Seguidores

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Evangelho do dia 18 de setembro sábado 2021

 18 setembro - Deus cuida de nós com o mais terno carinho. (S 212). São Jose Marello


Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 8,4-15


 "- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.

E Jesus terminou, dizendo:
- Quem quiser ouvir, que ouça!
Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:
- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos."
  

Meditação:

 No evangelho de hoje, vamos meditar sobre a parábola do semeador. Jesus tinha um jeito bem popular de ensinar por meio de parábolas.

 Depois de nos contar como as mulheres foram aderindo significativamente ao movimento de Jesus, inclusive com ajuda econômica - o que demonstra a autonomia com que as mulheres se uniam ao movimento -, Lucas nos apresenta esta parábola. Os espectadores eram numerosos e de diversas cidades. Jesus se dirige a eles com a história do semeador.

 No caminho para Jerusalém muitas coisas acontecem. Jesus se dedica à formação dos discípulos, continuadores do projeto.

 A parábola serve de espelho para quem o escuta pela primeira vez e, sobretudo para quem decidiu segui-lo. A diversidade de terrenos reflete a realidade, tanto pessoal como social, que acolheu as novidades do Reino, proclamadas por Jesus.

Uma parábola é uma comparação que usa as coisas conhecidas e visíveis da vida para explicar as coisas invisíveis e desconhecidas do Reino de Deus.

 Jesus tinha uma capacidade muito grande de encontrar imagens bem simples para comparar as coisas de Deus com as coisas da vida que o povo conhecia e experimentava na sua luta diária pela sobrevivência.

 Isto supõe duas coisas: estar por dentro das coisas da vida, e estar por dentro das coisas de Deus, do Reino de Deus. Por exemplo, o povo da Galiléia entendia de semente, de terreno, chuva, sol, sal, flores, colheita, pescaria, etc.

São exatamente estas coisas conhecidas do povo que Jesus usa nas parábolas para explicar o mistério do Reino. O agricultor que escutou, diz: “Semente no terreno, eu sei o que é! Jesus diz que isso tem a ver com o Reino de Deus. O que seria?” E aí, você pode imaginar as longas conversas do povo! A parábola mexe com o povo e leva a escutar a natureza e a pensar na vida.

Quando terminava de contar uma parábola, Jesus não a explicava, mas costumava dizer: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça!” O que significava: “É isso! Vocês ouviram. Agora, tratem de entender!” De vez em quando, ele explicava para os discípulos. O povo gostava desse jeito de ensinar, porque Jesus acreditava na capacidade do pessoal de descobrir o sentido das parábolas. A experiência que o povo tinha da vida era para ele um meio para descobrir a presença do mistério de Deus em suas vidas e criar coragem para não desanimar na caminhada.

Nesta parábola o destaque é o "ouvir a palavra" e as diferentes respostas. O autêntico discípulo é aquele que ouve a palavra e a põe em prática, dando frutos de amor e comunhão de vida com o próximo e com Deus.

Como estímulo à ação missionária, a parábola exprime o crescimento eficaz do Reino. Existem os corações bons e generosos que recebem a Palavra e que dão abundantes frutos.

Diferente de Mateus, que acentua a separação entre os discípulos que ouvem a palavra e os obstinados que a rejeitam, Lucas o ameniza. Lucas é o evangelista da misericórdia de Deus, sempre pronto a acolher a todos.

A sorte está lançada, a colheita será feita no final. Depois do acontecimento da cruz, os seguidores farão memória de sua experiência de discipulado ao lado do Mestre.

 Desde este prisma, compreenderão a alegoria do semeador, farão sua própria interpretação e se lançarão na grande tarefa pelo Reino.

Reflexão Apostólica:

 Esta passagem evangélica nem precisaria de uma reflexão, pois o Próprio Jesus o detalha e nos faz refletir sobre esta leitura por meio do Seu olhar.

Não nos importa saber o que um ou outro pensa a respeito de algo, quando já temos a opinião de Deus com as palavras de Jesus e o discernimento do Espírito Santo. Entretanto, podemos acrescentar algo mais a esta leitura. Não que Jesus não já tenha falado, mas talvez alguns ouvidos ou olhos tenham sido solos secos, pedregosos ou até mesmo espinhosos demais para compreender e guardar as palavras de Deus.

A semente, hoje, pode ser tudo de bom que temos e que de alguma forma queremos multiplicar. Que tal amor, carinho, generosidade, respeito, fidelidade, compromisso, serviço, apoio, coragem? Não faltariam sentimentos e atitudes boas, não é?

Falta o terreno/pessoa que propague, que multiplique. Estamos tantas vezes querendo mais coisas boas das outras pessoas, mas em nenhum momento paramos para pensar que tipo de "terreno" esta pessoa é, ou está sendo naquele momento?

É necessário preparar o terreno para poder lançar as sementes; pois de nada vale ter a melhor semente se o terreno for (ou estiver) pedregoso, espinhoso ou seco.

O que será este terreno? Podemos nós mudar um terreno inapropriado em um terreno apropriado? A resposta é SIM! Se este terreno é o nosso coração, e o de cada pessoa a quem lançamos as sementes com bons pensamentos, sentimentos e atitudes; podemos preparar este coração antes de lançarmos as sementes; pois de que vale lançar pérolas aos porcos ou sementes aos espinhos?

O mesmo coração pode passar por várias fases diferentes, vários terrenos e o que nos cabe fazer é participar desta mudança antes de tentar semear.      
Propósito:

Pai, reconhecendo o quanto me custa ser fiel ao projeto do Reino, peço-lhe a graça de ser fiel até o fim, perseverando no compromisso assumido contigo.

++++

Estamos vivendo em dias violentos. Muitos saem de casa para o trabalho e não sabem se voltarão em segurança para os seus lares. Investe-se muito dinheiro em segurança pública e particular. Mas, mesmo assim, a violência está aumentando. De onde virá a segurança? A nossa segurança está no Senhor. Isto não quer dizer que estamos livres da violência, mas sim que aquele que tem Cristo está em paz com Deus e pode compartilhar o verdadeiro amor com as pessoas. Queremos mais segurança? Amemos o nosso próximo e assim teremos mais paz em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário