28 de julho - 354). Sede sempre obedientes, ainda que a obediência exija grandes
sacrifícios. (SSão Jose Marello
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 13,47-53
""O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. "Entendestes tudo isso?" - "Sim", responderam eles. Então ele acrescentou: "Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas". Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali."
Meditação:
Encerrando o bloco de parábolas de Jesus, Mateus apresenta a parábola da rede lançada pelos pescadores, enfocando a perspectiva escatológica, relativa ao fim dos tempos, do Reino dos Céus.
Ao fim dos tempos está associado o juízo final. Este enfoque tem suas raízes no antigo tema profético do "dia de Javé" que, depois, se desdobra na literatura apocalíptica.
É o dia
Pode-se pensar que este seja mais uma interpretação dos discípulos oriundos do judaísmo do que do próprio Jesus. A expressão: "ali haverá choro e ranger de dentes" é bem característica do evangelista Mateus, que a usa seis vezes.
Para aqueles e aquelas que afirmam que o inferno é aqui mesmo, aí está a afirmação de Jesus. O inferno existe. E se somos cristãos, temos de acreditar nas palavras de Jesus, e procurar seguir os seus ensinamentos.
Hoje Jesus nos fala do inferno, e da vida eterna. E tudo isso não foi inventado
pela Igreja como alguns pensam. É o próprio Jesus que nos anuncia.
A vida eterna ou "reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta."
O nosso futuro está sendo traçado nos passos que estamos dando agora. Ou seja,
o que acontecerá naquele dia do juízo final, depende do que estamos fazendo, ou
deixando e fazer neste instante e nos instantes seguintes da nossa vida.
Será muito bom para a nossa alma se fizermos parte daqueles considerados bons.
Por isso vamos fazer o possível e o impossível para não ser jogados fora, por
que "assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio
dos justos"
Reparou que esta parábola é bem parecida com a explicação da parábola do trigo
e do joio? Trata-se, portanto, de uma parábola do gênero
escatológico-apocalíptico do judaísmo no tempo de Jesus.
É exclusiva do autor deste Evangelho, e a expressão "choro e ranger de
dentes" é a referência direta ao inferno.
A referência final ao escriba com o pai de família que tira de seu tesouro
coisas velhas e novas, pode ser uma auto - apresentação do evangelista
como sendo este escriba que se tornou discípulo merecedor da vida eterna ou do
Reino de Deus.
As
parábolas revelam o segredo de Deus para aqueles que têm fé. Por isso, o doutor
da Lei que se torna discípulo de Jesus é capaz de ver a ligação entre o antigo
e o novo testamento. Em Jesus tudo se renova e toma novo sentido.
Se repassarmos um pouco as páginas dos evangelhos, tendo como chave de busca os personagens, a maioria com nomes próprios, com os quais Jesus se relacionou e com quem compartilhou sua mensagem da Boa Nova do Reino, encontraríamos, mais ou menos, a seguinte lista: os discípulos, muitos deles pescadores ignorantes, gente pobre e desprezada por ser da região da Galiléia; mulheres impuras, enfermas, prostitutas, e muitas delas oprimidas por inúmeras formas de machismo presentes na sociedade, anciãs e anciãos inutilizados; pastores impuros e empobrecidos; cobradores de impostos, odiados por causa de seu espírito colaboracionista com os poderes dominadores de então; leprosos, cegos, surdos, pessoas cansadas, endemoninhados; crianças e pessoas rejeitadas pela lei dos adultos; pecadores de toda classe, militares e estrangeiros odiados.
Jesus fez dessa gente destinatários de seu amor e predileção. Para Ele, n valia o poder ou o ter, mas o ser de cada pessoa, e a partir desta condição universal de amor, devolveu a muita gente a dignidade roubada, integrando cada pessoa em seu projeto de comunidade.
Os esquemas mentais, impostos pela sociedade e pela cultura de cada época, aceitam como normais as estruturas com as quais conformam a sociedade.
Jesus sabe que aceitar a distinção entre as pessoas (boas e más) era aceitar a discriminação. Jesus quer que todas as pessoas sejamos filhos e filhas de Deus, com os mesmos direitos que nos fazem seres humanos iguais. A prática de Jesus nos ensina que para ele não há exclusão de pessoas.
No reino de Deus, como diz Jesus, as coisas velhas se confundem com as novas e só um perito espiritual poderá nos ajudar a fazer o discernimento.
Dentro
de nós há o velho e o novo, o bom e o ruim. A “cirurgia plástica” da nossa alma
só quem pode realizar é o Espírito Santo.
Deus Pai
que é o Oleiro é quem poderá nos ajudar pelo poder do Seu Espírito a nos
despojar de tudo que nos é inútil e está apodrecendo dentro de nós.
Só Ele
tem o poder de fazer valer em nós, os sentimentos que são oriundos do Seu
coração e nos trazem a felicidade, a concórdia e o amor.
Por
isso, o reino de Deus requer de nós paciência e esmero a fim de que,
gradualmente, nós possamos deixar com que o Senhor nos transforme no modelo que
Ele projetou para nós.
Precisamos,
então, ter consciência de que antes que chegue o fim dos tempos nós poderemos
nos deixar esclarecer pelo Espírito que há em nós.
Você tem
buscado o auxílio de Deus para suas dificuldades? Você percebe as coisas
boas e más que estão dentro do seu coração? Você acha que Deus tem poder
para transformar você num vaso novo?
Propósito:
Pai, concede-me suficiente realismo para perceber que teu
Reino se constrói em meio a perdas e ganhos, e que só tu podes garantir o
sucesso final. Eu quero ser Jesus amado, como um barro nas mãos do oleiro,
rompe-me a vida faz-me de novo, eu quero ser um vaso novo.
++++ |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário