Seguidores

quinta-feira, 22 de abril de 2021

EVANGELHO DO DIA 25 DE ABRIL 2021

 Tema do 4º Domingo da Páscoa

O 4º Domingo da Páscoa é considerado o "Domingo do Bom Pastor", pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como "Bom Pastor". É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.
O Evangelho apresenta Cristo como "o Pastor modelo", que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar n'Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para "escutar" as propostas que Ele faz e segui-l'O no caminho do amor e da entrega.
A primeira leitura afirma que Jesus é o único Salvador, já que "não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos" (neste "Domingo do Bom Pastor" dizer que Jesus é o "único salvador" equivale a dizer que Ele é o único pastor que nos conduz em direcção à vida verdadeira). Lucas avisa-nos para não nos deixarmos iludir por outras figuras, por outros caminhos, por outras sugestões que nos apresentam propostas falsas de salvação.
Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de João convida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. É porque nos ama com um "amor admirável" que Deus está apostado em levar-nos a superar a nossa condição de debilidade e de fragilidade. O objectivo de Deus é integrar-nos na sua família e tornar-nos "semelhantes" a Ele.

João 10,11-18

""Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai"."  

Meditação

Depois de Jesus ter proclamado que Ele é a porta por onde passam as ovelhas, agora vemo-lO afirmar: “Eu sou o bom pastor”. Enquanto o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, o mercenário não!

Ele somente trabalha por dinheiro; ele não é pastor, e por outra, as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegar, deixa as ovelhas entregues à sua sorte e desaparece fugindo. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O mercenário foge porque não busca senão o salário, a recompensa do seu trabalho. E por isso, não lhe importa que aparecendo o lobo as ovelhas sejam atacadas e devoradas.

É uma advertência contra aqueles que, na comunidade, assumem posições de liderança por interesses pessoais, por vaidade ou por desejo de poder.

Na hora das dificuldades omitem-se diante da comunidade. O conhecer as ovelhas, e ser conhecido por elas, é uma qualidade fundamental do pastor.

O conhecer, no relacionamento humano, está intimamente ligado ao amor e leva à acolhida, à solidariedade, à comunhão. Ao dar sua vida por suas ovelhas o pastor está comunicando vida a elas.

Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.

Jesus é quem comunica a vida plena. Em Jesus habita o Pai, e o amor que o une ao Pai é uma fonte de vida que transborda para todos os homens e mulheres que vivem no mundo. Como bom pastor, Jesus conhece suas ovelhas e elas o conhecem.

E por nos conhecer nos compreende e perdoa os nossos deslizes e quedas. Trata as nossas feridas e nos reveste de dignidade de filhos.

O conhecimento dele é fruto do convívio e do diálogo com Deus seu Pai e que gera o amor. Para Jesus não existe massa humana amorfa. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama a cada um pelo nome e a cada um fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é de mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai.

O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer!

Foi esta a missão que Jesus recebeu do Pai: como pastor, dar sua vida divina pelas ovelhas de todos os redis. Confirmar a todos os povos a vida plena e eterna, sem privilegiados, sem exclusões, sem fronteiras.

Reflexão Apostólica: 

Jesus não é somente a porta do aprisco, mas também o pastor, e não um pastor qualquer, como há tantos, que a duras penas exercem seu labor por não ter o que fazer. Ele é o Modelo do Bom Pastor! Ele sabe do que necessita cada ovelha, sabe em que condição se encontra cada uma; conhece as ovelhas pelo nome, chama-as e elas o seguem sem temor nem desconfiança.

 Ele mesmo nos diz isto e nos ensina que “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Aqui na terra nós todos também somos chamados a pastorear as ovelhas do rebanho do Senhor.

A nós, homens e mulheres, pais, mães, educadores, religiosos, governantes e todos os que estamos à frente de algum empreendimento e que conduzimos os filhos de Deus, Ele nos confiou a missão de zelar pelo Seu rebanho.

Precisamos, então, trabalhar para que isto aconteça, porque essa é a vontade do Pai e ter em mente que o bom pastor não abandona as ovelhas que lhe são entregues.

Na nossa vida, nas mais diversas situações nós temos alguém que o Senhor nos confia para pastorear. Temos que estar vigilantes e intuir se elas realmente estão reconhecendo a nossa voz de pastor e se estamos dando a nossa vida por elas.

Dar a vida é dispensar cuidado, zelo, atenção, amor, para exortar, direcionar, mas principalmente dar testemunho de vida.

Esta é, portanto, uma reflexão que nós precisamos fazer! Nós, porém, somos apenas os representantes e auxiliares do Pastor Maior.

Quando nos propomos a pastorear o rebanho do aprisco de Jesus nós precisamos ter um espírito de unidade com ovelhas de outros rebanhos. O próprio Jesus nos diz que vai chegar a hora em que haverá um só rebanho e um só pastor.

A Igreja de Jesus Cristo é uma só e mesmo que os Seus membros estejam temporariamente afastados, nós sabemos que um dia, todos nós viveremos a Unidade do Espírito Santo.

Diante das Palavras de Jesus só precisamos fazer alguns questionamentos: Se eu quero ser pastor, quero dirigir as “minhas” ovelhas, Jesus me adverte: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!” E agora?

Como posso dar a vida pelas minhas ovelhas? Quando o lobo chegar o que eu farei? Para ser pastor Jesus me diz que preciso conhecer a voz das minhas ovelhas, e eu que não conheço nem a minha própria voz? A que conclusão eu chego? Sou realmente um pastor, (a)? Como estão as minhas ovelhas? O que preciso fazer? Peço ajuda ao Bom Pastor?

Propósito:

 

Pai, que eu saiba entregar-me com toda confiança nas mãos de teu Filho - o Bom Pastor -, pois só assim estarei seguro de estar trilhando o caminho para ti

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário