05 abril -
Não há tempo nem lugar onde não seja possível fazer alguma coisa. Cada palavra,
cada passo, cada desejo, pode ser a matéria prima dos interesses de Jesus. (L
76). São José Marello
João
8,21-30
"Jesus
disse outra vez: Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o
perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir. Os líderes judeus
disseram: Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se
matar? Jesus continuou: Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são
deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer
sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados
se não crerem que "EU SOU QUEM SOU". Quem é você? Perguntaram a Jesus.
Ele respondeu: Desde o começo eu disse quem sou. Existem muitas coisas a
respeito de vocês das quais eu preciso falar e as quais eu preciso julgar.
Porém quem me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo somente o que ele me
disse. Eles não entenderam que ele estava falando a respeito do Pai. Por isso
Jesus disse: Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que "EU SOU
QUEM SOU". E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo
somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou
sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada. Quando Jesus disse isso, muitos
creram nele."
Meditação:
Na semana passada, a liturgia nos levou a meditar o capítulo 5 do evangelho de João. Esta semana nos apresenta o capítulo 8 do mesmo evangelho. Como o capítulo 5, também o capítulo 8 traz profundas reflexões sobre o mistério de Deus que envolve a pessoas de Jesus.
O evangelho usa a linguagem cifrada, polêmica e simbólica. Deste texto
ressaltamos alguns aspectos que chamam a atenção: em primeiro lugar, a oposição
que estabelece o autor entre acima e abaixo; Jesus pertence ao mundo de cima,
quer dizer, ao mundo de Deus; os judeus e seguidores de Jesus pertencem ao
mundo de baixo, mundo limitado, temporal e imperfeito.
Por isso, os do mundo de baixo não podem entender a mensagem que Jesus anuncia,
porque este pertence ao mundo de cima. Em segundo lugar, Jesus se declara como
“Eu Sou”
que nos remete ao livro do Êxodo 3, onde Deus revela seu nome a Moisés “Eu sou o que sou”.
Desta maneira, Jesus se identifica com o próprio Deus.
Aparentemente, trata-se de diálogos entre Jesus e os fariseus (Jo 8,13). Os
fariseus querem saber quem é Jesus. Eles o criticam porque dá testemunho de si
sem nenhuma prova ou outro testemunho para se legitimar diante do povo (Jo
8,13). Jesus responde que não fala por si mesmo, mas sempre pelo Pai e em nome
do Pai (Jo 8,14-19).
Na realidade, os diálogos são sempre a expressão de como era feita a
transmissão catequética da fé nas comunidades do discípulo amado nos últimos
anos do primeiro século da nossa era. Espelham a leitura orante que os cristãos
faziam das palavras de Jesus, considerando-as expressão da Palavra de Deus.
O método de pergunta e resposta ajudava a encontrar a resposta aos problemas
que, no final do século, os judeus levantavam aos cristãos. Era uma maneira
concreta de ajudar a comunidade a aprofundar sua fé em Jesus e em sua mensagem.
João enfrenta um tema novo ou outro aspecto que interessa a pessoa de Jesus.
Jesus fala de sua partida e afirma que aí onde ele for os fariseus não poderão
segui-lo. "Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso
pecado".
Eles procurarão Jesus mas não o encontrarão, porque não o conhecem e os
procuram com critérios errados. Eles vivem no pecado e morrerão no pecado.
Viver no pecado é viver longe de Deus. Eles imaginam deus de um modo, mas Deus
é diferente daquilo que eles imaginam.
Por isso não são capazes de reconhecer a presença de deus
Os fariseus se orientam em tudo pelos critérios deste mundo. "Vós sois de
baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo!" O
que orienta Jesus em suas palavras e gestos é p mundo alto, isto é Deus, o Pai,
e a missão que recebeu do Pai.
A referência dos fariseus é o mundo daqui, sem abertura, fechado em seus
critérios. Por isso vivem no pecado. Viver no pecado é não ter o olhar de Jesus
sobre a vida.
O olhar de Jesus é totalmente aberto a Deus até ao ponto de Deus estar todo
nele com toda sua plenitude (cfr. Cl 1,19). Nós afirmamos: "Jesus é
Deus". João nos convida a dizer: "Deus é Jesus!"
Por isso, Jesus afirma: "Se não acreditais que EU SOU, morrereis nos
vossos pecados". EU SOU é a afirmação com a qual Deus se apresenta a
Moisés na hora de libertar seu povo da opressão do Egito (Ex 3,13-14).
É a máxima expressão da certeza absoluta do fato que Deus está em nosso meio na
pessoa de Jesus. Jesus é a prova definitiva do fato que Deus está conosco, o
Emanuel.
O mistério de Deus em Jesus não entra nos critérios com os quais os fariseus
olham Jesus. Novamente perguntam: "Quem tu és?" Não entendem porque
não entendem a linguagem de Jesus.
Jesus fazia questão de lhes falar tudo o que experimentava e vivia em contato
com o Pai e pela consciência que ele tinha de sua missão.
Jesus não faz autopromoção. Simplesmente afirma e expressa o que ouve do Pai. Ele é a pura revelação porque é pura e total obediência.
Os fariseus não entendem Jesus; em tudo o que ele faz e afirma, é a expressão
do Pai. O entenderão só depois que o Filho do Homem for levantado. "Então sabereis que EU SOU".
A palavra levantar tem um duplo sentido de levantar sobre a Cruz e ser elevado
à direita do Pai.
A Boa Nova da morte e ressurreição revela quem é Jesus, e eles saberão que
Jesus é a presença de Deus no meio deles.
O fundamento desta certeza da nossa fé é duplo: de um lado, a certeza que o Pai
está sempre com Jesus e ele jamais ficar sozinho e, do outro, a radical e total
obediência de Jesus ao Pai, que se torna abertura total e total transparência
do pai para nós.
Quem se fecha em seus critérios e pensa saber já tudo, jamais poderá entender o
outros. Assim eram os fariseus diante de Jesus. E eu como me comporto diante do
outros? Jesus é obediência radical ao Pai e por isso é revelação total do Pai.
E qual é a imagem que eu transmito de Deus?
Reflexão
Apostólica:
O Pai é quem revelou todas as coisas ao Filho; por
isso, se não acreditarem em Jesus, tampouco podem crer
Quem é este Homem cujo nome é o mais procurado nas mídias virtuais, cujo tempo
cronológico corre antes e depois do seu nascimento?
Quem é Ele que é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, o servo e o Senhor?
Jesus é o Filho do Homem, Aquele cuja divindade de Deus está presente na sua
humanidade. Ele é Deus e é Homem. Não é meio Deus e nem meio Homem. É Deus por
inteiro no Homem por inteiro, totalmente humano e totalmente divino. É Aquele
pelo qual Deus se dá a conhecer.
O homem é imanente e somente Deus é transcendente, e Jesus é tanto um quanto
outro. A humanidade imanente busca a Deus transcendente, mas a transcendência
não cabe na imanência, e é aqui que mora o mistério que não consegue ser
revelado, porque Deus não cabe na compreensão do homem.
Jesus, o Filho do Deus vivo, é aquele que sempre existiu como Deus, mas que
nasceu Homem, gerado no ventre de uma mulher pela vontade do Seu Pai, e isso é
mistério.
Ele não é
deste mundo, Ele é do alto, é o próprio Deus que se encarnou para nos ensinar a
viver a plenitude do Amor e abrir os céus para nossa morada eterna.
Se Ele é Deus, Deus está nele como Homem, e Ele não está nunca sozinho e faz
tudo o que é do agrado do Pai.
Chegar à comunhão com Deus através de Jesus é a missão principal de todo
cristão. Quem chega a essa comunhão plena buscará sua felicidade na realização
da vontade de Deus.
Você O conhece?
Propósito: Responder e também perguntar a
outras pessoas: "quem
é Jesus para você?"
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