

 

Jesus lhes está dizendo que mesmo com sua fé tão pequena podem anunciar o reino e realizar em seu nome sinais assombrosos (Lucas 9,6), se tivessem fé como um grão de mostarda, que é uma das menores sementes, poderiam fazer prodígios extraordinários. Mas não se trata de buscar prodígios sobrenaturais. Com os recursos ao nosso alcance e a fé posta no Senhor, podemos chegar a realizar verdadeiras maravilhas. Muitos santos comprovaram isso.

 

Reflexão Apostólica:

 

No Evangelho de hoje, Jesus nos exorta a tomarmos atitudes concretas de fé. A nossa fé é medida e provada pelas ações que praticamos em favor do nosso próximo e que os ajudam a levantar-se.

 

Por isso, é nos atos mínimos que a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser cultivada e exercitada e assim cresça e se torne firme. Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios.

 

Provocar escândalos, promover desunião, levantar falso testemunho, são atitudes que negam o nosso estágio de Fé. Os escândalos são inevitáveis, porém estejamos atentos para que eles não aconteçam por nossa causa!

 

Quando nós advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem nós amamos e torcemos por elas, nós precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus.

 

Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar sete vezes, significa perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo.

 

Contudo, para por em prática o que Jesus nos recomenda, nós necessitamos cada vez mais nos apossar do dom da fé. Somente pela fé é que nós poderemos exercitar o perdão, a reconciliação, a serenidade diante das dificuldades, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade.

 

Por isso, quando Jesus falava sobre essas coisas aos Seus discípulos, eles o pediam “Senhor, aumenta a nossa fé!” Todavia, o importante para nós, não é possuir uma fé grande demais, mas, tomar posse do dom da fé que já recebemos do Senhor no nosso Batismo, a fim de que sejamos capazes de tomar atitudes concretas de fé, com amor.

 

Reflexão pessoal: Em que tem se baseado a sua fé? Na sua capacidade de acreditar ou no seu abandono ao Amor de Deus? Você tem sido sinal de tropeço para alguém? Qual tem sido o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você? Jesus nos manda repreender o irmão e perdoá-lo. Como você tem feito isto? Você tem sabido admoestar as pessoas que causam escândalo, com amor? O que você faz quando vê um irmão, ou uma irmã no erro?

 

Propósito:

Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário