Seguidores

terça-feira, 16 de maio de 2017

Evangelho do dia 21 de maio - 6º DOMINGO DA PÁSCOA

21 maio - Do Céu, onde está sentada como Rainha, Maria Santíssima nos olha sempre com imenso e suave afeto, tremendo e suspirando por nós; e, como Mãe cheia de ternura, a todos nos escuta para nos introduzir no lindo Paraíso. (L 209).). São Jose Marello
João 14,15-21
"Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele."  

Meditação
A uma semana da Solenidade da Ascensão do Senhor a Igreja nos convida com a liturgia deste domingo, que é continuidade da liturgia do domingo passado, a prepararmo-nos para sua partida física de nosso mundo.

Jesus despede-se dos seus discípulos e inaugura uma missão especialíssima para mim e para ti. Ele sobe para o Pais a fim de ser mediador junto ao Pai a fim de nos comunicar o Espírito Santo.
É mediação futura, porque feita após a sua ressurreição, através da nova condição que terá diante de Deus (Jo 14,16-17).

O Espírito será, então, enviado pelo Pai em nome de Jesus (Jo 14,26). Logo, nós receberemos de Deus o Espírito Santo somente através de Cristo.

Dada a necessidade salvífica deste gesto e sua relevância para a existência da Igreja, reafirma-se, de novo, a importância capital da mediação de Jesus nas relações do Homem com Deus. Ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Com a Sua subida para o Céu, Jesus nos faz ver as várias funções do Espírito Santo. Ele é o nosso Advogado ou Protetor e Mestre da Verdade (Jo 14,16-17.25-26).
Na ausência de Cristo, o Espírito há de proteger e defender, em quaisquer circunstâncias, os discípulos de Jesus no mundo, guiando-os e dando-lhes segurança. Manterão viva a mensagem de Jesus, recordando-a e interpretando-a no tempo, de sorte que os discípulos penetrem o seu sentido.
Além disso, o Espírito é Santo e santificador, consagrando os discípulos, ou seja, separando-os para serem semelhantes a Jesus, o consagrado por excelência.

A mediação de Jesus Ressuscitado, em ordem à vinda do Espírito, faz-nos viver a espiritualidade das Solenidades que se aproximam: Ascensão e Pentecostes.

A temática serve, pois, de preparação para o encerramento do tempo pascal, revelando a relação existente entre a Páscoa e Pentecostes ou entre a ação do Ressuscitado, entronizado em sua glória, e a vinda do Espírito.
Além disso, demonstra o modo do agir trinitário de Deus em ordem à salvação dos homens. Deus enquanto Pai é criador, enquanto Filho é Salvador e enquanto Espírito Santo é Vivificador, Consolador, Fortalecedor, Advogado.
O Espírito prometido nos revela a presença de Jesus entre nós. É a presença na comunidade em que se vive o amor. Este amor é a união com Jesus e com o Pai. Quem assim ama reconhece a presença de Jesus. Amar Jesus é amar-nos uns aos outros.

É urgente crer em Deus e em Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Quem ama passa a conhecer Jesus e quem o conhece conhecerá também o Pai. Porque Ele o dá a conhecer a todos os que permanecem no Seu amor; Este amor é o dom do Espírito de Amor e o dom da vida eterna na comunhão com Jesus e o Pai, no Espírito.

Segundo o evangelho de hoje, sem adesão à pessoa e ao projeto de Jesus não há discipulado. Quem segue rigorosamente o mandamento do amor, cumpre com todos os demais; porque quem ama com o amor de Jesus não pode roubar, mentir, matar, ser corrupto, injusto, nem violento...

Para a difícil tarefa de construir o amor cristão no mundo, Jesus não nos deixa órfãos nem desamparados; podemos contar sempre com a presença ativa do Espírito Santo.
O Espírito é Defensor porque está sempre ao nosso lado, ajudando-nos a unir a fé com a vida, a palavra com o testemunho, o amor com o compromisso, a entrega com o sacrifício, a caridade com a justiça...
É Espírito da verdade, porque desmascara os falsos amores dos poderosos e as mentiras de seus projetos políticos e econômicos, construídos sobre cobiça, injustiça, corrupção, violência e morte física e psíquica de grande parte da humanidade.

Somente o amor terno, comunitário, ativo e eficaz é capaz de unir o amor do Pai, do Filho e do Espírito com o de toda a Humanidade.

Reflexão Apostólica:
  
O trecho do Evangelho de hoje é a segunda parte do primeiro discurso de despedida e tem como ponto central o amor dos discípulos a Jesus, expresso através da observância dos seus mandamentos.

Jesus promete a eles o dom do Espírito da Verdade e assegura a sua presença a todo aquele que observar seus mandamentos.

Essa notícia foi motivo de consolo e encorajamento para os discípulos e o é, hoje, para nós pois sabemos que Jesus nunca nos deixará sem rumo.

Tal como o Povo de Israel que, no deserto, diante de si levava a arca da aliança com as tábuas dos mandamentos, representação da Presença de Deus em seu meio, a Igreja e cada um de nós, ao guardarmos e observarmos os mandamentos do Senhor, poderemos contar com a certeza da sua presença em nós e entre nós, não mais apenas sensível (física), mas espiritual e interior, pela fé. É uma presença tremenda que nos enche de coragem e ânimo para enfrentarmos os obstáculos e dificuldades.

Contudo, para desfrutarmos dessa graça é preciso que antes, observemos seus mandamentos. Já ouvi muitas pessoas queixando-se (eu mesmo já fiz isso) de não sentir Jesus atuando em sua vida diária, a tal ponto de chegarem a afirmar que Deus tem coisa muito mais importante a fazer do que se preocupar com seus problemas. Julgam que Deus está afastado delas.

Será mesmo assim ou será que elas é que estão afastadas de Deus? Todas as vezes que não observamos os mandamentos de Jesus, o afastamos de nossa vida.

Não é Ele quem se afasta! Todas as vezes que nosso comportamento contraria a vontade de Deus trazendo prejuízos aos nossos irmãos e à nós mesmos, somos nós que dizemos a Ele: "sai fora, vou fazer ou vou agir do jeito que eu quero!"

Assim, se quisermos sentir a presença de Jesus e o consolo do seu Espírito, precisamos, antes, viver como Ele deseja que vivamos. E viver como Jesus é aceitar que teremos tribulações, muito mais com Ele do que sem Ele, porque nosso modo de vida começará a incomodar e denunciar o modo de viver de outras pessoas.

Por isso, Jesus nos envia o Espírito Santo, como Advogado, nosso Defensor, que nos dará palavras e comportamentos acertados nos momentos de maior necessidade. Mas precisamos permitir sua ajuda!

Quantas vezes diante de uma atitude o Espírito nos constrange, fala dentro de nós e não lhe damos ouvidos? Aproveitemos suas moções e deixemo-nos guiar para transpareça este poder que Deus tem de modificar nossa vida e a vida daqueles que estão à nossa volta.

A caminhada com Cristo não é fácil. O terreno é íngreme e a passagem estreita. Ademais não somos perfeitos e muitas vezes derramamos lágrimas e caímos. Mas nosso Deus não nos condena, nos ajuda enviando-nos seu Espírito, para nos provar que é na nossa fraqueza que Ele revela sua força transformadora.

Assim, seguindo a luz de sua Ressurreição e não afastando de nós o seu Espírito de Verdade, nós mesmos passaremos a brilhar para que mais irmãos o descubram e a Ele se entreguem.
Propósito:
Pai, concede-me o dom do teu Espírito que, como luz, dissipa as dúvidas e as trevas do meu coração e me faça caminhar seguro pelos caminhos de teu Filho Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida que me conduz a Vós.

_DESFRUTANDO A VIDA
Preste atenção no mundo à sua volta; veja o que está acontecendo e desfrute a vida ao redor. 
Imagine que você tenha a oportunidade de atravessar o país de ponta a ponta, numa viagem de carro. Você pode parar no lugar que bem entenda, gastar o tempo que quiser e onde quiser. Será que você irá focalizar a sua atenção apenas no destino final, e simplesmente dirigir direto até lá? Ou você irá usufruir cada detalhe da viagem, desfrutando o cenário, as diferentes paisagens e culturas, ao se encontrar com pessoas e lugares até então desconhecidos? 

Todos os dias você tem a oportunidade de fazer uma viagem de “ponta a ponta.” É uma oportunidade que se renova uma vez na vida; uma viagem de vinte e quatro horas, que nunca serão exatamente iguais às anteriores. Como você gostaria de gastar esse tempo? Ao desfrutar cada minuto, parando para saborear cada nova oportunidade ou simplesmente se focalizando num determinado alvo, sem nada mais ver à sua frente? 

Hoje você pode alcançar qualquer destino que estabeleça como alvo. Entretanto, como você irá fazer isso irá determinar de que maneira esse dia será marcado na sua memória, e como será desfrutado. Quero encorajá-lo a fazer um esforço no dia de hoje: observar detidamente o rosto de alguém, uma faceta da natureza ou até mesmo o mais simples evento na sua jornada rumo ao amanhã.
_,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário