27 AGOSTO -
Vontade: este é o nosso lema; mas aquela vontade íntegra, eficaz, infalível,
que, no dizer de Dante, "... tenne Lorenzo in su la grada, e fece Muzio
alla sua man severo: manteve Lourenço sobre a grade ardente e fez Múcio
castigar a própria mão”! (L 9). São
Jose Marello
Leitura
do santo Evangelho segundo São Mateus 23,23-26
"- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus,
hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da
erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da
Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem
honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de
lado as outras. Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa! "
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa! "
Meditação:
O
capítulo 23 de Mateus é uma coletânea de advertências contra os escribas e
fariseus e sua doutrina oficial, sob a forma do lamento “ai de vós…”.
Esta
expressão é bastante usada no Primeiro Testamento, dirigida aos que praticam a
iniqüidade. A forma literária deste texto se aproxima das advertências do
profeta Isaías (5,8-22).
A
hipocrisia é a atitude do sistema religioso representado pelos escribas e
fariseus, os quais se fecham em seu prestígio e poder, julgando-se justos e
desprezando o povo humilde.
Jesus critica severamente os escribas e fariseus porque eles desprezavam os preceitos mais importantes da lei, que era: a justiça, a misericórdia, a fidelidade.
Jesus critica severamente os escribas e fariseus porque eles desprezavam os preceitos mais importantes da lei, que era: a justiça, a misericórdia, a fidelidade.
A
hipocrisia dos fariseus e escribas com relação à religiosidade era algo que
eles não conseguiam disfarçar, não obstante a sua falsa aparência de santos.
Com
mais duas imprecações, introduzidas com a advertência: "Ai de vós...",
temos a continuidade da contundente denúncia de Jesus aos escribas e fariseus,
integrantes da cúpula religiosa de Israel.
Nas
comunidades do evangelista Mateus, havia membros oriundos do judaísmo que ainda
freqüentavam a sinagoga. Pressionados por seus antigos chefes religiosos,
estavam diante do dilema: ou abandonariam a sua fé em Jesus ou seriam expulsos
da sinagoga.
Mateus,
com os sete "ais", exprime o anúncio de Jesus confrontando-o
com a doutrina das sinagogas. Embora se dirijam aos chefes religiosos, eles têm
o caráter de instrução às comunidades, advertindo-as contra a incoerência desta
doutrina.
Lucas
também reproduz estas advertências em "ais" em seu evangelho, de
maneira mais resumida, em diferente contexto. Mateus, aos "ais",
acrescenta a qualificação de hipócritas aos escribas e fariseus.
Jesus
é duro em suas advertências chegando a chamar os fariseus de cegos e de
hipócritas que limpam o exterior dos seus corpos enquanto por dentro continuava
sujo de pecados.
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências. Assim como Ele falava para os mestres da lei e para os fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar dirigindo-se a qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências. Assim como Ele falava para os mestres da lei e para os fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar dirigindo-se a qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.
Com
esta contundente denúncia, Mateus tem em vista demover os membros de sua
comunidade do retorno às sinagogas.
Afastando-se
de uma religião opressora e excludente, na comunidade eles encontram o jugo
suave de Jesus, na liberdade, na misericórdia e no amor.
Reflexão
Apostólica:
Uma das características dos Fariseus (classe
social da época) era manter aparentemente um certo domínio intelectual para
continuar com os privilégios, por isso exercitavam um certo exagero na
interpretações da lei.
Contudo, na prática, as ações concretas eram
transferidas para outras pessoas. Atualmente é comum observarmos esse tipo de
comportamento em alguns políticos partidários.
Jesus Cristo conhecedor do coração humano na
sua essência, sentia na obrigação de bom profeta além de anunciar também
denunciar
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências.
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências.
Assim como Ele falava para os mestres da lei
e para os fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar
dirigindo-se a qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas
ações”.
Nós também como os antigos, podemos estar
pagando o dízimo de todos os nossos proventos e até promovendo o bem comum, no
entanto, ao mesmo tempo, podemos está agindo como guias cegos, se as nossas
atitudes não estiverem edificando a ninguém. Se estivermos fazendo o bem apenas
para aparecer e chamar a atenção estão nos faltando os ensinamentos mais
importantes, que são a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Isto acontece quando nós aproveitamos os
momentos em que todos tomam conhecimento das nossas boas obras em campanhas que
têm como objetivo somente a nossa promoção pessoal.
Por isso, o nosso exterior aparece sem
manchas, todavia o nosso interior está cheio de maldade. Jesus nos adverte
enquanto é tempo: “limpa primeiro o copo por dentro, para que também por
fora fique limpo”.
Podemos enganar a todos, mas não enganamos a
Deus que sonda o nosso coração e conhece o que há de mais camuflado dentro de
nós. A justiça, a misericórdia e a fidelidade, portanto, se constituem em atos
concretos de amor.
Somos chamados a dar o dízimo e a fazer o
bem, mas tudo com sentido e, por amor! Mesmo que não participemos de campanhas
beneficentes nem de grandes promoções na época do Natal que a regra de ouro da
nossa vida seja TUDO FAZER POR AMOR!
Se você não sabe como procure os AMIGOS EM
AÇÃO em Apucarana eles te indicam o caminho para fazer o bem...
Com que finalidade você tem contribuído com o
dízimo? Você acha que Deus está vendo as suas ações de caridade? Você
tem sido fiel, justo (a) e misericordioso (a) com as pessoas com quem você
convive? Você faz alguma coisa para aparecer?
Propósito: Ser coerente com a fé, nos relacionamentos com Deus e com o
próximo.
.
2º Meditação:
Neste texto, com mais duas increpações que são introduzidas com a advertência: "Ai de vós...", temos a continuidade da contundente denúncia de Jesus quanto à incoerência e hipocrisia dos escribas e fariseus, que integravam a cúpula religiosa de Israel.
Neste texto, com mais duas increpações que são introduzidas com a advertência: "Ai de vós...", temos a continuidade da contundente denúncia de Jesus quanto à incoerência e hipocrisia dos escribas e fariseus, que integravam a cúpula religiosa de Israel.
À luz do Evangelho de hoje, vemos
que se centramos nossa espiritualidade no cumprimento de obrigações
rigorosas serei bem visto pelos homens, principalmente por aqueles diante dos
quais demonstramos a diligência nesse dever, mas aos Teus olhos, Senhor,
podemos estar sendo negligentes com o que é exigido para se ter uma verdadeira
relação Contigo. Por exemplo, sabemos que é necessário, e até solicitado por
Ti, o pagamento do dízimo que anualmente a Igreja requer de seus fieis, então
não podemos omiti-lo. Contudo, dízimo deve ser dado movido pelo amor a Teus
preceitos, e conseqüentemente ao próximo que se beneficiará dele. Os fariseus
pagavam pontualmente o dízimo e hoje, Senhor, Tu nos levas a perguntar em
que investimos, o que eu temos e se o "dever pelo dever" se
converteu na razão do nosso atuar.
Entendemos que com esse evangelho queres que nos questionemos se temos realmente um bom comportamento. Podemos endurecer nosso coração preocupando-nos somente em atender ordens dos demais, esquecendo-nos da fé em Jesus Cristo que sustentará todos nossos atos.
É correto cumprir com o que a autoridade eclesiástica nos solicita, o próprio Jesus nos diz, mas sem esquecermos que devemos fazer tudo com o coração aberto, com uma nobreza de sentimentos e com um efetivo desprendimento. Se não for assim congelamos nossos corações e não poderemos viver bem a generosidade, praticando atos de justiça, misericórdia e de fé em Jesus Cristo.
Entendemos que com esse evangelho queres que nos questionemos se temos realmente um bom comportamento. Podemos endurecer nosso coração preocupando-nos somente em atender ordens dos demais, esquecendo-nos da fé em Jesus Cristo que sustentará todos nossos atos.
É correto cumprir com o que a autoridade eclesiástica nos solicita, o próprio Jesus nos diz, mas sem esquecermos que devemos fazer tudo com o coração aberto, com uma nobreza de sentimentos e com um efetivo desprendimento. Se não for assim congelamos nossos corações e não poderemos viver bem a generosidade, praticando atos de justiça, misericórdia e de fé em Jesus Cristo.
A denúncias
de Jesus chamam a atenção sobre isto. Atrelados a pequenas questões de
aparência os chefes religiosos abandonam o essencial, que é o direito, a
misericórdia, a fidelidade e a sinceridade.
Reflexão apostólica:
Reflexão apostólica:
A atitude do cristão diante da vida há de fundamentar-se no
mandamento do amor, que se realiza plenamente baseado na justiça, na
liberdade e na verdade, e se manifesta na compaixão, eixos principais na
construção do reino de Deus no mundo. O cristão não pode desdobrar-se para
viver em duas dimensões divergentes ou desintegradas entre seus princípios e
sua conduta.
Há de ser uma só pessoa em suas palavras e suas ações; porque o
termo “hipócritas” que Jesus lança sobre os fariseus e escribas significa que
eram uma coisa por fora e outra muito diferente em seu interior. Jesus exige que
sejamos coerentes e sinceros como Deus o é; do contrário seremos vítimas de nós
mesmos, por não sermos conseqüentes entre o que pensamos e o que fazemos.
O apóstolo de Jesus Cristo não faz do
cumprimento do dever um hábito rotineiro, mas sim uma nova oportunidade de
amar.
CRESCER
Crescer é um processo
contínuo, que consiste em ter a coragem de romper as barreiras que impedem um
maior autoconhecimento.Não significa somente se contentar com uma vida sem sentido, sem um ideal, sem um objetivo maior.
Ninguém veio ao mundo do nada e para o nada.
Todos têm uma missão a cumprir.
Lembre-se de que, no caminho rumo ao crescimento, existem muitos obstáculos.
Mas tudo vale a pena se você optar pela ver
Nenhum comentário:
Postar um comentário