Marcos 6,30-34
"Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães."
"Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
Com este texto
Marcos prepara a primeira narrativa da partilha dos pães. Encontramos aqui um
relato básico, com vários temas que se repetem ao longo dos evangelhos: a) os
discípulos já estão em missão e mantêm contato com Jesus; b) Jesus preocupa-se
com o seu resguardo e o dos discípulos, em lugar deserto, para repouso e tempo
"para comer", ou seja, para alimentarem-se da palavra e da oração; c)
eles estão continuamente sendo assediados pelas multidões; d) a multidão é
insistente e Jesus tem compaixão por eles; e) Jesus ensina muitas coisas.
Pegando a frase
do Evangelho: "... pareciam ovelhas sem pastor...", Jesus
atrai para si o título de pastor. Este atributo a Jesus, recebe a sua
justificação na observação do evangelista ao interpretar os sentimentos do
coração do Senhor vendo as multidões que O seguiam, Jesus se compadeceu delas,
teve pena.
Na cultura
camponesa da época, falar de ovelhas sem pastor transmitia um sentimento de
abandono e desolação. As ovelhas são animais gregários, formam rebanhos e
dependem da liderança do pastor se alimentar e para enfrentar os inimigos. A
visão de um povo que perambulava abandonado de seus lideres institucionais e em
busca de um profeta provoca reação de Jesus.
Porém, ele não quer guiar um rebanho de gente abandonada; por isso sua primeira tarefa é o ensino. E a isso dedica seus maiores esforços. Jesus quer um povo criativo, responsável e com iniciativa. Isto é, um povo no qual todos exerçam algum tipo de serviço, de acordo com as suas capacidades. Por isso, escolheu um grupo de evangelizadores a quem envia por toda a região (Mc 6,7-13), para preparar sua visita.
Jesus forma pastores autênticos e responsáveis saídos da massa do povo e não espera por nenhuma autoridade vinda de Jerusalém.
Porém, ele não quer guiar um rebanho de gente abandonada; por isso sua primeira tarefa é o ensino. E a isso dedica seus maiores esforços. Jesus quer um povo criativo, responsável e com iniciativa. Isto é, um povo no qual todos exerçam algum tipo de serviço, de acordo com as suas capacidades. Por isso, escolheu um grupo de evangelizadores a quem envia por toda a região (Mc 6,7-13), para preparar sua visita.
Jesus forma pastores autênticos e responsáveis saídos da massa do povo e não espera por nenhuma autoridade vinda de Jerusalém.
Mestre desde o
início da Sua missão convida os discípulos, a todos manifestarem aos homens o
amor de Deus por eles e, em poucas linhas, podemos ter o quadro da vida de
Jesus com os Apóstolos e a multidão do povo: a intimidade do Senhor com o grupo
dos Doze em ordem à formação dos mesmos, a atividade intensa da vida pública de
Jesus e dos Apóstolos, o entusiasmo do povo pelo Senhor, a sua disponibilidade
apesar da fadiga, por fim, os sentimentos profundos de Jesus perante esse povo,
errante e faminto.
É assim que Deus
olha para nós, bem como para toda a nossa família e os homens no
mundo inteiro. Deus deseja e quer que todos O procuremos: Havia ali tanta
gente, chegando e saindo.
Embora com o desejo e a vontade de atender a todos, Jesus com os apóstolos ele ressalta a sua necessidade de descanso, depois as tarefas apostólicas. Para dize que também o missionário precisa de descanso. Um tempo de retiro, de recuperação das energias, de intimidade com Deus.
Embora com o desejo e a vontade de atender a todos, Jesus com os apóstolos ele ressalta a sua necessidade de descanso, depois as tarefas apostólicas. Para dize que também o missionário precisa de descanso. Um tempo de retiro, de recuperação das energias, de intimidade com Deus.
Foi por isso que
quando voltam empolgados com os resultados da missão, a primeira reação do
Mestre é convidá-los para uma retirada, para que possam refazer as forças.
Jesus tem
critérios que não correspondem com o grande critério da nossa sociedade – o da
eficácia! Para ele, os apóstolos não eram máquinas, mas em primeiro lugar
pessoas humanas, que necessitavam de ser tratados como tais.
O trabalho –
mesmo o trabalho missionário – não é o absoluto. Jesus reconhece a necessidade
dum equilíbrio entre todos os aspectos da vivência humana.
Aqui há uma lição
para muitos cristãos engajados hoje - embora devamos nos dedicar ao máximo pelo
apostolado, não devemos descuidar das nossas vidas particulares, da nossa
saúde, do cultivo de valores espirituais, da saúde e do relacionamento afetivo
com os outros. Caso contrário, estaremos esgotados em pouco tempo, meras
máquinas ou funcionários do sagrado, que não mostram ao mundo o rosto
compassivo do Pai, mas que por dentro seremos ocos.
O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. Quando ele se retirava, o povo ia atrás dele.
O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. Quando ele se retirava, o povo ia atrás dele.
O que atraía
tanta gente? Com certeza não foi em primeiro lugar a doutrina, nem os milagres,
mas o fato de irradiar compaixão, de demonstrar duma maneira concreta o amor
compassivo de Deus.
Jesus não teve
“pena” do povo, não teve “dó” dos sofridos. Teve “compaixão”, literalmente,
sofria junto, e tinha uma empatia com os sofredores, que se transformava numa
solidariedade afetiva e efetiva.
Este traço da
personalidade de Jesus desafia as Igrejas e os seus ministros hoje, para que
não sejam burocratas do sagrado, mas irradiadores da compaixão do Pai.
Infelizmente,
muitas vezes as nossas igrejas mais parecem repartições públicas do que lugares
do encontro com a comunidade que acredita no amor misericordioso de Deus e na
compaixão de Jesus! A frieza humana freqüentemente marca as nossas atitudes,
pregações e cuidado pastoral.
Num mundo que
exclui que marginaliza e que só valoriza quem consome e produz o texto de hoje
nos desafia para que nos assemelhemos cada vez mais a Jesus, irradiando
compaixão diante das multidões que hoje como nunca estão como ovelhas sem
pastor.
A pergunta para nós hoje é se em nossa comunidade cristã exercemos algum tipo de serviço ou nos limitamos a esperar que somente um “funcionário religioso” – o pastor – se ocupe dos assuntos espirituais de nossa comunidade.
A pergunta para nós hoje é se em nossa comunidade cristã exercemos algum tipo de serviço ou nos limitamos a esperar que somente um “funcionário religioso” – o pastor – se ocupe dos assuntos espirituais de nossa comunidade.
Reflexão Apostólica:
Nossa reflexão
inicia-se no evangelho da última semana (26/1), onde Jesus enviou os discípulos
dois a dois em missão.
Hoje , o evangelista Marcos, diz que, os que outrora foram
enviados em missão, “voltaram para junto de Jesus”.
Esta atitude uma
fonte de renovação para aqueles que saem em missão, em nome de Jesus, da
igreja, assim como nós o fazemos regularmente no meio universitário, no mundo
do trabalho, ou ainda em outros trabalhos missionários.
Voltar para junto
de Jesus após uma missão demonstra sabedoria e desejo da melhor companhia.
Temos um enorme desafio, ou seja, fazer ecoar o evangelho na realidade
universitária. Quantos frutos bonitos colhidos, mas ainda falta muito.
Voltar a Jesus após uma
missão, partilhar as dificuldades, “chorar os foras”, agradecer os frutos,
bendizer ao socorro/acompanhamento do Espírito Santo será sempre um sinal de
humildade, amizade, de compromisso para com Jesus, o SENHOR.
Muitas vezes se deseja
encontrar um amigo, orientador, uma pessoa a quem admiramos pelo seu
testemunho,… para partilhar-lhe a nossa missão e isso é realmente importante e
ajuda no amadurecimento para com a nossa missão. Porém, o mais importante é que
voltemo-nos para junto de Jesus.
Na passagem do Evangelho,
Jesus convida seus discípulos a separar-se da multidão, do seu trabalho, e
retirar-se com Ele a «um lugar deserto». Ele lhes ensina a fazer o que Ele
fazia: equilibrar ação e contemplação, passar do contato com as pessoas ao
diálogo secreto e regenerador consigo mesmo e com Deus.
O tema é de grande
importância e atualidade. O ritmo de vida adquiriu uma velocidade que supera
nossa capacidade de adaptação. A cena de Charlot concentrado na linha de
montagem em "Tempos Modernos" é a imagem exata desta situação.
Perde-se, desta forma, a capacidade de separação crítica que permite exercer um
domínio sobre o fluir, freqüentemente caótico e desordenado, das circunstâncias
e das experiências diárias.
Jesus, no Evangelho, jamais
dá a impressão de estar agitado pela pressa. Às vezes, ele até perde o tempo:
todos o buscam e Ele não se deixa encontrar, absorto como está na oração.
Às vezes, como em nossa
passagem evangélica, Ele inclusive convida seus discípulos a perderem tempo com
Ele: «Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco». Ele recomenda
freqüentemente que não se agitem. Também o nosso físico, quanto bem recebe
através de tais «folgas».
Entre essas «pausas», estão
precisamente as férias. Elas são, para a maioria das pessoas, a única
oportunidade de descansar um pouco, para dialogar de forma distendida com o
próprio cônjuge, brincar com os filhos, ler algum bom livro ou contemplar a
natureza em silêncio; em resumo, para relaxar. Fazer das férias um tempo mais
frenético que o resto do ano significaria arruiná-las.
Ao mandamento «Lembrai-vos de
santificar as festas», seria preciso acrescentar: «Lembrai-vos de santificar as
férias». «Parai (literalmente: vacate, tirai férias!), sabei que eu sou Deus»,
diz Deus em um salmo (Salmo 46).
Esta exigência de tempos de
solidão e de escuta se apresenta de forma especial aos que anunciam o Evangelho
e aos animadores da comunidade cristã, que devem permanecer constantemente em
contato com a fonte da Palavra que devem transmitir aos seus irmãos.
É preciso dizer que as férias
de Jesus com os apóstolos foram de breve duração, porque as pessoas, vendo-o
partir, seguiram-no a pé até o lugar de desembarque. Mas Jesus não se irrita
com as pessoas que não lhe dão trégua, senão que «se comove», vendo-as
abandonadas a si mesmas, «como ovelhas sem pastor», e começa a «ensinar-lhes
muitas coisas».
Isso nos mostra que é preciso
estar dispostos a interromper até o merecido descanso frente a uma situação de
grave necessidade do próximo. Também aqui cabe uma pequena sugestão prática:
olhar à nossa volta e ver se existe alguém a quem ajudar a sentir-se menos
sozinho na vida, com uma visita, uma ligação, um convite a vê-lo um dia no
lugar das férias: aquilo que o coração e as circunstâncias sugiram.
Estar na companhia de Jesus sempre será a maior de todas as virtudes do homem, portanto, independentemente da sua crença, reserve sempre um tempo para a companhia de Jesus. Lá se pode partilhar os acontecimentos da vida, do trabalho, da missão e então reabastecer-se junto do mestre dos mestres.
Estar na companhia de Jesus sempre será a maior de todas as virtudes do homem, portanto, independentemente da sua crença, reserve sempre um tempo para a companhia de Jesus. Lá se pode partilhar os acontecimentos da vida, do trabalho, da missão e então reabastecer-se junto do mestre dos mestres.
Contar a Jesus o que temos
feito será, no mínimo, um grande desabafo, embora ELE espere muito mais de nós.
Ao “falarmos” com o SENHOR o que temos feito, as dificuldades, as quedas da
nossa vida, bem como os sucessos e avanços nos permitirá reflexão e
amadurecimento diante dos desafios e missão.
O descanso é tempo especial
de reabastecimento e Jesus sabia disso, por isso proporcionou, mesmo que por
pouco tempo, esta graça aos apóstolos. Em período de férias,
devemos procurar a companhia de Jesus de “forma especial” e na presença
dele se abastecer.
Ao
contrário do proposto acima, alguns entendem que este tempo é o tempo para
tirar todo o atraso das baladas, festas, aventuras… e se enchem de tantas
coisas, deixando o SENHOR fora de cena das suas vidas. Com certeza será um
semestre mais difícil pela frente, pois não voltaremos abastecidos.
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Pai, dá-me as disposições
necessárias para eu realizar bem a missão recebida de Jesus, tendo-o sempre
como modelo.
VIDA e
MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Acolher
a todos que vêm a nós, particularmente os mais excluídos, sem rejeições.
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