Seguidores

domingo, 7 de janeiro de 2018

evangelho do dia 8 de janeiro segunda feira

08 janeiro - Cada hora que bate significa um passo a menos que devemos dar. Então, coragem! Um dia ou outro a luta acabará, e aos que combateram será entregue a palma da vitória (L 42). São Jose Marello

BATISMO DO SENHOR - Ano B - Mc 1,7-11

Batismo: vida nova
Marcos 1:7-11
7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias.
8 Eu vos tenho batizado com(1) água; ele, porém, vos batizará com(1) o Espírito Santo.
9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão.
10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.


O Batismo de Jesus nas águas do Jordão é uma das três epifanias ou manifestações mais significativas que a liturgia da Igreja celebra. É a partir do batismo no Jordão que começa a verdadeira vida pública de Jesus, sua obra de redenção e salvação. Às margens do rio Jordão, encontramos João Batista que realiza um batismo com água para a remissão dos pecados. Era uma tentativa de começar uma vida nova. De fato, o proceder do batismo simbolizava isso. O ato de mergulhar simboliza a morte provocada pelo dilúvio exterminador. Mas água também simboliza vida. Foi através das águas que os israelitas passaram da escravidão para a vida em liberdade. O rio Jordão, por exemplo, é fonte de vida para o povo de Israel até hoje. A água purifica, limpa a sujeira do passado, faz recomeçar, renascer. O batismo instituído por Jesus realiza-se com o concurso da Trindade: em nome do Pai (voz), do Filho (Jesus) e do Espírito Santo (pomba), restabelecendo para uma vida nova depois de ter libertado definitivamente dos pecados, fazendo renascer pela água e pelo Espírito Santo. É o batismo com o qual obtemos a vida eterna e nos incorporamos como ramos à videira Cristo.

Eram muitos os pecadores que vinham até João para se batizarem. E no meio destes vem Jesus. Aí temos algo verdadeiramente novo. João esperava evidentemente que Jesus, quando chegasse, pedisse para parar aquele seu rito agora não mais necessário; porém, fica bastante encucado quando vê que Jesus que não tinha pecado algum pede pra ser batizado. Realmente, como Jesus podia confessar seus pecados e querer uma vida nova?De fato, Jesus, enquanto Deus, vindo ao mundo nos salvar não tinha necessidade alguma de ser batizado e teria o direito de batizar ele mesmo quer a João quer as outras pessoas; porém, se coloca no meio das pessoas que necessitam de conversão para que se cumpra “toda a justiça” (cumprimento da vontade de Deus).

Jesus cumpre a vontade do Pai em tudo e isto implica que ele experimente todas as prerrogativas do ser humano fraco, partilhando todo tipo de sentimentos e misérias. É da vontade de Deus que Jesus se faça solidário com os pecadores. A exegese sempre considerou neste ato de humildade da parte do Senhor um anúncio da salvação operada com a morte de cruz e a ressurreição: no confiar a própria cabeça à água batismal de João, Jesus se humilha, se apaga, se confunde com os pecadores (morte de cruz) para depois ser elevado pelo Pai que o exalta como o “meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (ressurreição). Se na morte de cruz, ele leva sobre seus ombros todos os pecados da humanidade, no batismo ele começa a experimentar o peso. Batizando-se, Jesus nos mostra a importância do seu fazer-se homem entre os homens, colocando-se ao lado do fraco. Ele partilha conosco o estado de miséria que o pecado produz, experimenta os sentimentos de abandono e desprezo que causa a passagem do pecado à conversão. Contemplando o abaixamento de Jesus, somos convidados a “morrer para nós mesmos”, a renunciar o nosso orgulho para aderir unicamente a ele e este deve ser o propósito do Sacramento do batismo: “seguir o convite para o batismo significa então entrar no lugar do batismo de Jesus e, assim, na sua identificação conosco, receber a nossa identificação com ele” (Bento XVI em Jesus de Nazaré). No batismo de Jesus se manifestam os traços de toda a sua atividade. Ele não veio para os justos, mas para os pecadores. E faz isso em obediência à vontade de seu Pai e como Filho predileto, que vive em perfeita comunhão com o Pai. Desta maneira, aquilo que falta a nós pecadores, a ele foi dado no modo mais perfeito. Por isso, ele é capaz de perdoar os nossos pecados e de nos reconduzir à comunhão com Deus.

Meditação
O que significa o símbolo da água em minha vida? Pureza, limpeza, vida, vida nova, força que afasta o mal?
Que lugar ocupa o Espírito Santo em minha vida espiritual?
Confesso meus pecados quando falho? Reconheço minhas faltas e meus erros diante de Deus?
Busco aproximar-me do Sacramento da Reconciliação para renovar a graça batismal em meu coração?
Tento converter-me de coração?
O Espírito revela definitivamente e totalmente a Jesus a sua identidade. Tenho procurado me ver (identidade, talentos, defeitos, condição social, etc) à luz do Espírito daquele que me criou? Consigo olhar para dentro de mim verdadeiramente sem medo de olhar meus defeitos?
O batismo nos torna filhos de Deus no Filho. O Pai se agrada de nós, somos seus filhos prediletos. Sou consciente do amor com o qual o Pai me olha e se relaciona comigo?
Sou consciente da grandeza de Jesus diante da pequenez de minha vida?
ONDE ESTÁ O MEDO?

Você não pode ir a uma loja e comprar medo. Você não pode cavá-lo de um buraco no chão. Ele não pode ser produzido numa fábrica ou sintetizado num laboratório. Ele não está escondido no alto de uma montanha ou nas profundezas do oceano. O medo existe apenas na sua mente. O seu medo é todo seu. Ele não precisa de mais ninguém para existir. Ele depende apenas de você para que possa continuar sobrevivendo e exercendo a sua influência. 
O seu medo é seu para fazer o que você desejar fazer com ele. Você pode negá-lo, o que seria uma tolice. Você pode sucumbir debaixo do seu domínio, o que seria uma tragédia ainda maior. Você criou o seu medo, portanto, use-o em seu favor. Permita que ele o prepare, que lhe avise, que o energize, que o proteja. Mas jamais permita que o paralise. 
Você tem medo? Tudo bem. Então, agora retire o melhor que o medo pode lhe oferecer. Ele é seu para ser usado da melhor maneira possível e, ao assim usá-lo, você estará se preparando para viver um novo e salutar estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário