Seguidores

segunda-feira, 20 de março de 2017

EVANGELHO DO DIA 26 DE MARÇO - 4º DOMINGO DA QUARESMA

4º DOMINGO DA QUARESMA 26 DE MARÇO
26 março - São José foi sempre tão humilde que quis ser considerado sem valor algum, mantendo-se sempre silencioso e oculto, atribuindo todo merecimento a Maria, a sua Esposa imaculada e santíssima. (S 327). São Jose Marello

EVANGELHO DO DIA João 9:1-41

 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "
Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".
Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.
Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: "Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando? "
Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: "Não, apenas se parece com ele". Mas ele próprio insistia: "Sou eu mesmo".
"Então, como foram abertos os seus olhos? ", interrogaram-no eles.
Ele respondeu: "O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo".
Eles lhe perguntaram: "Onde está esse homem? " "Não sei", disse ele.
Levaram aos fariseus o homem que fora cego.
Era sábado o dia em que Jesus havia misturado terra com saliva e aberto os olhos daquele homem.
Então os fariseus também lhe perguntaram como ele recebera a visão. O homem respondeu: "Ele colocou uma mistura de terra e saliva em meus olhos, eu me lavei e agora vejo".
Alguns dos fariseus disseram: "Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado". Mas outros perguntavam: "Como pode um pecador fazer tais sinais miraculosos? " E houve divisão entre eles.
Tornaram, pois, a perguntar ao cego: "Que diz você a respeito dele? Foram os seus olhos que ele abriu". O homem respondeu: "Ele é um profeta".
Os judeus não acreditaram que ele fora cego e havia sido curado enquanto não mandaram buscar os seus pais.
Então perguntaram: "É este o seu filho, o qual vocês dizem que nasceu cego? Como ele pode ver agora? "
Responderam os pais: "Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego.
Mas não sabemos como ele pode ver agora ou quem lhe abriu os olhos. Perguntem a ele. Idade ele tem; falará por si mesmo".
Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
Foi por isso que seus pais disseram: "Idade ele tem; perguntem a ele".
Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: "Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador".
Ele respondeu: "Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo! "
Então lhe perguntaram: "O que ele lhe fez? Como lhe abriu os olhos? "
Ele respondeu: "Eu já lhes disse, e vocês não me deram ouvidos. Por que querem ouvir outra vez? Acaso vocês também querem ser discípulos dele? "
Então o insultaram e disseram: "Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés!
Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, quanto a esse, nem sabemos de onde ele vem".
O homem respondeu: "Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos.
Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.
"Ninguém jamais ouviu que os olhos de um cego de nascença tivessem sido abertos.
Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer coisa alguma".
Diante disso, eles responderam: "Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? " E o expulsaram.
Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: "Você crê no Filho do homem? "
Perguntou o homem: "Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? "
Disse Jesus: "Você já o tem visto. É aquele que está falando com você".
Então o homem disse: "Senhor, eu creio". E o adorou.
Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".
Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: "Acaso nós também somos cegos? "
Disse Jesus: "Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece".

O Evangelho de João foi escrito quando os cristãos estavam envolvidos em graves dificuldades causadas sobretudo pela honestidade das lideranças político-religiosas judaicas e do império romano. O relato do cego curado mostra, portanto, a maturidade da fé em meio aos conflitos e o discernimento a que chega a fé política e uma das suas principais características são seus longos diálogos carregados de simbolismo, que se desenvolvem a partir de cenas expressivas que suscitam interrogações.

O Evangelho deste domingo (Jo 9, 1-41) descreve várias formas de responder negativamente à “luz” libertadora que Jesus oferece. Há aqueles que se opõem decididamente à proposta de Jesus porque estão instalados na mentira e a “luz” de Jesus só os incomoda; há aqueles que têm medo de enfrentar as “bocas”, as críticas, que se deixam manipular pela opinião dominante, e que, por medo, preferem continuar escravos do que arriscar ser livres; há aqueles que, apesar de reconhecerem as vantagens da “luz”, deixam que o comodismo e a inércia os prendam numa vida de escravos… Eu identifico-me com algum destes grupos?

Nós, cristãos, não podemos fechar-nos num pessimismo estéril, decidir que o mundo “está perdido” e que à nossa volta só há escuridão… No entanto, também não podemos esconder a cabeça na areia e dizer que tudo está bem. Há, objetivamente, situações, instituições, valores e esquemas que mantêm o homem encerrado no seu egoísmo, fechado a Deus e aos outros, incapaz de se realizar plenamente. O que é que, no nosso mundo, gera escuridão, trevas, alienação, cegueira e morte? O que é que impede o homem de ser livre e de se realizar plenamente, conforme previa o projeto de Deus?

A cura do cego de nascença é o sexto sinal no Evangelho de João. A função dos sinais é dar a conhecer quem é Jesus, provocando as pessoas e tomar partido a favor de Jesus e da vida (fé) ou contra ele e a favor da morte (rejeição). Em meio a diversos encontros e interrogatórios, o evangelista mostra a caminhada do cego na aceitação da fé e a caminhada inversa dos fariseus na rejeição da fé.

João evangelista conta a cura do cego de nascença, como se fosse um quadro dramático: primeiro o tema de Cristo como luz do mundo e logo a cura do cego. Cristo cura o cego de nascença para mostrar-se como Luz do mundo, através da visão salvífica da fé. Um dos milagres mais comoventes de Jesus foi à cura do cego de nascença. Na Bíblia a cegueira se liga a endurecimento do coração, ao tema da luz e das trevas, à hipocrisia e, conseqüentemente, ao pecado.

No tempo de Jesus o povo ligava o mal físico ao mal moral. Se este homem é cego é porque ele pecou, ou, no mínimo, foram seus pais que pecaram. Jesus rompe com este preconceito (vv. 1-3). Jesus rompe também com o preconceito da "divinização" da lei. A saúde e a vida são para Jesus mais importantes do que a lei do sábado, por isso ele transgride o repouso sabático, fazendo barro e curando o cego.

Levado pelo tema do conhecimento, o quarto Evangelho sublinha o itinerário do conhecimento progressivo da fé do cego de nascença em oposição ao conhecimento das pessoas que o rodeavam: parentes,vizinhos e, sobretudo, fariseus.  Para realçar este itinerário progressivo, a cura do cego não depende da fé, necessária alhures (11,40), mas se dá para manifestar as obras de Deus (v.3), que é a afirmação de ser Cristo a luz (vv.4-5),condição ou o próprio objeto da fé.  Por isso, o cego passa a ver e a conhecer, e os que julgavam ver, se tornam cegos e ignorantes (v.39).  Deste modo, é a cura que se vincula à fé: a cura do não conhecimento, manifesto pela dúvida (vv.8-12.16) e pela recusa (vv.29.41).  Por isso, quem está curado, crê em Jesus, o vê ou o conhece, e, ainda mais, o adora ou se prostra, reconhecendo sua messianidade e divindade (vv.35-37).

A missão de Jesus é aqui apresentada como criação de um Homem Novo. Deus criou o homem para ser livre e feliz; mas o egoísmo, o orgulho, a auto-suficiência, dominaram o coração do homem, prenderam-no num esquema de “cegueira” e frustraram o projeto de Deus. A missão de Jesus consistirá em destruir essa “cegueira”, libertar o homem e fazê-lo viver na “luz”. Trata-se de uma nova criação… Assim, da ação de Jesus irá nascer um Homem Novo, liberto do egoísmo e do pecado, vivendo na liberdade, a caminho da vida em plenitude.

No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.

Muitos autores, sempre em sentido alegórico, vêem no cego de nascença o tipo da humanidade que precisa de uma ação de Cristo para ver, no sentido da fé, e reconhecer Jesus como o Messias, o Ungido do Pai, e o Salvador do mundo, como Verbo feito homem e habitando entre nós. As águas de Siloé representam as águas do batismo. Depois de banhados nelas, podemos ver com os olhos interiores e descobrir o verdadeiro sentido da vida e as cores da paz, tanto interior como externa, para um mundo menos violento e mais fraterno.

Porém, o sentido próprio do evangelho é o que o evangelista mostra no diálogo com os fariseus: Diante do milagre podemos tomar uma atitude de fé como a do cego, de incredulidade e oposição como a dos fariseus, ou de irresponsabilidade como a dos pais do cego.

A cura da cegueira espiritual deve ser buscada continuamente. Ao Todo-Poderoso não se pode tapear. É preciso ter coragem para corrigir vícios, fugir das ocasiões de pecado e praticar o bem. A grande questão da existência humana é o ser racional ter consciência de que existe uma vida do espírito mais sublime ainda que a da própria inteligência, a única que pode satisfazer o homem e dar-lhe um sentido de viver, respondendo a todas as suas inquietudes. Para isto é preciso buscar em Jesus a iluminação total que afasta todas as trevas do corpo, da alma e do espírito.

Rezemos e façamos o nosso compromisso da bela oração da Campanha da Fraternidade, tão humana e tão evangélica: “que o compromisso de nossa fé nos leve a defender e promover a vida no seu início, no seu crescimento e também no seu declínio”. Escolhamos a vida humana digna, caminho e penhor da Vida Eterna.

Oração: Nós Te bendizemos pela nova criação realizada pelo teu Filho, o Messias Salvador, que remodelou a nossa humanidade, e pela cura dos nossos olhos, quando estão fechados ao próximo e à luz da tua presença ou seja, da cegueira provocada por falsos raciocínios, mesmo com roupagem religiosa. O Senhor, ó Jesus, continua sendo a luz do mundo, e o será até o fim dos tempos. O seu Espírito, a sua Palavra, os Sacramentos que confiou à sua Igreja iluminarão sempre e guiarão com segurança o seu pequeno rebanho; e este, iluminado pelo Senhor, será, por sua vez, luz de vida para o mundo.

UM GRANDE AMANHÃ

Hoje é um dia importante na sua vida porque hoje é a sua oportunidade de criar as circunstâncias nas quais você viverá amanhã. 

Se você pudesse projetar o seu amanhã como é que ele seria? Onde você iria morar, qual o trabalho que você estaria fazendo? Quem são as pessoas que estariam ao seu redor? Hoje é o dia onde você pode visualizar qualquer possibilidade de amanhã e com grandes chances de concretizá-lo. 

Sob muitos aspectos é você quem faz o seu próprio amanhã pelas ações que você decide tomar numa base diária. O amanhã está aberto a você para que você tenha nele uma significativa participação. Porém, você tem que começar a trabalhar nele hoje. Se você permitir que o amanhã venha até você sem a sua ativa participação, chances existe que ele não irá lhe agradar. Tome uma ação hoje e faça do amanhã algo muito, mas muito próximo daquilo que você deseja alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário