14 - Aniversário da Fundação da
Congregação dos Oblatos de São José (1878).
Vivam todos bem dispostos sob o
manto paterno de São José, lugar de absoluta
segurança
"in tribulationibus et angustiis”, nas tribulações e nas aflições. (L
287). São José Marello
Mateus 5,20-26
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior
que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos
Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Meditação:
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Meditação:
Segundo o Evangelista Mateus, é importante que o
homem tenha a consciência de que “A ira do homem não realiza a justiça de Deus”
(Tg 1, 20). E que é pela prática da justiça que vem de Deus que a sua vida é
restaurada sobre a terra. E isto é tão fundamental que se torna imprescindível
na vida existencial do homem e extensivo a todas outras práticas no seu dia a
dia para tornar possível a convivência dos homens entre si e entre o meio
ambiente. Ouvistes o que foi dito… Eu, porém vos digo… Jesus não pretende
reformar o complexo doutrinal do judaísmo.
Jesus veio nos ensinar a viver em plenitude a Lei
de Deus e nos adverte de que a nossa justiça deve ser maior do que a dos
mestres da lei e dos fariseus. Eles viviam na rigidez da lei e esqueciam de que
o maior mandamento da Lei era justamente o amor e que, mais importante que a
Lei em si, é o bom relacionamento entre as pessoas.
Muitas vezes nós também, como os escribas e os
fariseus, nos apegamos ao que a lei nos exorta a não fazer e ficamos alerta
para não cometer aquelas faltas que se constituem as mais graves, como matar,
roubar, adulterar, ter maus pensamentos, etc.. “Todo aquele que se encoleriza
com o seu irmão será réu de juízo”.
O desejo primeiro de Deus, ao criar os seres
humanos, é que vivam na mais perfeita comunhão, deixando de lado tudo quanto
possa dividi-los e separá-los pelo muro da inimizade. O ódio e a divisão
constituem flagrante desrespeito à vontade divino.
O homicídio é uma forma incontestável de ruptura
com o próximo, culminando com a sua eliminação. Para evitar isto, Deus condenou
peremptoriamente esse crime, com o mandamento: “não matarás”.
Os poderosos que escudam a economia de mercado
matam ostensivamente, pela bomba, e o próprio mercado, na injusta apropriação
dos bens necessários à sobrevivência das pessoas, mata pela extinção lenta da
vida, na exclusão, na doença e na fome.
A eliminação física do próximo é antecedida
por outros gestos de eliminação de igual gravidade. Por exemplo, a simples
irritação contra os outros, as palavras ofensivas contra eles são formas sutis
de atentar contra a vida alheia. O discípulo do Reino não pode agir desta
maneira. A reverência a Deus passa pelo respeito ao próximo.
Na liturgia de hoje, Jesus exige de nós, como seus
discípulos a reconciliação com seu próximo, antes de fazerem sua oferenda a
Deus. Se alguém estava para fazer sua oferta, e se recordava de algum
desentendimento com o próximo, deveria deixá-la ao pé do altar, para antes ir
reconciliar-se. Caso contrário, a oferta não teria valor perante Deus.
Ele vem revelar que qualquer doutrina ou lei só tem valor à medida que contribua para a libertação e a promoção da vida. Jesus não propõe uma doutrina, mas ensina a prática restauradora da vida. A grande novidade que Jesus me ensina hoje é o perdão sem limites e a reconciliação, que me levam à comunhão de vidas com Deus e com os meus irmãos.
Que neste dia ó Senhor Jesus nosensine a perdoar os
nossos irmãos e irmãs para poder estar em comunhão Deus e com
os irmãos já aqui na terra.
Reflexão
Apostólica:
Jesus veio nos ensinar a viver em
plenitude a Lei de Deus e nos adverte de que a nossa justiça deve ser maior do
que a dos mestres da lei e dos fariseus. Eles viviam na rigidez da lei e
esqueciam de que o maior mandamento da Lei era justamente o amor e que, mais
importante que a Lei em si, é o bom relacionamento entre as pessoas.
Muitas vezes nós também, como os
escribas e os fariseus, nos apegamos ao que a lei nos exorta a não fazer e
ficamos alertas para não cometer aquelas faltas que se constituem as mais
graves, como matar, roubar, adulterar, ter maus pensamentos, etc.. “Todo aquele
que se encoleriza com o seu irmão será réu de juízo”.
A Palavra de Deus que Jesus veio
esclarecer para nós vai muito mais além do que as coisas que nós praticamos,
mas atinge também ao que nós pensamos e falamos ou expressamos a partir do
nosso coração. Assim sendo, nós não podemos chamar os nossos irmãos e irmãs nem
mesmo de tolos ou idiotas. Quanto ensinamento para nós!
A oferta que fazemos ao Senhor será
desnecessária, se primeiro não oferecermos a nossa compreensão e perdão às
pessoas com as quais nos relacionamos. Enquanto caminhamos aproveitemos o
conselho do Mestre para que a nossa justiça seja maior do que a justiça dos
“mestres da lei” e dos “fariseus” de hoje.
Como é a nossa justiça? O que é justo
para Deus? A justiça de Deus é o Amor, é o perdão, é a reconciliação. E a
nossa? Fazemos as nossas ofertas no Altar do Senhor, mas como está o nosso
coração?
Como você trata as pessoas com quem
você convive? Você tem costume de falar mal os seus amigos, suas
amigas? Você o faz de coração? E quando você faz a sua oferta na hora
do ofertório, qual é a sua atitude diante de Jesus? Você já pensou que enquanto
você faz a oferta do seu coração na hora da Missa, ele pode estar sujo com a
injustiça da falta de perdão, da ofensa feita, do ódio por alguém?
No Evangelho de hoje, Jesus nos indica, de uma maneira direta, a necessidade de superar comportamentos farisaicos. Convida-nos a superar alguns modelos canonizados ou que nos foram propostos como ideais. Temos fixado normas de conduta e comportamento que precisam de revisão e que precisam ser superadas a partir da comunidade cristã.
Quaresma é um momento propicio para fazer esta revisão e para que nos comprometamos a fazer essa mudança. Esta Quaresma de 2011 deve proporcionar mudanças radicais, de acordo com o evangelho de Jesus e as exigências da comunidade. E ainda que o evangelho de hoje pareça redigido em chave pessoal, não exclui que as mudanças seja feitas em tom comunitário ou grupal, uma forma de considerar que os outros também tem propostas de mudança em sua vida.
Isto dizemos porque qualquer coisa que fazemos ou dizemos tem seu eco e repercussão na família, no grupo, na comunidade, no ambiente. E é precisamente na comunidade ou no grupo que temos a responsabilidade e missão de sermos criadores de harmonia e paz, recompondo relações tortas e abandonando tensões e discórdias.
No Evangelho de hoje, Jesus nos indica, de uma maneira direta, a necessidade de superar comportamentos farisaicos. Convida-nos a superar alguns modelos canonizados ou que nos foram propostos como ideais. Temos fixado normas de conduta e comportamento que precisam de revisão e que precisam ser superadas a partir da comunidade cristã.
Quaresma é um momento propicio para fazer esta revisão e para que nos comprometamos a fazer essa mudança. Esta Quaresma de 2011 deve proporcionar mudanças radicais, de acordo com o evangelho de Jesus e as exigências da comunidade. E ainda que o evangelho de hoje pareça redigido em chave pessoal, não exclui que as mudanças seja feitas em tom comunitário ou grupal, uma forma de considerar que os outros também tem propostas de mudança em sua vida.
Isto dizemos porque qualquer coisa que fazemos ou dizemos tem seu eco e repercussão na família, no grupo, na comunidade, no ambiente. E é precisamente na comunidade ou no grupo que temos a responsabilidade e missão de sermos criadores de harmonia e paz, recompondo relações tortas e abandonando tensões e discórdias.
Propósito:
Pai, não permitas que meu coração se feche para meu próximo, e dá-me forças para superar todas as barreiras que me impedem de viver em comunhão com ele
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