29 janeiro –Temos
que sofrer muitas contradições na carne e no espírito. Mas esta é a nossa
missão: carregar generosamente a cruz seguindo as pegadas do Mestre. Ele
certamente nos dará a força necessária para que possamos chegar, sem desvios, à
grande meta do Paraíso. (L 52). São
Jose Marello
Mateus 5,1-12
Naquele tempo, 1Vendo Jesus as
multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e
Jesus começou a ensiná-los:
3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Meditação:
O chamado Sermão da Montanha, faz parte do
discurso inaugural do ministério público de Jesus, que se estende entre os
capítulos 5 a
7 do Evangelho de Mateus. O de hoje o primeiro dos cinco discursos que o
evangelista distribui estrategicamente no seu livro.
No texto destacamos dois elementos
fundamentais: primeiro está o lugar de onde Jesus fala e o conteúdo do
discurso. Depois de pregar nas sinagogas da Galileia, acompanhado de uma grande
multidão, Jesus subiu ao monte para rezar, escolhe os doze apóstolos e depois
chega a um lugar plano e sentando, os seus discípulos e toda a multidão se
aproxima d’Ele e então, Ele tomando a palavra e começa ensinar. Bem - aventurados
os pobres em espírito porque deles é o Reino dos céus…
A intenção evidente do evangelista é
apresentar-nos um discurso completo. Há, portanto aqui uma unidade retórica,
sendo este termo entendido não só como uso de figuras de estilo, mas, sobretudo
como forma de usar as palavras e construir o discurso visando cumprir um
determinado objetivo, que neste caso é proclamar de um modo novo o Evangelho do
Reino.
Não há aqui espaço para uma interpretação
detalhada do texto. Utilizaremos como marco hermenêutico a novidade que este
sermão nos traz, advertindo desde já que de maneira nenhuma se trata de ruptura
com o Antigo Testamento, mas sim do seu pleno cumprimento em Jesus Cristo. De
fato, Ele declara: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim
revogá-los, mas levá-los à perfeição. Levar à perfeição é o mesmo que dar pleno
cumprimento, realizar plenamente.
À semelhança de Moisés, que sobe ao monte
Sinai para receber as tábuas da Lei que há - de comunicar ao povo de Israel
(cf. Ex 19, 3. 20; 24, 15), há quem veja na pessoa de Jesus um “novo Moisés”
que surge como Mestre, não apenas de Israel, mas de todos os homens, chamados à
vocação universal de serem discípulos de Cristo, pela escuta e vivência da sua
Palavra: Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas
sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu; 7, 24: Ou ainda: Todo
aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem
prudente que edificou a sua casa sobre a rocha). Jesus senta-se na “cátedra” de
Moisés (a montanha) como o Moisés maior, que estende a Aliança a todos os
povos. Assim podemos ver o Sermão da Montanha como «a nova Torah trazida por
Jesus».
Devemos insistir, porém que não se trata
aqui de abandonar a Torah dada na aliança do Sinai. É sabido que o primeiro
Evangelho foi escrito para uma comunidade de cristãos de origem judaica,
enraizados e familiarizados com a Lei de Moisés, que continuava a ser
valorizada e praticada. A preocupação do evangelista é mostrar que, sem abolir
nada do que Moisés tinha deixado, Cristo, com a sua ação, o supera e leva à
perfeição como só Ele pode fazer, absolutamente melhor do que qualquer outro
profeta.
O que Mateus nos apresenta no texto de hoje
não tenho nem se quer uma sombra de dúvidas de que seja o anúncio de um novo
céu e uma nova terra onde haveremos de morar. É como que a realização de todas
as promessas e bênçãos de Deus nos discípulos da nova aliança em Cristo, assim
como no novo espírito com que se deve cumprir a Lei, concretizado nas práticas
da esmola, da oração e do jejum.
A atitude dos filhos do Reino traduz-se
numa nova relação com as riquezas, com o próprio corpo e as coisas do mundo e
com Deus, a quem nos dirigimos como Pai e de cujo Reino se busca a justiça,
antes de tudo.
Como não se pode dizer que se ama a Deus se
não se ama os irmãos, não falta aqui à referência a uma nova relação com o
próximo. Finalmente, o epílogo do sermão faz uma recapitulação e um apelo
veemente à não apenas escutar a Palavra, mas a pô-la em prática, de forma
consciente e deliberada.
Procuramos, da forma mais breve possível,
ver como em Jesus Cristo
se cumpre a promessa de Deus ao povo de Israel em Dt 18, 15 O Senhor, teu Deus,
suscitará no meio de vós, dentre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele
deves escutar e a Moisés em Dt 18, 18 Suscitar-lhes-ei um profeta como tu,
dentre os seus irmãos; porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá
tudo o que Eu lhe ordenar. Como acontece noutras passagens dos Evangelhos,
também aqui Jesus Cristo anuncia o Reino dos céus.
Esta é uma forma semítica de dizer “Reino
de Deus”, que está no meio de nós e se realiza plenamente no domínio ou reinado
de Deus sobre todas as suas criaturas e na aceitação ativa, alegre e jubilosa
desse reinado pelas mesmas criaturas, a começar pelo Homem, criado à sua imagem
e semelhança.
O Sermão da Montanha é então para nós um
autêntico programa de vida cristã que não deixaremos de meditar e pôr em
prática em todos os dias, pois ele compreende o ANÚNCIO DE NOVO CÉU E DA NOVA
TERRA onde haveremos de morar.
Reflexão Apostólica:
As
bem-aventuranças são o anúncio da felicidade, porque proclamam a liberdade, e
não o conformismo ou a alienação. Elas anuciam a vinda do Reino através da
palavra e ação de Jesus.
Estas
tornam presente no mundo a justiça do próprio Deus. Justiça para aqueles que
são inúteis ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que
explora e no poder que oprime.
Os que
buscam a justiça do Reino são os “pobres em espírito”. Sufocados no seu anseio
pelos valores que a sociedade injusta rejeita, esses pobres estão profundamente
convictos de que eles têm necessidade de Deus, pois só com Deus esses valores
podem vigorar, surgindo assim uma nova sociedade.
O
Evangelho deste domingo nos traz o Sermão da Montanha. Falar dele em poucas
palavras é uma missão bem difícil para mim, já que eu olho para ele e vejo uma
grande lição em cada versículo.
Sempre que
o Sermão da Montanha é mostrado nos filmes, Jesus está andando pelo meio da
multidão e falando bem alto. Quando lemos no Evangelho, descobrimos que não foi
bem assim, como nos filmes.
Na
verdade, Jesus olhou para a multidão, subiu o monte em silêncio, e sentou. Os
discípulos se aproximaram e sentaram perto dEle. Foi então que Jesus abriu a
boca e começou a ensinar-lhes. Então se os discípulos estavam perto, não tinha
pra que falar alto! Foi uma "aula particular" para os discípulos, e que
deve ter sido bem mais extensa do que as poucas linhas que ficaram registradas
no livro de Mateus.
O Sermão
da Monatanha é um dos sermões mais famosos e lembrados de Jesus. Aqui nos
detemos em sua introdução, mais conhecida como as “Bem-aventuranças”, pois o
sermão é muito mais longo, pois vai até 7, 29, onde acontece a conclusão
dizendo que as pessoas ficam assombradas com a sua doutrina “porque ensinava
como quem tem autoridade e não como os escribas”. Por que pode causar assombro
esse ensinamento de Jesus? Vejamos de perto as bem aventuranças e tentemos dar
uma resposta.
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." Quem são os "pobres de Espírito"? E por que é deles o Reino dos Céus? Se alguém nos perguntasse "de quem é o Reino dos Céus?", responderíamos: "dos pobres de espírito"? Com certeza, não? Para entender o que está escondido nesse versículo... Pobre em espírito é aquele que tem o espírito vazio de si próprio, a ponto de reconhecer sua pequenez e pedir humildemente que Deus ocupe esse vazio do seu espírito. Não importa se a pessoa é rica ou pobre de dinheiro, pois não é impossível para o pobre ser arrogante, nem para o rico ser humilde. O Reino dos Céus é destas pessoas porque são estas que se permitem ser preenchidas, no seu vazio, pelo próprio Deus. São estas pessoas que espalham as sementes do Reino dos Céus em forma de Amor.
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." Quem são os "pobres de Espírito"? E por que é deles o Reino dos Céus? Se alguém nos perguntasse "de quem é o Reino dos Céus?", responderíamos: "dos pobres de espírito"? Com certeza, não? Para entender o que está escondido nesse versículo... Pobre em espírito é aquele que tem o espírito vazio de si próprio, a ponto de reconhecer sua pequenez e pedir humildemente que Deus ocupe esse vazio do seu espírito. Não importa se a pessoa é rica ou pobre de dinheiro, pois não é impossível para o pobre ser arrogante, nem para o rico ser humilde. O Reino dos Céus é destas pessoas porque são estas que se permitem ser preenchidas, no seu vazio, pelo próprio Deus. São estas pessoas que espalham as sementes do Reino dos Céus em forma de Amor.
"Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados." Lembramos aqui que só se aflige quem se importa, quem se preocupa. Com que/quem você se importa? Quem está aflito de verdade, chora. Como Jesus chorou no Getsêmani. Você já chorou de arrependimento pelos seus erros? Pelas dificuldades que você teve (ou está tendo) que enfrentar? Elas foram ou estão sendo necessárias, acreditemos. Se Deus as permitiu, existe uma razão. Você pode até não entender hoje, mas confie em Deus: depois de uma grande aflição, sempre vem uma grande recompensa.
"Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a
terra." O verdadeiro manso é aquele que, mesmo tendo a possibilidade
e a escolha de aniquilar aqueles que se opõem a ele, escolhe a paciência. No
entanto, o verdadeiro manso não é passivo e indiferente ao que é errado, mas
defende a Verdade mesmo que isso lhe custe a vida. Nesse mundo cruel em que
vivemos, o normal é que os mansos sejam "engolidos" pelos violentos.
Mas na lógica de Jesus, quem vai "herdar a terra", ou seja, quem vai
permanecer ao final de tudo, são os mansos. Por quê? Porque os violentos
matam-se uns aos outros.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados." Aqui está implícito algo interessante: que
neste mundo a justiça é falha. Mas todos nós já ouvimos a expressão: "a
justiça divina tarda, mas não falha". Alguém lhe caluniou? Alguém lhe
trapaceou? Alguém lhe condenou e castigou injustamente? Não se preocupe: mais
cedo ou mais tarde, essa pessoa terá de acertar as contas com Deus. E, sem
sombra de dúvidas, irá colher o que plantou.
A que
“bem-aventuranças” se opõem estas bem-aventuranças? Por que essa insistência de
Jesus em afirmar as bem-aventuranças? Diante das bem aventuranças (ou do
“êxito”) que a sociedade injusta e insolidária oferece, Jesus proclama oito
veze onde se encontra e quais as bem-aventuranças do reino de Deus. A
verdadeira felicidade se encontra em uma sociedade justa, misericordiosa,
pacífica.
A sociedade injusta oferece felicidade no egoísmo, no êxito pessoal, no acúmulo. O reino de Deus oferece felicidade no amor, na sinceridade, na simplicidade. A sociedade injusta, às custas da infelicidade da maioria, cria a felicidade da minoria. A proposta de Jesus no sermão da montanha é a de eliminar toda opressão e toda injustiça procurando a felicidade e a vida em abundancia para todos.
A mesma lógica proposta por Mateus é a lembrada por Paulo (1Co 1,26-31) à comunidade de Corinto. A força de Deus se concretiza em pessoas que não são forte nem sábias na consideração da opinião comum, porém que sabem concretizar a presença de Cristo, força e sabedoria de Deus para que ele “se sinta orgulhoso no Senhor”.
A mensagem que nós podemos tirar deste Evangelho já tão conhecido de todos, é que o conceito de felicidade que o mundo prega é completamente diferente da felicidade que Deus planejou para a nossa vida.
A sociedade injusta oferece felicidade no egoísmo, no êxito pessoal, no acúmulo. O reino de Deus oferece felicidade no amor, na sinceridade, na simplicidade. A sociedade injusta, às custas da infelicidade da maioria, cria a felicidade da minoria. A proposta de Jesus no sermão da montanha é a de eliminar toda opressão e toda injustiça procurando a felicidade e a vida em abundancia para todos.
A mesma lógica proposta por Mateus é a lembrada por Paulo (1Co 1,26-31) à comunidade de Corinto. A força de Deus se concretiza em pessoas que não são forte nem sábias na consideração da opinião comum, porém que sabem concretizar a presença de Cristo, força e sabedoria de Deus para que ele “se sinta orgulhoso no Senhor”.
A mensagem que nós podemos tirar deste Evangelho já tão conhecido de todos, é que o conceito de felicidade que o mundo prega é completamente diferente da felicidade que Deus planejou para a nossa vida.
Ser pobre,
aflito, manso, faminto, misericordioso, puro de coração, promotor da paz,
perseguido, insultado, na concepção humana é, na realidade, uma infelicidade.
Porém, se
nos aprofundarmos na sabedoria de Deus, o Espírito nos convencerá de que tudo
isso é inerente à nossa condição humana, porém quando nos reconhecemos
completamente dependentes da misericórdia do nosso Pai, então, todas essas
dificuldades transformam-se em ocasiões para que experimentemos o Seu Amor
infinito, e aí então, seremos realmente felizes.
A nossa
felicidade aqui na terra está condicionada à nossa experiência pessoal com o
Amor de Deus. Nesse caso, todas as ocasiões em que somos mais provados são
justamente os momentos em que mais nós temos a amostra da ação de Deus na nossa
vida.
Você já
experimentou alguma vez a felicidade dessa maneira? Para você o que significa
ser feliz? Você já foi perseguido (a) por causa do reino de Deus?
Propósito:
Pai, move-me pelo Espírito a
trilhar o caminho da santidade, colocando minha vida em tuas mãos e buscando
viver as bem-aventuranças proclamadas por teu Filho Jesus.
__._,_.___
O BEM PREVALECE
Na mais densa treva, o amor se torna
mais magnificente do que nunca. Na mais profunda tristeza, a esperança tem a
força e vitalidade de tudo – praticamente – criar. Quando o mundo conspira
contra você, toda ação positiva que você tomar, poderá trazer-lhe resultados
miraculosos. Quando a carga está intoleravelmente pesada, o espírito pode voar
para infinitas alturas.
Quando tudo está perdido, não existe limite para o que se pode ganhar. Quanto mais confuso, agitado e ruidoso o mundo se torna, mais poder você pode encontrar no silêncio e na solitude. Quando os dias são cheios de intolerância, agressividade e egoísmo é que ações nobres e altruístas encontram um campo fértil para a prática do amor e da entrega.
Num mundo corrompido e dominado pelo medo é quando a verdade ganha uma clareza singular. Em tempos de grande descontentamento é que as possibilidades da real e genuína alegria crescem ainda mais. Num nível mais profundo, a bondade sempre prevalece porque a verdade – pela sua própria natureza – jamais poderá ser negada.
Quando tudo está perdido, não existe limite para o que se pode ganhar. Quanto mais confuso, agitado e ruidoso o mundo se torna, mais poder você pode encontrar no silêncio e na solitude. Quando os dias são cheios de intolerância, agressividade e egoísmo é que ações nobres e altruístas encontram um campo fértil para a prática do amor e da entrega.
Num mundo corrompido e dominado pelo medo é quando a verdade ganha uma clareza singular. Em tempos de grande descontentamento é que as possibilidades da real e genuína alegria crescem ainda mais. Num nível mais profundo, a bondade sempre prevalece porque a verdade – pela sua própria natureza – jamais poderá ser negada.
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