Seguidores

domingo, 8 de março de 2020

EVANGELHO DO DIA 15 DE MARÇO - 3º DOMINGO DA QUARESMA



15 março Façamos os pedidos ao nosso bom papai São José, que é o Patriarca das pessoas atrapalhadas (ele que passou por tantas atrapalhações!). (L 78). São José Marello

Jesus e a samaritana. - JoÃO 4,5-42

Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!” Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer. A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva? Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?” Jesus respondeu: “Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”. [...] A mulher disse-lhe: “Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas”. Jesus lhe disse: “Sou eu, que estou falando contigo”. Nisto chegaram os discípulos e ficaram admirados ao ver Jesus conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que procuras?”, nem: “Por que conversas com ela?”. A mulher deixou a sua bilha e foi à cidade, dizendo às pessoas: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será ele o Cristo?” [...] Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz”. [...]

MEDITAÇÃO

O Evangelho de hoje (Jo 4,5-42), quase um capítulo inteiro, é tirado do Quarto Evangelho e, portanto, tem que ser interpretado levando em conta as características do Evangelho de João - entre eles, o uso de símbolos (pessoas, eventos, coisas e números) e de “mal-entendidos” para dar oportunidade para uma explicação mais profunda sobre a pessoa e missão de Jesus. O capítulo é tão denso, que é impossível fazer jus ao seu conteúdo numa curta reflexão.

O evangelho de João é pródigo em longos diálogos de Jesus. Dentre eles, um dos mais belos é este diálogo com a mulher samaritana. A admirável forma poética do diálogo está tecida com inúmeros fios de simbolismo.

Deste modo, João Evangelista, “o teólogo”, sabia expor a doutrina de Cristo em trechos vivos com diálogos e detalhes que convidam a penetrar sempre fundo nos mistérios de Jesus, impregnando cada um sua vida com suas mensagens redentoras.

O texto nos apresenta Jesus como a fonte de onde jorra a vida eterna. Ao entrarmos em contato íntimo com essa Rocha que é Jesus, somos conduzidos a uma profunda revisão de vida que tem como ponto de apoio o mais profundo da consciência. Ao tomar dessa água, todas as coisas se transformam.

No encontro com a samaritana, Jesus desenvolve uma pedagogia catequética: da sua sede, passa a água que Ele próprio oferece; começa por ser apenas um judeu, para passar a ser um profeta, o Messias e, finalmente, o Salvador do mundo. Jesus espera, também, o mesmo percurso de fé de cada um de nós; espera que O encontremos nas pequenas circunstâncias da vida para O escutarmos, e encontrando-O e reconhecendo-O como Salvador do mundo O possamos anunciar publicamente, para ajudar outros a percorrer a mesma vivência pessoal de fé.

A Samaritana, quantas dezenas ou centenas de vezes tinha ido àquele poço! Uma vez, sucede algo de novo – o encontro com Jesus –, que causa uma reviravolta na sua vida. Pode-nos acontecer algo de semelhante, em pleno quotidiano!

Jesus toma a sério aquela mulher que, como nós tantas vezes, começa por tentar desconversar, trivializar a problemática profunda que lhe envolve a alma. Mas Jesus é hábil na aproximação, sabe provocar e conduzir o diálogo. Toma Ele a iniciativa, escuta, estimula o desabafo, pergunta o que já sabe, faz com que a mulher enfrente a verdade que liberta. Sedenta de felicidade, a Samaritana bebe, a tragos, a progressiva descoberta do Messias (que Se lhe revela como tal, a ela!). Saciada a sua sede, transforma-se ela própria em fonte, atrai outros a Jesus. Beber a felicidade do encontro com Jesus Cristo! Ser fonte que jorra a notícia de que Ele, só Ele, é verdadeiramente o Salvador do mundo!  Por causa do testemunho da mulher, os samaritanos acolheram Jesus, e muitos creram nele e chegaram à profissão de fé em Jesus como o Salvador do mundo (vv. 39-42).

