11 fev - Nossa Senhora de Lourdes.
A humildade de Maria Santíssima é quase infinita e não podemos
sequer imaginá-la. Ela se rebaixou tanto na humildade que só um Deus feito
homem pode superá-la. E, depois de Jesus Cristo, a criatura mais humilde foi
certamente Maria. (S 358). São
Jose Marello
Marcos 7,31-37
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de
Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a
região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com
dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus
afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos
seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando
para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente
seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem
dificuldade.
36Jesus recomendou com
insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais
eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem
todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar
Meditação:
Voltamos aqui, a propósito do aspecto particular das curas de mudos na
Bíblia, ao tema da fé, que é o ponto principal desta passagem. A maioria das
narrativas que tratam da vocação de profetas, quer dizer, de personagens que
foram portadores da Palavra de Deus, narram ao mesmo tempo curas de surdos ou
mudos (Ex 4,10-17; Jr 1).
Trata-se de um procedimento literário cuja finalidade é dar a entender
que o profeta apoiado tão-somente em suas faculdades naturais não é capaz
sequer de começar a falar, mas que recebe de “Outro” uma palavra que deve
transmitir. Por isso a cura de um mudo que proclama a Palavra é considerada
como um sinal evidente do que é a fé: uma virtude infusa que não depende das
qualidades humanas.
A cura de um mudo quer nos dar, portanto, a entender que devemos ter
consciência de que a fé é um bem messiânico. Mas, ao relatar esta cura, Marcos
quer tornar como seu o tema do Antigo Testamento que relaciona mutismo e falta
de fé.
O evangelista sublinha repetidas vezes que a multidão tinha ouvidos e
não ouvia, tinha olhos e não via. Somos chamados a profetizar e evangelizar, e
somente de Deus procedem nossas capacidades.
Jesus encontra com uma comunidade surda e muda. Isto é algo que
simboliza o personagem que nos apresenta o relato evangélico. Esse homem
representa a comunidade que tem que ser curada espiritualmente. Essa cura, que
é produto do amor gratuito de Deus, levará a comunidade a entender as palavras
de Jesus e chegar a confessá-lo como o "Filho de Deus Crucificado e
Ressuscitado".
Este relato evangélico tem muitos sinais libertadores que são
necessários para compreender, para poder assimilar o conteúdo profundo desta
perícope. Este milagre, antes de tudo, estabelece uma gratidão na qual a
humanidade total de Jesus se encontra comprometida. Jesus utiliza suas mãos, a
utilização das mãos manifesta a aproximação de Deus que Jesus possui.
Esta aproximação se faz necessária, para que o povo volte a escutar e
seja capaz de proclamar. A religião oficial havia distanciado Deus da esfera
popular e por isso eles sentiam-no distante e abstrato.
Jesus emprega também a saliva: é símbolo que recria o indivíduo
novamente e torna-o apto para que possa continuar a história, pela nova
história de liberdade inaugurada por Jesus.
Outro sinal: os olhos levantados para o céu: são expressão com a qual o
evangelista manifesta o desejo intenso de Jesus de curar a comunidade que
padece de surdez e de mudez e esse desejo se converte em oração que o Pai
misericordioso escuta para o bem do povo.
Uma palavra: "Effatá". Com esta palavra Jesus convida a
comunidade a se abrir, para que o projeto de Deus se faça efetivo no meio da
comunidade. Todos esses sinais externos que Jesus realiza para que o milagre
seja possível na vida do povo, são um Dom gratuito de Deus e este Dom gratuito
do Pai é que tornará possível que a comunidade confesse a Jesus como o Senhor
da história.
A surdez impossibilitava a comunidade seguidora de Jesus a
compreender mesmo o que Jesus dizia. Hoje também nós, em nossas comunidades,
padecemos de surdez que nos impossibilita de escutar o projeto libertador de
Deus em nossas vidas.
Reflexão
Apostólica:
O milagre que nedutanis no texto de hoje está
vinculado com a compreensão universal do Evangelho. A salvação chega a todos os
povos, os limites se ampliam com o anúncio da Boa Nova aos pagãos. O surdo-mudo
representa o povo pagão, e expressa simbolicamente o silencio e a negação dessa
palavra salvadora para os não judeus.
Curando o surdo mudo Jesus abre a possibilidade aos pagãos. Eles devem ser
participantes ativos da salvação. Concede a eles a capacidade de escutar e
falar a Palavra de Deus.
