24 maio – Ó Maria, fazei-me todo vosso, para que eu seja todo de Jesus. (S 233). SÃO JOSÉ MARELLO
EVANGELHO DO DIA
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da
Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno
de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se
aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem
divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos
ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma
certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por
causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No
entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por
isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim,
já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o
homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram,
novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem
se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a
primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com
outro, cometerá adultério”.
Meditação:
Jesus
está na jurisdição de Herodes, que tinha tomado por esposa Herodiades esposa do
seu irmão e que por isso causara a morte de João Batista. De repente os
conhecedores da lei de Moises insurgem contra Jesus e lhe fazem uma pergunta.
Só que desta vez sobre o divórcio. Talvez na tentativa de aprovar a atitude de
Herodes e condenarem João por ter defendido a indissolubilidade do matrimônio.
De
fato, naquele tempo, a questão do divórcio e novo casamento era motivo de
grandes debate entre as duas escolas rabínicas de Shammai e Hillel. Mas também
vemos na pergunta dos fariseus mais uma tentativa de assassinato do que uma
mera questão.
Desencadeou-se a polêmica em torno do assunto do divórcio proposto pelos
fariseus, e Jesus dá atualidade ao mandamento inquebrantável do amor do casal:
o que Deus uniu o homem não separe.
No Novo Testamento, existem três passagens principais que lidam com divórcio e
novo casamento: Mat. 19:1-9, Mar. 10:1-12 e I Cor. 7:10-40.
Jesus faz distinção entre a intenção original de Deus na criação e a lei (Dt
24,1) que foi escrita “por causa da dureza do vosso coração“.
O enfoque dessa passagem de Marcos é realmente novo casamento e não divórcio.
Ao exprimir seu pensamento a respeito do matrimônio, Jesus denunciava uma
injustiça cometida contra as mulheres, procurando prevenir seus discípulos a
não praticá-la.
A Lei mosaica era explícita no tocante ao divórcio. Lê-se no Deuteronômio:
“Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele
não gosta mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva
para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa,
em liberdade“. A Lei previa o caso de sucessivos repúdios da mulher.
Portanto,
ela ficava sob a tutela do marido e dependia de seu humor. Bastava um pequeno
deslize, ou algo que desagradasse o marido, para ser repudiada. Uma situação de
evidente injustiça, no parecer de Jesus, com a qual não podia pactuar.
Por isso, ele saiu em defesa das mulheres com dois argumentos: O primeiro
referia-se ao questionamento da Lei. O divórcio consistia numa espécie de
concessão divina à mesquinhez humana. Não podendo suportar algo superior, Deus
se contentava em permitir aos homens algo inferior. Mas Jesus estava ali para
defender a verdadeira vontade divina. O segundo consistiu em mostrar que o
divórcio é impossível, considerando o texto bíblico: Eis agora aqui, disse o
homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher,
porque foi tomada do homem.
Por
isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são
mais que uma só carne (Gênesis 2,23-24), que lhe serve de fundamento. Portanto,
Se é verdade que marido e mulher formam uma só carne, como é possível falar em
divórcio? Não sejas teimoso, teimosa. Repudiando o teu marido ou tua mulher, tu
te desfazes de uma parte de ti mesmo.
Hoje em dia é comum que muitos casais busquem o matrimônio não pela vivência
sacramental do Deus que abençoa e santifica o amor do casal, mas como um de
tantos eventos sociais cujos protocolos se converteram em exigências.
Certamente,
ainda numerosos casais procuram permanecer unidos no matrimônio até que a morte
os separe, mas numerosos outros usam o matrimônio como instrumento para
conseguir um visto, uma herança, um status social, ou, simplesmente, para não
ficar sozinhos.
Fator
importante na crise de casais, tanto dos unidos pela matrimônio como dos que
estão fora dele, é o medo de que o amor se extinga e leve cada um a tomar seu
próprio caminho.
Jesus
é enfático na exigência que lança a seus seguidores: o casal buscar nas
relações o que é realmente essencial e transcendente: a vivência do amor de
duas pessoas unidas no sacramento do matrimônio, união que, não obstante as
dificuldades, continua se recriando apesar do transcurso do tempo na vivência
renovada da doação de um ao outro.
Reflexão Apostólica:
O matrimonio é o sacramento do amor e
expressa a presença viva de Deus no meio de quem deseja compartilhar suas
vidas, unificadas por um amor mutuo.
Tal relação se fundamenta no conhecimento
profundo das duas pessoas, na ruptura dos estreitos limites do egoísmo para dar
espaço à partilha, à amizade, ao afeto, ao encontro íntimo dos corpos; por isso
Jesus recorda aos fariseus o elemento essencial da união matrimonial: ser uma
só carne, um só ser, uma só pessoa.
Ser “um só” significa que os dois são responsáveis por manter vivo o primeiro
amor; significa que são iguais, que não há um mais importante que o outro, mas
que cada um, com sua própria identidade, forma parte indispensável deste
projeto de amor.
Portanto, o divorcio é a conseqüência de não compreender o sentido original do
matrimonio, de possuir um “coração de pedra” incapaz de amar a Deus, que é o
próximo por excelência, de não abrir o coração ao perdão, à ternura e a
misericórdia para com o outro. É necessário um “coração de carne” para que o
amor conjugal seja forte e indissolúvel.
O Evangelho de hoje nos induz a uma reflexão e aprofundamento do nosso
compromisso matrimonial. Vivemos um tempo em que o matrimônio tornou-se mais um
evento social do que um compromisso assumido pelos cônjuges.
Algumas pessoas se casam já condicionadas a
uma separação, se surgirem dificuldades que não as façam felizes. Aquele que
procura apenas sua felicidade no casamento certamente sofrerá muitas decepções,
porém, aquele que procura fazer seu parceiro/a feliz, esse terá muito maior
probabilidade de ser feliz.
Deus nos dá plena liberdade de escolhermos a
nossa parceria, não nos impõe nenhuma condição, por isso a nossa escolha deve
ser definitiva e devemos nos esforçar ao máximo para honrarmos o compromisso
assumido. São Tiago já nos alerta em sua
carta, "que o vosso sim seja sim, e o
vosso não, não".
É na família abençoada pelo sacramento
matrimonial que devemos exercer, em primeiro lugar, as recomendações deixadas
por Jesus Cristo, que são a disponibilidade ao serviço e a evangelização. Essa
é a receita para a união duradoura e eterna que se espera do casamento.
Se um dia, a vida em comum se tornar inviável,
apesar do nosso empenho em concretizá-la, lembremos da advertência de Jesus
"Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério
contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro,
cometerá adultério".
Que o Senhor guie nossos matrimônios e os
mantenha unidos no amor que se torna sacramento de modo tão essencial nessa fusão
que permite a um homem e a uma mulher não ser já dois, mas um só.
Propósito:
Pai, que os casais cristãos, unidos pelo sacramento do matrimônio,
saibam reconhecer e realizar o mistério de comunhão que os chama a viver.
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