Seguidores

segunda-feira, 6 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 12 DE MARÇO 2023 - 3º DOMINGO DA QUARESMA

 


12 março - Tu, ó José, ensina-nos, assiste-nos, torna-nos membros dignos da Sagrada Família. (L 35). São José Marello

 

Jesus e a samaritana. - JOÃO 4,5-42

Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!” Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer. A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva? Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?” Jesus respondeu: “Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”. [...] A mulher disse-lhe: “Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas”. Jesus lhe disse: “Sou eu, que estou falando contigo”. Nisto chegaram os discípulos e ficaram admirados ao ver Jesus conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que procuras?”, nem: “Por que conversas com ela?”. A mulher deixou a sua bilha e foi à cidade, dizendo às pessoas: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será ele o Cristo?” [...] Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz”. [...]

 

MEDITAÇÃO

 

O Evangelho de hoje (Jo 4,5-42), quase um capítulo inteiro, é tirado do Quarto Evangelho e, portanto, tem que ser interpretado levando em conta as características do Evangelho de João - entre eles, o uso de símbolos (pessoas, eventos, coisas e números) e de “mal-entendidos” para dar oportunidade para uma explicação mais profunda sobre a pessoa e missão de Jesus. O capítulo é tão denso, que é impossível fazer jus ao seu conteúdo numa curta reflexão.

 

O evangelho de João é pródigo em longos diálogos de Jesus. Dentre eles, um dos mais belos é este diálogo com a mulher samaritana. A admirável forma poética do diálogo está tecida com inúmeros fios de simbolismo.

 

Deste modo, João Evangelista, “o teólogo”, sabia expor a doutrina de Cristo em trechos vivos com diálogos e detalhes que convidam a penetrar sempre fundo nos mistérios de Jesus, impregnando cada uma sua vida com suas mensagens redentoras.

 

O texto nos apresenta Jesus como a fonte de onde jorra a vida eterna. Ao entrarmos em contato íntimo com essa Rocha que é Jesus, somos conduzidos a uma profunda revisão de vida que tem como ponto de apoio o mais profundo da consciência. Ao tomar dessa água, todas as coisas se transformam.

 

No encontro com a samaritana, Jesus desenvolve uma pedagogia catequética: da sua sede, passa a água que Ele próprio oferece; começa por ser apenas um judeu, para passar a ser um profeta, o Messias e, finalmente, o Salvador do mundo. Jesus espera, também, o mesmo percurso de fé de cada um de nós; espera que O encontremos nas pequenas circunstâncias da vida para O escutarmos, e encontrando-O e reconhecendo-O como Salvador do mundo O possamos anunciar publicamente, para ajudar outros a percorrer a mesma vivência pessoal de fé.

 

A Samaritana, quantas dezenas ou centenas de vezes tinha ido àquele poço! Uma vez, sucede algo de novo – o encontro com Jesus –, que causa uma reviravolta na sua vida. Pode-nos acontecer algo de semelhante, em pleno quotidiano!

 

Jesus toma a sério aquela mulher que, como nós tantas vezes, começa por tentar desconversar, trivializar a problemática profunda que lhe envolve a alma. Mas Jesus é hábil na aproximação, sabe provocar e conduzir o diálogo. Toma Ele a iniciativa, escuta, estimula o desabafo, pergunta o que já sabe, faz com que a mulher enfrente a verdade que liberta. Sedenta de felicidade, a Samaritana bebe, a tragos, a progressiva descoberta do Messias (que Se lhe revela como tal, a ela!). Saciada a sua sede, transforma-se ela própria em fonte, atrai outros a Jesus. Beber a felicidade do encontro com Jesus Cristo! Ser fonte que jorra a notícia de que Ele, só Ele, é verdadeiramente o Salvador do mundo!  Por causa do testemunho da mulher, os samaritanos acolheram Jesus, e muitos creram nele e chegaram à profissão de fé em Jesus como o Salvador do mundo (vv. 39-42).

 

O texto mostra bem como a proposta de Jesus para os seus seguidores é inclusiva - a mulher representa os que são excluídos, por motivo de pobreza, gênero, raça ou religião. Jesus não aceita a exclusão de quem quer que seja. Até os discípulos se chocaram quando encontraram Jesus dialogando com a mulher, pois as suas cabeças ainda trabalharam com os conceitos de “puro e impuro”, de “eles e nós”. Jesus veio para acabar com essas divisões, muitas vezes criadas em nome da religião e de Deus, com conseqüências desastrosas. O contato com a fonte de água viva nos impulsiona para a criação de comunidades alternativas, baseadas na vivência de solidariedade, paz e justiça, na dinâmica do Reino de Deus.

 

Aqui encontramos o convite para querer conhecer “o dom de Deus” e “Aquele” que pede de beber. Duas realidades que se identificam e que exigem um trabalho de “reconhecimento” do mesmo “dom” através de compromissos bem delineados.

 

São variados os caminhos que permitem este novo conhecimento e reconhecimento. Por muito esforço que façamos, estaremos sempre a sublinhar a importância de realidades já conhecidas a que deveremos dar sentido novo. Jesus é a revelação de que Deus está presente em todos os valores de todos os povos e culturas, conferindo uma dimensão de eternidade a todo ato de amor que promove a vida.

 

Voltemos ao texto que nos acompanhou nesta reflexão. O convite de Cristo a conhecer o “dom” de Deus foi acolhido pela samaritana e muitos outros Lhe pediram que ficasse com eles. Ele ficou dois dias e eles quiseram “ficar com Ele”. O resultado foi que acreditaram não só por causa da Palavra dita. Chegaram a uma experiência pessoal “Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo”.

 

Vamos ensinar o caminho da Fonte Inesgotável para todos aqueles que têm sede de justiça, de fraternidade e de amor. O mundo inteiro precisa saber desta verdade: Jesus, a Água Viva, é a verdadeira Paz e está presente no meio de nós! Poderia haver notícia melhor? Quem foi "fonte" para mim? A quem devo "puxar pela manga", para lhe transmitir a Boa Nova?


Exemplo: "Pai – perguntou o filho – quanto ganhas por hora? Que coisas perguntas, filho, tão impróprias – respondeu o pai. Nem tua mãe sabe disso e eu nem me preocupo com a hora. Sei o que ganho no mês. -Mas pai, eu quero saber quanto é o preço de tua hora. -Vá dormir, filho, e não me aborreças com tuas impertinências. Mas uma vez o filho na cama fez a mesma pergunta e o pai ficou inquieto e resolveu saber o porquê da mesma. Fez os cálculos e foi ao encontro do filho. Após um beijo o pai disse: Mais ou menos 10 reais. O pequeno então pediu: Pai, dá-me cinco porque eu tenho poupados mais outros cinco e quero te pagar para ter uma hora de conversa contigo. A conversa da Samaritana suscitou esta pequena anedota, porque nos dias de hoje falta conversa. Não só entre amigos, entre marido e mulher, mas também entre pais e filhos para nos aproximarmos mais deles e entendermos melhor as repostas que eles querem dar aos problemas da vida."


Oremos: Pai, em Jesus, tu nos destes um dom precioso. Dá-me a graça de reconhecê-lo e acolhê-lo, cheio de fé, e deixar minha vida ser transformada por Ele que tem sempre feito com amor a Sua vontade: nisto consistia sua força! Percebo que eu também quando cumpro de gosto sua vontade, fico sereno e cheio de vigor. Obrigado, ó Senhor, por seu exemplo; cumpra-se em mim aquilo que o Senhor quer!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário