08 fevereiro - Coragem, coragem, o tempo urge. Ai de nós se
nos encontrarmos desprovidos para o dia da batalha! (L 26). SÃO
JOSE MARELLO
Marcos 6,30-34
"Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães."
"Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães."
Meditação:
Com este texto Marcos prepara a primeira narrativa da partilha dos
pães. Encontramos aqui um relato básico, com vários temas que se repetem ao
longo dos evangelhos: a) os discípulos já estão em missão e mantêm contato com
Jesus; b) Jesus preocupa-se com o seu resguardo e o dos discípulos, em lugar
deserto, para repouso e tempo "para comer", ou seja, para
alimentarem-se da palavra e da oração; c) eles estão continuamente sendo
assediados pelas multidões; d) a multidão é insistente e Jesus tem compaixão
por eles; e) Jesus ensina muitas coisas.
Pegando a frase do Evangelho: "...
pareciam ovelhas sem pastor...", Jesus atrai para si o título
de pastor. Este atributo a Jesus, recebe a sua justificação na observação do
evangelista ao interpretar os sentimentos do coração do Senhor vendo as
multidões que O seguiam, Jesus se compadeceu delas, teve pena.
Na cultura camponesa da época, falar de ovelhas sem pastor
transmitia um sentimento de abandono e desolação. As ovelhas são animais
gregários, formam rebanhos e dependem da liderança do pastor se alimentar e
para enfrentar os inimigos. A visão de um povo que perambulava abandonado de
seus lideres institucionais e em busca de um profeta provoca reação de Jesus.
Porém, ele não quer guiar um rebanho de gente abandonada; por isso sua primeira tarefa é o ensino. E a isso dedica seus maiores esforços. Jesus quer um povo criativo, responsável e com iniciativa. Isto é, um povo no qual todos exerçam algum tipo de serviço, de acordo com as suas capacidades. Por isso, escolheu um grupo de evangelizadores a quem envia por toda a região (Mc 6,7-13), para preparar sua visita.
Jesus forma pastores autênticos e responsáveis saídos da massa do povo e não espera por nenhuma autoridade vinda de Jerusalém.
Porém, ele não quer guiar um rebanho de gente abandonada; por isso sua primeira tarefa é o ensino. E a isso dedica seus maiores esforços. Jesus quer um povo criativo, responsável e com iniciativa. Isto é, um povo no qual todos exerçam algum tipo de serviço, de acordo com as suas capacidades. Por isso, escolheu um grupo de evangelizadores a quem envia por toda a região (Mc 6,7-13), para preparar sua visita.
Jesus forma pastores autênticos e responsáveis saídos da massa do povo e não espera por nenhuma autoridade vinda de Jerusalém.
Mestre desde o início da Sua missão convida os discípulos, a todos
manifestarem aos homens o amor de Deus por eles e, em poucas linhas, podemos
ter o quadro da vida de Jesus com os Apóstolos e a multidão do povo: a
intimidade do Senhor com o grupo dos Doze em ordem à formação dos mesmos, a
atividade intensa da vida pública de Jesus e dos Apóstolos, o entusiasmo do
povo pelo Senhor, a sua disponibilidade apesar da fadiga, por fim, os
sentimentos profundos de Jesus perante esse povo, errante e faminto.
É assim que Deus olha para nós, bem como para toda
a nossa família e os homens no mundo inteiro. Deus deseja e quer que todos
O procuremos: Havia ali tanta gente, chegando e saindo.
Embora com o desejo e a vontade de atender a todos, Jesus com os apóstolos ele ressalta a sua necessidade de descanso, depois as tarefas apostólicas. Para dize que também o missionário precisa de descanso. Um tempo de retiro, de recuperação das energias, de intimidade com Deus.
Embora com o desejo e a vontade de atender a todos, Jesus com os apóstolos ele ressalta a sua necessidade de descanso, depois as tarefas apostólicas. Para dize que também o missionário precisa de descanso. Um tempo de retiro, de recuperação das energias, de intimidade com Deus.
Foi por isso que quando voltam empolgados com os resultados da
missão, a primeira reação do Mestre é convidá-los para uma retirada, para que
possam refazer as forças.
Jesus tem critérios que não correspondem com o grande critério da
nossa sociedade – o da eficácia! Para ele, os apóstolos não eram máquinas, mas
em primeiro lugar pessoas humanas, que necessitavam de ser tratados como tais.
O trabalho – mesmo o trabalho missionário – não é o absoluto.
Jesus reconhece a necessidade dum equilíbrio entre todos os aspectos da
vivência humana.
Aqui há uma lição para muitos cristãos engajados hoje - embora
devamos nos dedicar ao máximo pelo apostolado, não devemos descuidar das nossas
vidas particulares, da nossa saúde, do cultivo de valores espirituais, da saúde
e do relacionamento afetivo com os outros. Caso contrário, estaremos esgotados
em pouco tempo, meras máquinas ou funcionários do sagrado, que não mostram ao
mundo o rosto compassivo do Pai, mas que por dentro seremos ocos.
O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. Quando ele se retirava, o povo ia atrás dele.
O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. Quando ele se retirava, o povo ia atrás dele.
O que atraía tanta gente? Com certeza não foi em primeiro lugar a
doutrina, nem os milagres, mas o fato de irradiar compaixão, de demonstrar duma
maneira concreta o amor compassivo de Deus.
Jesus não teve “pena” do povo, não teve “dó” dos sofridos. Teve
“compaixão”, literalmente, sofria junto, e tinha uma empatia com os sofredores,
que se transformava numa solidariedade afetiva e efetiva.
Este traço da personalidade de Jesus desafia as Igrejas e os seus
ministros hoje, para que não sejam burocratas do sagrado, mas irradiadores da
compaixão do Pai.
Infelizmente, muitas vezes as nossas igrejas mais parecem
repartições públicas do que lugares do encontro com a comunidade que acredita
no amor misericordioso de Deus e na compaixão de Jesus! A frieza humana
freqüentemente marca as nossas atitudes, pregações e cuidado pastoral.
Num mundo que exclui que marginaliza e que só valoriza quem
consome e produz o texto de hoje nos desafia para que nos assemelhemos cada vez
mais a Jesus, irradiando compaixão diante das multidões que hoje como nunca
estão como ovelhas sem pastor.
A pergunta para nós hoje é se em nossa comunidade cristã exercemos algum tipo de serviço ou nos limitamos a esperar que somente um “funcionário religioso” – o pastor – se ocupe dos assuntos espirituais de nossa comunidade.
A pergunta para nós hoje é se em nossa comunidade cristã exercemos algum tipo de serviço ou nos limitamos a esperar que somente um “funcionário religioso” – o pastor – se ocupe dos assuntos espirituais de nossa comunidade.
Reflexão Apostólica:
Nossa reflexão inicia-se no evangelho da última semana (26/1),
onde Jesus enviou os discípulos dois a dois em missão. Hoje , o
evangelista Marcos, diz que, os que outrora foram enviados em missão, “voltaram
para junto de Jesus”.
Esta atitude uma fonte de renovação para aqueles que saem em missão,
em nome de Jesus, da igreja, assim como nós o fazemos regularmente no meio
universitário, no mundo do trabalho, ou ainda em outros trabalhos missionários.
Voltar para junto de Jesus após uma missão demonstra sabedoria e
desejo da melhor companhia. Temos um enorme desafio, ou seja, fazer ecoar o
evangelho na realidade universitária. Quantos frutos bonitos colhidos, mas
ainda falta muito.
Voltar
a Jesus após uma missão, partilhar as dificuldades, “chorar os foras”,
agradecer os frutos, bendizer ao socorro/acompanhamento do Espírito Santo será
sempre um sinal de humildade, amizade, de compromisso para com Jesus, o SENHOR.
Muitas
vezes se deseja encontrar um amigo, orientador, uma pessoa a quem admiramos
pelo seu testemunho,… para partilhar-lhe a nossa missão e isso é realmente
importante e ajuda no amadurecimento para com a nossa missão. Porém, o mais
importante é que voltemo-nos para junto de Jesus.
Na
passagem do Evangelho, Jesus convida seus discípulos a separar-se da multidão,
do seu trabalho, e retirar-se com Ele a «um lugar deserto». Ele lhes ensina a
fazer o que Ele fazia: equilibrar ação e contemplação, passar do contato com as
pessoas ao diálogo secreto e regenerador consigo mesmo e com Deus.
O
tema é de grande importância e atualidade. O ritmo de vida adquiriu uma
velocidade que supera nossa capacidade de adaptação. A cena de Charlot
concentrado na linha de montagem em "Tempos Modernos" é a imagem
exata desta situação. Perde-se, desta forma, a capacidade de separação crítica
que permite exercer um domínio sobre o fluir, freqüentemente caótico e
desordenado, das circunstâncias e das experiências diárias.
Jesus,
no Evangelho, jamais dá a impressão de estar agitado pela pressa. Às vezes, ele
até perde o tempo: todos o buscam e Ele não se deixa encontrar, absorto como
está na oração.
Às
vezes, como em nossa passagem evangélica, Ele inclusive convida seus discípulos
a perderem tempo com Ele: «Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um
pouco». Ele recomenda freqüentemente que não se agitem. Também o nosso físico,
quanto bem recebe através de tais «folgas».
Entre
essas «pausas», estão precisamente as férias. Elas são, para a maioria das
pessoas, a única oportunidade de descansar um pouco, para dialogar de forma
distendida com o próprio cônjuge, brincar com os filhos, ler algum bom livro ou
contemplar a natureza em silêncio; em resumo, para relaxar. Fazer das férias um
tempo mais frenético que o resto do ano significaria arruiná-las.
Ao
mandamento «Lembrai-vos de santificar as festas», seria preciso acrescentar:
«Lembrai-vos de santificar as férias». «Parai (literalmente: vacate, tirai
férias!), sabei que eu sou Deus», diz Deus em um salmo (Salmo 46).
Esta
exigência de tempos de solidão e de escuta se apresenta de forma especial aos
que anunciam o Evangelho e aos animadores da comunidade cristã, que devem
permanecer constantemente em contato com a fonte da Palavra que devem
transmitir aos seus irmãos.
É
preciso dizer que as férias de Jesus com os apóstolos foram de breve duração, porque
as pessoas, vendo-o partir, seguiram-no a pé até o lugar de desembarque. Mas
Jesus não se irrita com as pessoas que não lhe dão trégua, senão que «se
comove», vendo-as abandonadas a si mesmas, «como ovelhas sem pastor», e começa
a «ensinar-lhes muitas coisas».
Isso
nos mostra que é preciso estar dispostos a interromper até o merecido descanso
frente a uma situação de grave necessidade do próximo. Também aqui cabe uma
pequena sugestão prática: olhar à nossa volta e ver se existe alguém a quem
ajudar a sentir-se menos sozinho na vida, com uma visita, uma ligação, um
convite a vê-lo um dia no lugar das férias: aquilo que o coração e as
circunstâncias sugiram.
Estar na companhia de Jesus sempre será a maior de todas as virtudes do homem, portanto, independentemente da sua crença, reserve sempre um tempo para a companhia de Jesus. Lá se pode partilhar os acontecimentos da vida, do trabalho, da missão e então reabastecer-se junto do mestre dos mestres.
Estar na companhia de Jesus sempre será a maior de todas as virtudes do homem, portanto, independentemente da sua crença, reserve sempre um tempo para a companhia de Jesus. Lá se pode partilhar os acontecimentos da vida, do trabalho, da missão e então reabastecer-se junto do mestre dos mestres.
Contar
a Jesus o que temos feito será, no mínimo, um grande desabafo, embora ELE
espere muito mais de nós. Ao “falarmos” com o SENHOR o que temos feito, as
dificuldades, as quedas da nossa vida, bem como os sucessos e avanços nos
permitirá reflexão e amadurecimento diante dos desafios e missão.
O
descanso é tempo especial de reabastecimento e Jesus sabia disso, por isso
proporcionou, mesmo que por pouco tempo, esta graça aos apóstolos. Em período
de férias, devemos procurar a companhia de Jesus de “forma especial” e na
presença dele se abastecer.
Ao
contrário do proposto acima, alguns entendem que este tempo é o tempo para
tirar todo o atraso das baladas, festas, aventuras… e se enchem de tantas
coisas, deixando o SENHOR fora de cena das suas vidas. Com certeza será um
semestre mais difícil pela frente, pois não voltaremos abastecidos.
Propósito: Acolher a
todos que vêm a nós, particularmente os mais excluídos, sem rejeições.
SIMPLESMENTE ADMITA
Enquanto calei os meus pecados,
envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a tua
mão pesava dia e noite sobre mim...Confessei-te o meu pecado e a minha
iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas
transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado. Rei Davi
Admita que você está
apavorado, e você crescerá em coragem. Admita que não tem conhecimento, e você
aprenderá. Admita as suas fraquezas, e você se tornará mais forte. Admita seus
erros, anulando toda e qualquer tentativa de lançar culpa em alguém, e você
crescerá numa perspectiva nova e positiva.
Admita que está confuso, e você
começará a alcançar entendimento.
Admita que está ferido, e você irá experimentar o início da cura. Admita que você não sabe o que fazer, e em breve você estará fazendo o que realmente deve fazer. Admita que você não sabe o que dizer, e logo você estará dizendo a coisa certa. Ser honesto consigo mesmo, com outros e com a vida pode ser algo difícil e intimidador. Não existe contudo nada que possa atingir mais positivamente o coração de Deus do que o fato de nos desarmarmos completamente diante dele, concordando com Ele a respeito daquilo que realmente somos.
Faça um bem enorme a você no dia de hoje: simplesmente admita.
Admita que está ferido, e você irá experimentar o início da cura. Admita que você não sabe o que fazer, e em breve você estará fazendo o que realmente deve fazer. Admita que você não sabe o que dizer, e logo você estará dizendo a coisa certa. Ser honesto consigo mesmo, com outros e com a vida pode ser algo difícil e intimidador. Não existe contudo nada que possa atingir mais positivamente o coração de Deus do que o fato de nos desarmarmos completamente diante dele, concordando com Ele a respeito daquilo que realmente somos.
Faça um bem enorme a você no dia de hoje: simplesmente admita.
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