O texto mostra bem como a proposta de Jesus para os seus seguidores é inclusiva - a mulher representa os que são excluídos, por motivo de pobreza, gênero, raça ou religião. Jesus não aceita a exclusão de quem quer que seja. Até os discípulos se chocaram quando encontraram Jesus dialogando com a mulher, pois as suas cabeças ainda trabalharam com os conceitos de “puro e impuro”, de “eles e nós”. Jesus veio para acabar com essas divisões, muitas vezes criadas em nome da religião e de Deus, com conseqüências desastrosas. O contato com a fonte de água viva nos impulsiona para a criação de comunidades alternativas, baseadas na vivência de solidariedade, paz e justiça, na dinâmica do Reino de Deus.

Aqui encontramos o convite para querer conhecer “o dom de Deus” e “Aquele” que pede de beber. Duas realidades que se identificam e que exigem um trabalho de “reconhecimento” do mesmo “dom” através de compromissos bem delineados.

São variados os caminhos que permitem este novo conhecimento e reconhecimento. Por muito esforço que façamos, estaremos sempre a sublinhar a importância de realidades já conhecidas a que deveremos dar sentido novo. Jesus é a revelação de que Deus está presente em todos os valores de todos os povos e culturas, conferindo uma dimensão de eternidade a todo ato de amor que promove a vida.

Voltemos ao texto que nos acompanhou nesta reflexão. O convite de Cristo a conhecer o “dom” de Deus foi acolhido pela samaritana e muitos outros Lhe pediram que ficasse com eles. Ele ficou dois dias e eles quiseram “ficar com Ele”. O resultado foi que acreditaram não só por causa da Palavra dita. Chegaram a uma experiência pessoal “Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo”.

Vamos ensinar o caminho da Fonte Inesgotável para todos aqueles que têm sede de justiça, de fraternidade e de amor. O mundo inteiro precisa saber desta verdade: Jesus, a Água Viva, é a verdadeira Paz e está presente no meio de nós! Poderia haver notícia melhor? Quem foi "fonte" para mim? A quem devo "puxar pela manga", para lhe transmitir a Boa Nova?

Exemplo: "Pai – perguntou o filho – quanto ganhas por hora? Que coisas perguntas, filho, tão impróprias – respondeu o pai. Nem tua mãe sabe disso e eu nem me preocupo com a hora. Sei o que ganho no mês. -Mas pai, eu quero saber quanto é o preço de tua hora. -Vá dormir, filho, e não me aborreças com tuas impertinências. Mas uma vez o filho na cama fez a mesma pergunta e o pai ficou inquieto e resolveu saber o porquê da mesma. Fez os cálculos e foi ao encontro do filho. Após um beijo o pai disse: Mais ou menos 10 reais. O pequeno então pediu: Pai, dá-me cinco porque eu tenho poupados mais outros cinco e quero te pagar para ter uma hora de conversa contigo. A conversa da Samaritana suscitou esta pequena anedota, porque nos dias de hoje falta conversa. Não só entre amigos, entre marido e mulher, mas também entre pais e filhos para nos aproximarmos mais deles e entendermos melhor as repostas que eles querem dar aos problemas da vida."

Oremos: Pai, em Jesus, tu nos destes um dom precioso. Dá-me a graça de reconhecê-lo e acolhê-lo, cheio de fé, e deixar minha vida ser transformada por Ele que tem sempre feito com amor a Sua vontade: nisto consistia sua força! Percebo que eu também quando cumpro de gosto sua vontade, fico sereno e cheio de vigor. Obrigado, ó Senhor, por seu exemplo; cumpra-se em mim aquilo que o Senhor quer!
SUA EXPECTATIVA
Tudo aquilo que você espera se tornar, todas as coisas que você espera alcançar, todas as coisas que você espera fazer, não tem tanto peso quando comparado com as coisas que você realmente espera se tornar, realizar e fazer. 

Os melhores planos não tem significado e propósito algum a não ser que sinceramente você os persiga diligentemente. Os mais significativos sonhos irão se evaporar a não ser que você verdadeira e confiantemente espera que eles sejam alcançados. 

Você irá alcançar aquilo que você espera alcançar. Você será a pessoa que você espera ser. A sua expectativa para o dia de hoje, para este ano, irá impactar significativamente os seus resultados. Eleve a sua expectativa e você também irá elevar a qualidade da sua vida. Essa é uma decisão a tomar mas ela é totalmente uma opção sua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário