Seguidores

domingo, 21 de maio de 2017

Evangelho do dia 26 de maio sexta feira

26 MAIO - Paraíso! Ah! que essa palavra nos comunique aquela serenidade de espírito que transparecia no rosto de São Filipe Néri ao pronunciá-la! (L 52). São Jose Marello

João 16,20-23a
"Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada."  
Meditação: 
Continuamos com o texto de ontem. Jesus hoje insiste dirigindo palavras de consolação a ti e a mim: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Poderíamos dizer que o tema central que Jesus nos propõe é o da alegria que supera a tristeza.

Na seqüência desta fala de despedida de Jesus, na última ceia, o tema é a alegria duradoura. A tristeza é passageira. Aqui, a comparação com o dar à luz da mulher tem o sentido de mostrar a transitoriedade da angústia. Paulo usará, várias vezes, a imagem do parto para afirmar sua paternidade e maternidade em relação às suas comunidades.

Por ocasião das bodas em Caná da Galiléia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, que já lança a contemplar e saborear já aqui na terra o que haveremos de viver para sempre lá no Céu. Alegria das bodas, com o vinho de Jesus. Agora, com sua partida, não cessará esta alegria, mesmo que passem por momentos de tristeza.
No evangelho de hoje, Jesus se dirigia aos seus discípulos, e lhes confirma: nada pode tirar a alegria daqueles que permanecessem na palavra de Deus, e a diferença dos homens que buscam a Deus para os demais é exatamente essa alegria que não pode ser tirada do coração fiel ao Senhor.

A tristeza que os discípulos sentem no momento da despedida de Jesus é passageira. Ao escrever estas palavras, João tem presente à situação de suas comunidades. Estas, vivendo momentos difíceis de perseguição, sentiam a ausência de Jesus e se angustiavam.

As palavras de Jesus as consolam e alegram. Jesus verá os discípulos novamente. Não por um retorno ao mundo, mas pela permanência dos discípulos nele e ele nos discípulos. Então não será necessário perguntar nada a Jesus, pois o
Espírito Santo enviado conduzirá os discípulos à verdade plena.

Para esta verdade é tão verdade que afirma: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angustia? A perseguição? A fome? A nudez? O Perigo? A espada? (Rm 8,35).

Nada é capaz de separar do amor de Cristo um coração que se entrega a esse amor, creio que o maior testemunho que podemos dar é exatamente esse de ser forte no Senhor, de ser alegre nas tribulações, de ser feliz nas provações, porque como diz a palavra nada pode nos separar desse amor.

Com todo o teu coração e professe a sua fé nas palavras de Jesus e diga: Eu tenho Jesus na minha vida e nada pode me tirar a alegria de tê-lo como meu Senhor.

Às palavras contrastantes de Jesus, podemos unir um acontecimento da vida: o parto. Nós sabemos que a dor do parto é forte e angustiante, mas que se transforma em alegria quando nasce o bebê, a nova criatura.

Com este exemplo, Jesus nos dá a conhecer que, apesar das dificuldades e contradições que podemos ter na vida, sempre haverá uma luz no final do caminho, que nos faz acreditar que a esperança é a última que morre.

A vida do cristão não acaba com a morte. A vida de Jesus não se acabou com a morte, mas sim, pelo amor do Pai, Jesus ressuscitou e continua vivo hoje em nossas comunidades, em nossa Igreja. Cada um de nós é chamado a ser uma testemunha comprometida dessa vida para os demais, a seguir gerando vida apesar da dor do parto.

Porém, feliz desenlace! A tristeza se converte em alegria. Peçamos ao Espírito do Ressuscitado que continue acompanhando nossa peregrinação e nos dê a capacidade de oferecer alegria ao próximo.

Por isso, nada de tristeza. Deus quer fazer de nós pessoas alegres, Deus quer fazer de nós testemunhos vivos de sua palavra, basta confiar a vida, os nossos problemas ao Senhor, basta deixar Jesus ir à frente, porque como Jesus mesmo disse ninguém poderá tirar essa alegria de você, ninguém, o único capaz de te fazer uma pessoa infeliz é você mesmo.

O pior carrasco do homem é ele mesmo! Seja vencedor com Cristo. Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 37-39).

Como diz a canção: Ainda se vier NOITE TRAIÇOEIRA, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo. O Mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo…”.

Reflexão Apostólica:
  
Nesta passagem se podem assinalar alguns aspectos interessantes no uso do “agora” e do “depois”, típico do estilo joânico.

Jesus se vale da imagem da mulher que está para dar à luz, que passa da tristeza à alegria uma vez que chegou a hora do parto. Jesus aplica esta imagem à experiência dos discípulos, que têm que passar pela tristeza para chegar à alegria; os discípulos passarão do não pedir “agora”, a pedir tudo ao Pai “depois”.

Jesus utiliza a imagem do parto para indicar que os discípulos experimentarão uma nova luz no caminho da fé. Todos fugimos da dor e do sofrimento.

Seria bom que todas as coisas fossem fáceis. Mas não; viver a experiência de Jesus é participar de sua páscoa. E o caminho pascal una a cruz com a ressurreição. Se a ressurreição é uma nova vida, então o discípulo de Jesus deve nascer para essa nova vida, mas passando pela dor do parto.

Assim como as mulheres têm a experiência da dor ao dar à luz uma criança mas que depois esta é superada pela alegria de ter nas mãos a criação, que é fruto do amor com o seu marido, assim também para nós.

Os chefes do poder que matam para se manter, alegrar-se-á com a aparente ausência de Jesus. Porém, os discípulos e todos os que forem libertos deste poder alegrar-se-ão com a nova presença de Jesus entre eles. E ninguém lhes poderá tirar sua alegria.

A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maior parte das vezes, aos de alegria; não devia de ser, mas muitas vezes é. Faz parte da vida. E da vida fazem parte alegrias e tristezas… promessas e concretizações… forças e fraquezas… sorrisos e lágrimas.

Diariamente, tentamos driblar os caminhos da tristeza como fazemos com os da morte. É nesse driblar que acabamos por encontrar o caminho e avançar. Avançar porque? Porque o Senhor nos promete: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.

Por mais complicada que seja a situação, tudo tem solução. É verdade, não há um único só problema que não tenha solução.

Entretanto, por vezes, essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja fora desse problema, por uma pessoa que queira ajudar. Uma pessoa amiga! Um anjo! E não um lobo com pele de carneiro. E estes são muitos. Passando por amigas afinal só vem para infernizar a nossa vida.

A verdadeira amizade é aquela feita em Deus e o primeiro dos amigos que deves ter é Jesus. Ele é o amigo fiel que não nos abandona em momento algum. Ele nos convida: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu julgo sobre vós e aprendei de mim que só manso e humilde de coração e encontrareis alívio. Com ele a tua tristeza se concerte em alegria.

A partida dele para o Céu não é uma ausência. Mas sim uma presença escondida. Fisicamente. Porque ele quer que O sintamos dentro de nós e não fora.

 É fundamental que não tendo encontrado ainda a solução dos nossos problemas, vazio, carência, namorado, namorada, noivo, noiva, esposa, esposo, emprego, reconciliação, perdão enfim qualquer graça que seja, tenhamos força de vontade para procurá-lo e lutar por isso.

Lutemos pelas nossa vida, pelo nosso amor, pelas nossas famílias e pelo nosso bem-estar. Mesmo que estejamos tão tristes, feridos e abatidos que a dor bata bem lá no fundo do nosso coração e nos faça sentir aquele vazio, aquele nada, aquele sintoma de perda…

O nosso coração pode andar meio descompassado, aborrecido e desiludido, mas isso serve para mostrar a nós mesmos o quanto somos fortes, o quanto podemos dar a volta por cima, crescer, vencer! São Paulo diz: Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas porque quando me sinto fraco então é que sou forte. Forte para tudo recomeçar de novo.

Com Cristo seremos mais do que vencedores! A tristeza se converterá em alegria plena com Cristo e em Cristo pela força e poder do Espírito Santo!

Propósito:
Pai, não permitas que jamais a tristeza e o pranto tomem conta do meu coração. E que a fé na Ressurreição seja, para mim, motivo de perene alegria.

PAGANDO O PREÇO

Você acha possível sair do supermercado com um carrinho cheio de alimentos sem pagar a conta? Você acha viável sair da concessionária de veículos com um carro zero quilômetro sem pagar por seu valor? Obviamente que não. Para qualquer coisa de genuíno valor, existe um preço a ser pago. Sempre existe um preço a ser pago. Para ser um grande músico, um atleta vitorioso, você tem que estar disposto a pagar o preço com anos e anos de dedicado treino e disciplina. Para ser bem-sucedido em seus negócios, você tem que pagar o preço com inovação, risco, dedicação e muito trabalho. 

Para crescer na vida cristã há um preço a ser pago. Esse preço pode ser chamado de sacrifício, renúncia, autonegação etc. Você tem as condições necessárias para pagar por qualquer coisa que deseje. Essa capacidade vem do seu esforço, do seu compromisso, da sua disciplina e da persistência com que você persegue seus alvos. Se por um lado todos têm capacidade para pagar o preço, por outro nem todos estão abertos para fazer isso. Apenas os dispostos ao sacrifício têm possibilidade de desfrutar recompensas. 

Não perca seu tempo à procura de atalhos. Sempre existe um preço a ser pago. Esteja aberto a pagar esse preço, e busque um meio para fazer isso corajosamente. É aqui que está o caminho para uma vida digna de ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário