Mateus 9,18-26
"Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada."
Jesus virou, viu a mulher e disse: - Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
E naquele momento a mulher ficou curada. Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse:
- Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região."
"Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada."
Jesus virou, viu a mulher e disse: - Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
E naquele momento a mulher ficou curada. Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse:
- Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região."
MEDITAÇÃO
- JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
Podemos
perceber na narrativa uma orientação para o fortalecimento da fé em uma
primitiva comunidade de cristãos convertidos dentre os dirigentes religiosos e
dentre os excluídos pelo sistema. "Tua fé te salvou." É a fé que leva ao
abandono a Jesus, confiando e sendo fiel no cumprimento de suas
palavras.
O evangelho de hoje nos leva a meditar dois milagres de Jesus em favor de duas mulheres. O primeiro foi em favor de uma mulher considerada impura por causa de uma hemorragia irregular que durava mais de doze anos. O outro em favor de uma menina falecida faz pouco tempo.
De acordo com a mentalidade da época, a pessoa que tocava o sangue ou um cadáver era considerada impura e quem tocava esta pessoa tornava-se impuro/a. O sangue e a morte eram fatores de exclusão! Por isso, estas duas mulheres eram pessoas marginalizadas, excluídas da participação da comunidade.
Quem as tocava tornava-se impuro/a, e portanto não podia participar da comunidade, e assim não podia se relacionar com Deus. Para poder ser readmitido a participar plenamente da comunidade, havia necessidade de passar pelo rito de purificação, prescrito pelas normas da lei. Agora, curando pela fé a impureza da mulher, Jesus abre um novo caminho para Deus que não depende mais dos ritos de purificação, controlados pelos sacerdotes. Ressuscitando a garota, Jesus vence o poder da morte e abre à vida um horizonte novo.
Quando ainda Jesus estava falando, eis que um chefe do lugar vem pedir a intercessão por sua filha morta faz pouco tempo. Pede a Jesus para que vá lhe impor as mãos, “e ela viverá”. O chefe acredita que Jesus tem o poder de fazer reviver sua filha. Sinal de muita fé em Jesus por parte do pai da menina. Jesus se levanta e vai com ele, levando consigo também os discípulos. Eis o ponto de partida dos dois episódios que seguem: a cura da mulher que sofria há doze anos de hemorragia, e a ressurreição da menina.
O evangelho de hoje nos leva a meditar dois milagres de Jesus em favor de duas mulheres. O primeiro foi em favor de uma mulher considerada impura por causa de uma hemorragia irregular que durava mais de doze anos. O outro em favor de uma menina falecida faz pouco tempo.
De acordo com a mentalidade da época, a pessoa que tocava o sangue ou um cadáver era considerada impura e quem tocava esta pessoa tornava-se impuro/a. O sangue e a morte eram fatores de exclusão! Por isso, estas duas mulheres eram pessoas marginalizadas, excluídas da participação da comunidade.
Quem as tocava tornava-se impuro/a, e portanto não podia participar da comunidade, e assim não podia se relacionar com Deus. Para poder ser readmitido a participar plenamente da comunidade, havia necessidade de passar pelo rito de purificação, prescrito pelas normas da lei. Agora, curando pela fé a impureza da mulher, Jesus abre um novo caminho para Deus que não depende mais dos ritos de purificação, controlados pelos sacerdotes. Ressuscitando a garota, Jesus vence o poder da morte e abre à vida um horizonte novo.
Quando ainda Jesus estava falando, eis que um chefe do lugar vem pedir a intercessão por sua filha morta faz pouco tempo. Pede a Jesus para que vá lhe impor as mãos, “e ela viverá”. O chefe acredita que Jesus tem o poder de fazer reviver sua filha. Sinal de muita fé em Jesus por parte do pai da menina. Jesus se levanta e vai com ele, levando consigo também os discípulos. Eis o ponto de partida dos dois episódios que seguem: a cura da mulher que sofria há doze anos de hemorragia, e a ressurreição da menina.
O
evangelho de Marcos apresenta os mesmos episódios, mas com muitos detalhes: o
chefe se chamava Jairo e era um dos chefes da sinagoga. A menina ainda não tinha
morrido, e tinha doze anos, etc. (Mc 5,21-43). Mateus resume a narração tão viva
de Marcos.
Durante o trajeto até a casa do chefe, uma mulher que há doze anos sofria por causa de uma hemorragia irregular se aproxima de Jesus para poder sarar. Doze anos com uma hemorragia! Por este motivo vivia marginalizada, excluída, porque, como foi dito, naquele tempo o sangue tornava impura a pessoa.
Durante o trajeto até a casa do chefe, uma mulher que há doze anos sofria por causa de uma hemorragia irregular se aproxima de Jesus para poder sarar. Doze anos com uma hemorragia! Por este motivo vivia marginalizada, excluída, porque, como foi dito, naquele tempo o sangue tornava impura a pessoa.
Marcos
afirma que a mulheres tinha gasto todos os seus bens com os médicos, mas em
lugar de melhorar, a situação piorara (Mc 5,25-26). Ela tinha ouvido falar de
Jesus (Mc 5,27). Por isso nasce nela uma esperança nova. Dizia para si mesma:
“Se conseguir só tocar o manto dele, vou sarar”.
O
catecismo da época dizia: “Se toco a roupa dele, vou ficar impuro”. A mulher
pensa exatamente o contrário! Sinal de muita coragem. Sinal que as mulheres não
estavam de acordo com tudo o que as autoridades religiosas ensinavam. O
ensinamento dos fariseus e dos escribas não conseguia controlar o pensamento das
pessoas. Graças a Deus! A mulher se aproxima de Jesus, por trás, toca o manto e
ficar curada.
A palavra de Jesus que ilumina. Jesus se vira e vendo a mulher declara: “Coragem, filha, tua fé te salvou!” Frase breve, mas que deixa perceber trêspontos importantes:
A palavra de Jesus que ilumina. Jesus se vira e vendo a mulher declara: “Coragem, filha, tua fé te salvou!” Frase breve, mas que deixa perceber trêspontos importantes:
a)
Dizendo "Filha", Jesus acolhe a mulher na nova comunidade, que se formava ao
redor dele. Não era mais uma excluida.
b)
O que ela esperava e acreditava aconteceu de fato. Ela ficou curada. Prova esta
que o catecismo das autoridades religiosas apontava como não correta e que com
Jesus se abria um novo caminho que dava às pessoas a possibilidade de obter a
pureza que a lei exigia e de entrar em contato com Deus.
c)
Jesus reconhece que, sem a fé desta mulher, ele não teria conseguido fazer o
milagre. A cura não foi um rito mágico, mas um ato de fé.
Vendo
a agitação das pessoas em luto pela morte da menina, pediu para que todos
saíssem do quarto. E diz: “A menina não está morte. Está dormindo!”. As pessoas
caçoam, porque sabe distinguir quando uma pessoa dorme ou quando está morta.
Para elas a morte era uma barreira que ninguém podia ultrapassar. O o riso de
Abraão e de Sara, isto é daqueles que não conseguem acreditar que nada é
impossível a Deus (Gn 17,17; 18,12-14; Lc 1,37). As palavras de Jesus tem um
significado ainda mais profundo. A situação das comunidades na época de Mateus
pareciam se encontrar numa situação de morte. Também elas ouviam: “Não estais
mortos, vós estais adormecidos! Despertai!”
Jesus
não se incomoda com o deboche das pessoas, Espera que todos saiam da casa. Em
seguida, entre, pega a menina pela mão e ela se levanta. Marcos cita as palavras
de Jesus: "Talita kúmi!", que quer dizer: Menina levanta-te (Mc 5,41). A notícia
espalhou-se por toda aquela região. As pessoas acreditaram que Jesus é Senhor da
vida, que vence a morte.
Hoje,
quais são as categorias de pessoas que se sentem excluídas da participação da
comunidade? Quais são os fatores que causam a exclusão de tantas pessoas e
tornam difícil a vida delas na família e na sociedade? • "A menina não está
morta. Dorme!" "Não está morta! Vós estais dormindo! Acordai!” É esta a mensagem
do evangelho de hoje. O que me diz? Sou um dos que caçoam?
Reflexão Apostólica:
“(…) O
Evangelho de hoje nos mostra que não existe problema que não tenha solução
verdadeira quando nos aproximamos de Jesus. Tanto o chefe que se aproxima de
Jesus reconhecendo a morte da sua filha, mas acreditando que a imposição das
mãos de Jesus lhe devolverá a vida quanto a mulher que, depois de 12 anos de
enfermidade, reconhece que basta tocar a barra do manto de Jesus que ficará
curada foram atendidos. A palavra que Jesus disse à mulher vale para todos nós:
devemos ter coragem, pois a nossa fé nos salva. Devemos acreditar em Deus e
enfrentar, com confiança nele, todos os nossos problemas, pois ele está ao lado
de quem crê”.(CNBB)
Como
ainda somos presos ao que conhecemos e aquilo que nossos olhos podem ver? As
vezes pode parecer tolo alguém dizer que esta repleto do Espírito Santo ou feliz
ou “na graça”, mas sempre será motivo de ceticismo daqueles que precisam ver
para crer.
Vamos analisar dois momentos desse evangelho…
Imaginemos uma situação em que uma fatalidade esta acontecendo e fica sob a nossa responsabilidade de procurar e trazer ajuda, Qual seria o nosso comportamento ao ver que a ambulância, a policia, a ajuda não veio imediatamente ao local? Consigo imaginar a situação? Como estaria o coração daquele homem ao ver Jesus parar para conversar com aquela mulher?
Claro que em seu coração habitava a vontade de apressar o Senhor para que chegasse rapidamente a sua aflição. Será que ele também pensou, ao ouvir as musicas fúnebres, que o Senhor demorou muito pra chegar?
Enfatizo muito isso: A missão de Jesus estava na libertação do pecado, no entanto, não se negou a resgatar a fé através de muitos prodígios visíveis. O milagre não era a sua prioridade e sim o resgate da vida.
Vamos analisar dois momentos desse evangelho…
Imaginemos uma situação em que uma fatalidade esta acontecendo e fica sob a nossa responsabilidade de procurar e trazer ajuda, Qual seria o nosso comportamento ao ver que a ambulância, a policia, a ajuda não veio imediatamente ao local? Consigo imaginar a situação? Como estaria o coração daquele homem ao ver Jesus parar para conversar com aquela mulher?
Claro que em seu coração habitava a vontade de apressar o Senhor para que chegasse rapidamente a sua aflição. Será que ele também pensou, ao ouvir as musicas fúnebres, que o Senhor demorou muito pra chegar?
Enfatizo muito isso: A missão de Jesus estava na libertação do pecado, no entanto, não se negou a resgatar a fé através de muitos prodígios visíveis. O milagre não era a sua prioridade e sim o resgate da vida.
Não
foi um e nem dois momentos em que os evangelistas narram a preocupação de Jesus
em manifestar a graça de Deus apenas a alguns e não publicamente. Fazendo um
parêntese desse fato, como não estranhar esse “JESUS” que é mostrado pelos
canais de TV, não como um Rei ou Senhor e sim como um escravo de mídia e da
vontade de uns senhores que se dizem pastores, que cobram valores para que Deus
“haja”. Isso é deprimente…
Se isso ainda acontece é por que nossa fé também é semelhante ao povo que acompanhava o cortejo fúnebre da menina. Incrivelmente, talvez contra o que apregoa o mundo do imediatismo, eu ainda estou convicto que Jesus sempre esperará o silencio para mudar a vida através da Boa Nova
Se isso ainda acontece é por que nossa fé também é semelhante ao povo que acompanhava o cortejo fúnebre da menina. Incrivelmente, talvez contra o que apregoa o mundo do imediatismo, eu ainda estou convicto que Jesus sempre esperará o silencio para mudar a vida através da Boa Nova
Os
céticos continuam a caluniar, a sorrir, a falar, pois temem o silencio que
também poderia mudar suas vidas. Mais que atender a um pedido, Jesus precisa de
um tempo pra falar com você, comigo, com ele, [...] em particular. A
conversa também pode salvar uma vida que esta nesse momento
dormindo.
Deixe por um instante Jesus conversar com você!
Deixe por um instante Jesus conversar com você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário