Seguidores

domingo, 9 de março de 2014

Mulher, Esposa amada!

Mulher, Esposa amada!
Pastoral – 09.03.2014
O apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios 5:24-33, usa vários verbos para descrever a ação do marido em relação à sua mulher. Em primeiro lugar, ele usa o verbo amar. O marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja. O amor de Cristo pela igreja foi proposital, sacrificial, santificador, altruísta, abnegado e perseverante. Em segundo lugar, Paulo usa o verbo entregar-se. O marido deve amar sua mulher com um amor não egoísta, ou seja, um amor devotado. Em terceiro lugar, Paulo usa o verbo santificar. O amor visa o bem da pessoa amada. A mulher que é amada pelo marido é protegida de muitas tentações e sua vida é santificada. Em quarto lugar, Paulo usa o verbo purificar. O amor busca a perfeição da pessoa amada. Finalmente, Paulo usa o verbo apresentar. O amor visa a felicidade plena da pessoa amada e com a pessoa amada.
Como o marido pode amar sua esposa cumprindo esse ordenamento divino?
O marido deve cuidar da vida espiritual da esposa. O marido é o responsável pela vida espiritual da esposa e dos filhos. Ele é o sacerdote do lar. O marido precisa buscar a santificação da esposa. Deve ser a pessoa que exerce a maior influência espiritual sobre ela. Ele deve ser uma bênção na vida dela (Pv 31:11,12,23,28,29).
O marido deve cuidar da vida emocional da esposa. O marido fere a si mesmo, ferindo a esposa. Ele cuida de si mesmo, cuidando da esposa. Um marido rude com sua esposa, não lhe dando tempo, atenção e carinho está prejudicando muito, sua vida emocional. Da mesma forma, ao usar palavras ásperas e gestos grosseiros com ela, certamente marcará seu coração com profunda tristeza que dificilmente será curada. O marido precisa ser sensível às necessidades emocionais da esposa. O marido precisa aprender a ser romântico, cavalheiro, gentil e cheio de ternura com sua esposa. O marido descuida da esposa quando substitui o relacionamento por trabalho; quando passa todo o tempo disponível em frente da televisão, do computador ou com os amigos.
Algumas atitudes mais para que você possa fazer sua esposa se sentir amada: − Zele da vida física da esposa (a alimenta e dela cuida); − Pense no que a agrada, seja criativo no sentido de sempre alegrar e agradar a esposa; − Seja mais atento às suas palavras, as mulheres são tocadas por aquilo que ouvem; − Conquiste continuamente sua mulher; − Seja atencioso com sua esposa, em respeito, compreensão, abandono de hábitos irritantes, consideração; − Seja encantado por sua esposa, ela se sentirá sexy, atraente e, acima de tudo, feminina; − Elogie a sua esposa e a chame ‘bem-aventurada’ (Pv 31:28-29); − Diga que ela é especial, mencione a beleza física dela, seu cuidado por você, seu trabalho duro e seus atributos femininos; − Honre o seu casamento; mantenha-o puro ao permanecer fiel à sua esposa de todas as formas." (Hb. 13:4); − Seja grato à sua esposa e reconheça o presente que recebeu de Deus." (Pv. 18:22); − Aprecie a vida com ela, anseie estar com ela como você fez quando se conheceram.
A palavra que caracteriza o papel do marido é amor. A ênfase bíblica não está na autoridade do marido, mas no seu amor por ela (Ef 5). Comemorando o Dia Internacional da Mulher lembro o poeta Guilherme Manente: em sua canção a mulher diz: “tudo que eu desejo é me sentir amada”.
Que você (e eu) marido realize esse desejo em sua esposa.
                                                                  Pr. Nilton Fornazari

Nenhum comentário:

Postar um comentário