Jesus cura o surdo-mudo com sinais muito expressivos. Eles ilustram a ternura e a compaixão de Deus pelos que são excluídos da comunidade. Jesus é apresentado como aquele que restaura todas as coisas, dando-lhes um novo alento de vida.
Com a cura do surdo-mudo, Jesus torna presente o projeto de uma nova humanidade
e de uma nova criação. Essa nova humanidade e criação estão fundamentadas na
Palavra de vida e no amor de Deus Pai, que defende e protege a vida. A escuta
da Palavra deve nos conduzir a uma verdadeira mudança de vida.
Jesus levou o homem para fora da multidão, colocou os dedos nos seus
ouvidos e tocou a sua língua. Assim Ele quer fazer conosco: tirar-nos do mundo,
da multidão e nos levar para um lugar onde nós possamos escutá-lo, onde Ele
possa nos tocar.
Ele quer abrir os nossos ouvidos e a nossa boca porque nós só
conseguiremos deixar de ser mudos quando deixarmos de ser surdos à Sua Palavra
que são ensinamentos preciosos para nós. Como pode falar de Deus aquele que não
escuta a Deus?
Um coração surdo, é um coração que não sabe se expressar, não sabe contagiar,
não sabe atrair as pessoas. Jesus quer fazer também em nós esse grande milagre:
abrir os nossos ouvidos para que possamos falar com facilidade as coisas lindas
que o Espírito Santo nos revelar.
Primeiramente Jesus quer nos afastar do meio da multidão para poder
tocar com os dedos nos nossos ouvidos, depois disso tornar-se-á mais fácil para
nós soltar a nossa língua a fim de divulgar as coisas que o Senhor tem feito
bem na nossa vida.
“Efatá”, (Abre-te), é a palavra chave que Jesus ordena aos nossos ouvidos
e boca espirituais. – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio
da multidão daqueles que não “ouvem”, por isso, não entendem a Palavra de
Deus?
Você acha que não fala em nome de Deus porque você é tímido (a) ou
porque você não pára para escutar o que Ele tem a lhe dizer? Você precisa
ser tocado por Jesus em relação a isso?
Jesus “fazia bem todas as coisas”. Isto revela o
empenho que colocava no exercício de sua missão. Ele não fazia as coisas pela
metade, não concedia benefícios parcelados e condicionados, nem se contentava
com ações malfeitas. Pelo contrário, seus gestos poderosos traziam a marca da
plenitude.
No caso do surdo-mudo, a plenitude do gesto de
Jesus deve ser entendida para além da cura física. O fato de abrir-lhe os ouvidos,
possibilitando-lhe ouvir perfeitamente, e da libertação da mudez, de modo a
poder falar sem dificuldade, já é, por si, formidável. Contudo, isto ainda
seria insuficiente para que a ação de Jesus fosse declarada bem-feita.
Era necessário possibilitar ao surdo-mudo um
“abrir-se” ainda mais radical: desfazer-lhe as outras prisões, e num nível tal
de profundidade, de forma a colocá-lo em plena sintonia com Deus e com os seus
semelhantes.
Sem esta passagem da cura física à cura espiritual,
a primeira não teria muita importância. Vale a pena alguém ser curado da surdez
e da mudez para levar uma vida egoísta, sem solidarizar-se com os necessitados?
Tem sentido ser privilegiado com um gesto de misericórdia de Jesus, e
recusar-se a ser misericordioso com o próximo?
Só uma cura radical possibilitaria àquele homem ser misericordioso com
os demais. E era isto que interessava a Jesus.
Hoje é comum vermos nas ruas muitas pessoas com fones de ouvidos,
ouvindo música ou mesmo programas do mundo, alienando-se dos acontecimentos que
o cercam.
Vemos também muitos jovens passeando em seus automóveis com o som ligado
no último volume e também muitos em suas próprias casas gostam de ouvir música
no volume máximo.
Entretanto para ouvir o que seus pais têm a dizer ou a Palavra de Deus
eles viram as costas e preferem não ouvir. Somos rebeldes à nossos pais e não
queremos ouvir a Palavra de Deus. Por isso, há entre nós tantos enfermos do
corpo e da alma.
O Senhor nos fez com dois ouvidos e uma boca para que saibamos mais
ouvir do que falar. A nossa fé vem pelo ouvir, se quisermos aumentar a nossa fé
devemos ouvir mais.
Propósito:
Senhor queremos ser tuas ovelhas e ouvir a
Tua voz!
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