05 – Quer seja comprido ou curto, quer seja bom ou mau
o caminho, quer se enxergue ou não a meta com a vista humana, depressa ou
devagar, contigo, ó José, estamos certos de que caminharemos sempre bem. (L
208). SÃO JOSÉ MARELLO
CINZAS JEJUM E ABSTINÊNCIA.
Mateus
6,1-6.16-18
"Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na
frente dos outros, só para serdes notados... Quando deres esmola, não mandes
tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas... para
serem elogiados pelos outros... Tu, porém, quando deres esmola... que tua
esmola fique escondida... Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que
gostam de orar nas sinagogas... para serem vistos pelos outros... Tu, porém,
quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no
escondido. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas...
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros
não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o
teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.
Meditação:
Com
a celebração das Cinzas damos início ao grande e forte tempo de oração,
penitência e Jejum, que se pode também traduzir por tempo de partilha. É o
tempo de conversão do coração humano ante as necessidades dos outros.
Como o próprio nome no-lo diz, são quarenta dias de penitência que nos preparam para a celebração da vitória final da graça sobre o pecado e da vida sobre a morte. Durante estes dias, a nossa oração se torna mais intensa e a penitência mais acentuada. É um tempo de retorno a Deus, de conversão e de abertura aos outros.
A
imposição das cinzas nos recorda que nossa vida na terra é passageira, que
algum dia vamos morrer e que o nosso corpo vai se converter em pó e que a vida
definitiva se encontra no céu.
Ensina-nos
ainda , que os céus e a terra hão de passar um dia. Em troca, todo o bem que
tenhamos em nossa vida nós o vamos levar à eternidade. Ao final da nossa vida,
só levaremos aquilo que tenhamos feito por Deus e por nossos irmãos.
As
cinzas são um sacramental, que não nos tira os pecados, mas nos relembra a
nossa condição de miseráveis, de frágeis e pecadores. E assim, reconhecendo a
nossa situação, recorremos ao Sacramento da Reconciliação.
É
um sinal de arrependimento, de penitência, mas, sobretudo de conversão. Com
esta celebração damos início a nossa caminhada com Cristo do Jardim das
Oliveiras, até ao triunfo na manhã do primeiro dia da semana que é o Domingo da
Ressurreição.
Quaresma
é realmente o tempo de reflexão em nossa vida, de entender aonde vamos, de
analisar como está nosso comportamento com nossa família, o marido, a esposa,
os filhos, os pais e todos os que nos rodeiam.
O
Evangelho de hoje nos oferece uma ajuda, e nos faz entender como praticar as
três obras de penitência – oração, esmola e jejum – e como utilizar bem o tempo
da Quaresma. Jesus fala das três obras de piedade dos judeus: a esmola, o jejum
e a oração; e faz uma crítica pelo fato de que eles as praticam para serem
vistos pelos outros.
O segredo
para o efeito é a atenção para que não sejamos como os fariseus hipócritas:
«Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para
serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso
Pai que está nos céus» (Mt 6, 1).
Para
Jesus é preciso criar uma nova relação com Deus, e ao mesmo tempo Ele nos
oferece um caminho de acesso ao coração de Deus. Para Ele, a justiça consiste
em conseguir o lugar onde Deus nos quer.
O
caminho para chegar ali está expresso na Lei de Deus. «Se a vossa justiça não
superar a justiça dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino
dos Céus».
Este
é o tempo de oração, que se caracteriza por uma relação de aliança entre Deus e
o homem em Cristo. Este
encontro com Cristo não se exprime apenas em pedidos de ajuda, mas também em
louvor, ação de graças, escuta e contemplação. Rezar é confiar no Senhor que
nos ama e corresponder ao seu amor incondicional. Por sua vez, a oração
penitencial privilegia o agradecimento da misericórdia de Deus e prepara o
coração para o perdão e para a reconciliação.
É
tempo da prática do jejum. O jejum tem certamente uma dimensão física, como a
privação voluntária de alimentos. O que jejuamos deve ser partilhado, ou seja,
entregue aos nossos irmãos que passam fome. É e sobretudo a privação do pecado.
O jejum é sinal do combate contra o espírito do mal.
O
modelo deste combate é Cristo, que foi tentado muitas vezes ao sucesso, ao
domínio e à riqueza. No entanto, a sua vitória sobre todo o mal que oprime o
homem inaugurou um tempo novo, um reino de justiça, de verdade, de paz, de amor
e de partilha.
A
experiência do jejum exterior e interior favorece a opção pelo essencial. No
nosso tempo, o jejum tornou-se uma prática habitual. Alguns jejuam por razões
dietéticas e estéticas.
O
jejum cristão não tem uma dimensão dietética ou estética como é prática nos
nossos dias, mas sim uma referência Cristológica e solidária com os nossos
irmãos e irmãos excluídos da sociedade por causa de diversas condições:
raciais, religião, cor, tribo, língua etc.
Como
Cristo e com Cristo jejuamos para sermos mais solidários e abertos ao outro.
Sob várias formas podemos jejuar, como por exemplo, o jejum midiático da
televisão, da internet, do celular, da língua etc; para redescobrirmos a
beleza do diálogo em família, da partilha de interesses, do encontro e da
comunhão com os irmãos.
Quando,
como cristãos, vivemos bem o jejum, nos convertemos em seres solidários, seres
que partilham tudo entre todos. Ninguém chamará de ‘seu’ o que possui. Por
outras palavras, atualizaremos o Atos dos Apóstolos 2,42 que é a essência do
cristianismo. A relação dinâmica entre o amor e a adesão a Cristo, fazem do
gesto de ajuda, expresso na esmola, uma partilha fraterna e não uma esmola
humilhante.
Quaresma
é tempo de dar esmola, e esta nos ajuda a vencer a incessante tentação,
educando-nos para ir ao encontro das necessidades do próximo e partilhar com os
outros aquilo que, por bondade divina, possuímos. Tal é a finalidade das
coletas especiais para os pobres, que são promovidas em muitas partes do mundo
durante a Quaresma. Desta forma, a purificação interior é confirmada por um
gesto de comunhão eclesial, como acontecia já na Igreja primitiva.
Hoje,
a oração, o jejum e a esmola não perderam a atualidade, e continuam a ser
propostos como instrumentos de conversão. A estes meios clássicos podemos
acrescentar outros, em ordem a melhorar a relação com Deus, conosco próprios e
com os outros.
O maior
dentre eles é o amor. O amor é criativo e encontra formas sempre novas de viver
a fraternidade. Permite-nos que contribuamos para a sinceridade do coração e a
coerência das atitudes no caminho da paz. Faz-nos evitar a crítica maldizente,
os preconceitos e os juízos acerca dos outros, favorece a autenticidade da vida
cristã. E tem como obstáculos a vencer o egoísmo e orgulho, que impedem a
generosidade do coração.
Estamos
hoje diante de um convite veemente: CONVERTEI-VOS E ACREDITAI NO EVANGELHO. O
Evangelho é o próprio Cristo, que nos convida à conversão interior, à mudança
de mentalidade para acolher o Reino de Deus e para anunciar a Boa notícia.
Reflexão Apostólica:
A idéia central deste discurso é que as obras tradicionais de
justiça agradem a Deus e somente a Deus. A esmola, a oração e jejum não podem
alimentar a vaidade; devem ficar no segredo de Deus.
A esmola era como a obra de justiça por excelência. Dava-se certa
publicidade a ela para obrigar os benfeitores a manterem suas promessas e
provocar emulação. A oração era também geralmente realizada em público.
O jejum não era muito comum no judaísmo oficial nos tempos de
Jesus, mas as seitas o praticavam frequentemente com a finalidade de propaganda
exibicionista.
Jesus não quer juntar outras práticas a estas observâncias; sim
propõe perfumar-se quando se jejua ou ignorar o que faz a mão direita. Sua
intenção é dar importância ao espírito que deve animar estas práticas e
denunciar a hipocrisia daqueles que acham que servem a Deus quando buscam a si
mesmos. Renunciar a que a mão esquerda conheça o que faz a direita, ou
renunciar ao reconhecimento dos demais é a forma cabal de honrar a Deus e ao
próximo.
Fazer para aparecer é não fazer por amor. Todas as ações que praticarmos de coração terão a sua conseqüente recompensa. Por isso, não compete a nós próprios (as) propagá-las nem alardeá-las esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim agindo, nós já estaremos sendo reconhecidos (as) pelos homens e não por Deus.
Por três vezes, nesse Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”.
O jejum, a oração e a esmola são exercícios que edificam mais a nós próprios do que aos outros porque são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior.
Por isso, Jesus nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”. O fato de sermos vistos, admirados, elogiados, afagados, constitui-se numa necessidade da nossa carne fraca e, por isso, se não estivermos atentos (as), nós estaremos sempre esperando elogios, aplausos pelos nossos empreendimentos e nos entristeceremos se quando exercitarmos boas ações as pessoas não vierem nos dar parabéns ou nos aclamar.
Se nos deixamos recompensar somente por Deus que está escondido no profundo do nosso ser, as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, têm perfume agradável e sobem aos céus em forma de louvor. Seremos, então, recompensados porque sentimos no coração a presença amorosa e reconhecida de Deus que nos deixa serenos (as) e apascentados (as).
Para nós, portanto, é providencial neste tempo de Quaresma o exercício da oração, do jejum e da esmola, pois são meios que nos exercitam e nos levam a uma verdadeira intimidade com o Senhor.
O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens? Quando você faz alguma boa ação você se preocupa em que todos saibam? Qual é a sua atitude quando você está jejuando? Você gosta de provocar elogios? As pessoas costumam elogiá-lo (a)? Como você se sente quando isso acontece?
Hoje começamos a Quaresma. A proposta é não fazer desta uma Quaresma a mais na vida. É preciso que a cada ano ela seja melhor que a do ano anterior.
Fazer para aparecer é não fazer por amor. Todas as ações que praticarmos de coração terão a sua conseqüente recompensa. Por isso, não compete a nós próprios (as) propagá-las nem alardeá-las esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim agindo, nós já estaremos sendo reconhecidos (as) pelos homens e não por Deus.
Por três vezes, nesse Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”.
O jejum, a oração e a esmola são exercícios que edificam mais a nós próprios do que aos outros porque são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior.
Por isso, Jesus nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”. O fato de sermos vistos, admirados, elogiados, afagados, constitui-se numa necessidade da nossa carne fraca e, por isso, se não estivermos atentos (as), nós estaremos sempre esperando elogios, aplausos pelos nossos empreendimentos e nos entristeceremos se quando exercitarmos boas ações as pessoas não vierem nos dar parabéns ou nos aclamar.
Se nos deixamos recompensar somente por Deus que está escondido no profundo do nosso ser, as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, têm perfume agradável e sobem aos céus em forma de louvor. Seremos, então, recompensados porque sentimos no coração a presença amorosa e reconhecida de Deus que nos deixa serenos (as) e apascentados (as).
Para nós, portanto, é providencial neste tempo de Quaresma o exercício da oração, do jejum e da esmola, pois são meios que nos exercitam e nos levam a uma verdadeira intimidade com o Senhor.
O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens? Quando você faz alguma boa ação você se preocupa em que todos saibam? Qual é a sua atitude quando você está jejuando? Você gosta de provocar elogios? As pessoas costumam elogiá-lo (a)? Como você se sente quando isso acontece?
Hoje começamos a Quaresma. A proposta é não fazer desta uma Quaresma a mais na vida. É preciso que a cada ano ela seja melhor que a do ano anterior.
Estamos preparados para que a quaresma desse ano seja melhor? Bem,
a proposta é que a vivamos com intensidade, que caminhemos para Jesus,
plenitude da vida, e que alcancemos frutos abundantes. Olhemos hoje o Deus
compassivo e misericordioso, rico em piedade e leal que proclamamos no Salmo.
Estamos certos de que Ele nos perdoa porque afasta para longe de si a cólera; é rico em misericórdia, um Deus preocupado com o sofrimento do seu povo, um Deus próximo a seus filhos e filhas. Bondoso e compassivo, pois apaga nossas culpas.
Estamos certos de que Ele nos perdoa porque afasta para longe de si a cólera; é rico em misericórdia, um Deus preocupado com o sofrimento do seu povo, um Deus próximo a seus filhos e filhas. Bondoso e compassivo, pois apaga nossas culpas.
Descubramos nesta Quaresma o Deus que nos reconcilia sempre e
quando o permitimos, quando o aceitamos e nos colocamos ao seu alcance.
Aproximemo-nos do Deus de Jesus Cristo que nos completa, está sobre nós e
caminha ao nosso lado, quando aceitamos sua graça.
Façamos o propósito nesta Quaresma de praticar a justiça sem ser visto, de rezar escondido, onde só Deus nos ouve, de nos afastar das coisas que nos fazem mal e não são do gosto de Deus. É um bom propósito quaresmal, mas cuidado, porque estas coisas, tão tipicamente religiosas e apropriadas para este tempo, devem ser realizadas segundo o estilo e recomendações de Jesus.
Propósito:Façamos o propósito nesta Quaresma de praticar a justiça sem ser visto, de rezar escondido, onde só Deus nos ouve, de nos afastar das coisas que nos fazem mal e não são do gosto de Deus. É um bom propósito quaresmal, mas cuidado, porque estas coisas, tão tipicamente religiosas e apropriadas para este tempo, devem ser realizadas segundo o estilo e recomendações de Jesus.
Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina
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