29 –Temos que
sofrer muitas contradições na carne e no espírito. Mas esta é a nossa missão:
carregar generosamente a cruz seguindo as pegadas do Mestre. Ele certamentenos
dará a força necessária para que possamos chegar, sem desvios, à grande meta
doParaíso. (L 52). São jose
marello
EVANGELHO Mc 4, 1-20
Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo à beira mar. Veio reunir-se junto d’Ele tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava em terra, junto ao mar. Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas. E dizia-lhes no Seu ensino: «Escutai: Saiu o semeador a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; logo brotou, porque a terra não era funda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos; os espinhos cresceram e sufocaram-na e não deu fruto. Outras sementes caíram em boa terra e começaram a dar fruto, que vingou e cresceu, produzindo trinta, sessenta e cem por um». E Jesus acrescentava: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». Quando ficou só, os que O seguiam e os Doze começaram a interrogá-l’O acerca das parábolas. Jesus respondeu-lhes: «A vós foi dado a conhecer o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes propõe em parábolas, para que, ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam; senão, convertiam-se e seriam perdoados». Disse-lhes ainda: «Se não compreendeis esta parábola, como haveis de compreender as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os que estão à beira do caminho, onde a palavra foi semeada, são aqueles que a ouvem, mas logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Os que recebem a semente em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria; mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbem imediatamente. Outros há que recebem a semente entre espinhos. Esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e todas as outras ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica sem dar fruto. E os que receberam a palavra em boa terra são aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por um».
Compreender a PalavraA Palavra de Deus é muitas
vezes comparada com a semente. É Deus a força da Palavra que gera fruto no homem
que a escuta. É também Deus a força da Palavra que actua na história do seu
povo. Esta parábola faz parte de um conjunto de três, sendo esta a maior de
todas e a única que apresenta uma explicação só para os discípulos.
O semeador é Deus, a semente é a sua Palavra e o terreno é o coração de
cada homem, o que se anuncia é a chegada do Reino. Aparentemente há um fracasso,
porque apenas um grupo de ouvintes tem um coração onde a palavra germina e
produz trinta, sessenta e cem por um. No entanto, ainda é tempo de preparar o
terreno, acolher a semente e esperar confiado. O tempo decisivo ainda virá e aí
se decide quem deu fruto e quem só deu espinhos.
Meditar a Palavra
A força da Palavra de Deus é evidente e põe a descoberto a atitude dos ouvintes. Deus, que dá à palavra o poder de gerar fruto naqueles que a escutam, nem por momentos, tem como intenção obrigar o homem a aceitar a verdade que lhe comunica. A liberdade de cada um gera situações diferentes criando quatro grupos distintos entre os ouvintes.
A força da Palavra de Deus é evidente e põe a descoberto a atitude dos ouvintes. Deus, que dá à palavra o poder de gerar fruto naqueles que a escutam, nem por momentos, tem como intenção obrigar o homem a aceitar a verdade que lhe comunica. A liberdade de cada um gera situações diferentes criando quatro grupos distintos entre os ouvintes.
Aquele que escuta corre sérios riscos de tomar a pior decisão. Duas
conclusões podemos tirar: primeiro, a situação da Palavra na nossa vida exige um
tempo de espera para que se vejam os frutos trazidos pela chegada do Reino até
nós e segundo, a importância da Palavra exige que me questione sobre a qualidade
do terreno do meu coração. Como estou a preparar o coração para acolher a
Palavra e o reino que nela me é anunciado?
Rezar a Palavra
Senhor, é evidente a força da tua Palavra. Dela surgiram todas as coisas e ao sopro da tua boca todas te obedecem. Quiseste criar-me à tua imagem e semelhança e deste-me a possibilidade de decidir, de acordo com a minha liberdade. No limite, esta liberdade, pode recusar-te e rejeitar a tua voz.
Senhor, é evidente a força da tua Palavra. Dela surgiram todas as coisas e ao sopro da tua boca todas te obedecem. Quiseste criar-me à tua imagem e semelhança e deste-me a possibilidade de decidir, de acordo com a minha liberdade. No limite, esta liberdade, pode recusar-te e rejeitar a tua voz.
Ao contrário de todas as criaturas, eu posso recusar ouvir a tua voz e
rejeitar a tua palavra. É loucura, porque sem o teu sopro não posso viver. Sei
que posso esquecer-me de ti mas sei também que se te esquecesses de mim deixaria
de existir. Peço-te que, na minha liberdade, seja capaz de compreender que, sem
a tua voz, sem a tua Palavra, sem o sopro que sai da tua boca, não
viverei.
CompromissoQuero prestar atenção ao modo como estou
a acolher a Palavra de Deus na minha vida.
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