17 maio - Se devemos declarar excomungado
quem ousa diminuir a devoção à Virgem Mãe, por outro lado, devemos multiplicar
os nossos esforços para divulgar o seu culto. (S 32). São Jose Marello
João 17,20-26
"Eu não rogo somente por eles,
mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam
um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo
creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles
sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam
perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como
amaste a mim. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que
contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da
criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e
estes conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei
conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo
esteja neles"."
Meditação:
Pouco antes de ser preso, Jesus passou suas últimas
horas com seus discípulos, concluindo com uma oração: A Oração da Unidade. Meditação:
Quem faz esta oração é o próprio Jesus e o motivo de sua oração, além de seus discípulos, são todos aqueles que crerão nele.
Algo do muito que podemos aprender desta oração, feita em um momento muito perigoso, em que a oposição estava a ponto de capturá-lo e a sombra da morte o espreitava, é que em lugar de pedir por ele mesmo, pede por todos os outros, por seus discípulos, pelos que crêem nele, pelos descendentes deles, inclusive ora por ti e por mim.
O diálogo íntimo de Jesus com o Pai, orando e
suplicando a favor de seus discípulos, nos revela duas coisas fundamentes: “a
unidade” e “o conhecimento”.
Para João é importante que os discípulos de Jesus vivam
em comunhão e conheçam o Pai. É fundamental para o cristão manter a
unidade, que não significa uniformidade, mas a união de todos com Aquele que
não chamou (Deus), e união com os irmãos que, na diversidade, compartilham um
mesmo ideal: o Reino.
Com esta oração, Jesus expressa seu profundo desejo
de unidade. E esta não é somente entre os Apóstolos. E sim entre os discípulos
e aqueles que mais tarde haveriam de acreditar nas suas palavras.
É a unidade na comunhão de vida plena com todos os
amados por Deus. Sobretudo comunhão com aqueles que procuram a face de Deus
mesmo às apalpadelas. Os excluídos pela sociedade; os sem rumo certo na vida. Também estes são alvos da amizade, simpatia e estima dos Cristãos.
Por eles reza para que reconhecendo seu mau caminho, os seus deslizes, quedas, fracassos e falhas se convertam e acreditando na Boa Nova pregada por Jesus possam ser salvos.
Jesus, ao declarar a bem-aventurança dos pobres, ao repudiar o apego ao dinheiro e a opressão civil ou religiosa, indica o caminho desta unidade. No mundo cativo das ambições do poder e do dinheiro, instaura-se a injustiça que privilegia minorias e exclui maiorias.
Os
discípulos devem compreender e, sobretudo, primar pela solidariedade, pessoa
independentemente da sua condição social. Todos os homens maus ou bons, ricos
ou pobres, brancos ou negros, naturais de um determinado lugar ou simplesmente
residentes, todos são chamados à salvação.
A
união ecumênica dos discípulos de Jesus far-se-á na luta pela remoção da
barreira que separa os ricos dos pobres. Esta deve ser a nossa meta
também.
Temos de lutar pela comunhão plena de amor, em que
o amor do Pai e do próprio Jesus esteja A unidade do Filho e do Pai é modelo e fonte da unidade entre os cristãos e entre todos aqueles e aquelas que assumam a causa do Reino.
A unidade visível entre os seguidores de Jesus é um sinal ao mundo para
que creia em sua missão, desta maneira Jesus inclui, indiretamente, o mundo em
sua oração.
Durante seu ministério, o mundo não reconheceu Jesus, mas no ministério
dos discípulos será dada ao mundo uma nova oportunidade. Há dois traços
característicos dos cristãos:
1. São pessoas que crêem em Jesus, com uma fé que implica o compromisso pessoal, vivido em comunidade e capazes de viver o amor;
2. Chegam à fé por meio da palavra dos discípulos de Jesus. O Espírito dá testemunho a favor de Jesus e o faz por meio dos discípulos. Para quem escuta essa palavra, ela se converte em espírito e vida; para os que se negam a recebê-la, se converterá em juiz.
Se a unidade dos crentes tem por modelo a unidade que há entre o Pai e o Filho, essa unidade deverá deixar espaço à diversidade, pois o Pai e o Filho são pessoas distintas sem que diminua sua unidade. A unidade implica uma relação de amor dos crentes com o Pai e com o Filho e uma relação de amor dos crentes entre si.
1. São pessoas que crêem em Jesus, com uma fé que implica o compromisso pessoal, vivido em comunidade e capazes de viver o amor;
2. Chegam à fé por meio da palavra dos discípulos de Jesus. O Espírito dá testemunho a favor de Jesus e o faz por meio dos discípulos. Para quem escuta essa palavra, ela se converte em espírito e vida; para os que se negam a recebê-la, se converterá em juiz.
Se a unidade dos crentes tem por modelo a unidade que há entre o Pai e o Filho, essa unidade deverá deixar espaço à diversidade, pois o Pai e o Filho são pessoas distintas sem que diminua sua unidade. A unidade implica uma relação de amor dos crentes com o Pai e com o Filho e uma relação de amor dos crentes entre si.
Reflexão Apostólica:
A
verdadeira unidade dos cristãos, enriquecida pela sua variedade, é fruto do
amor com que o Pai e o Filho, pelo Espírito Santo, se amam e nos amam. O ser
“um” com Jesus implica adesão plena à sua mensagem e espalhá-la para o mundo
que ainda não o conhece.
Por tal motivo, o chamado de Jesus está relacionado com o envio que é inerente ao discípulo. Ser enviado implica conhecer e vivenciar a mensagem a ser anunciada. É buscar, por todos os meios, levar o amor a toda humanidade.
O mundo só irá reconhecer que Jesus é O enviado do Pai, quando nós, cristãos, vivermos a unidade, compartilhando o Amor do Pai que Jesus veio trazer para nós por meio do Espírito Santo.
A melhor maneira de darmos testemunho de que realmente cremosem Jesus Cristo e que
Ele é o nosso Senhor é quando vivemos a unidade nos nossos relacionamentos.
A unidade é expressão da verdade, portanto é prova de humildade. A unidade com Cristo é a mais importante, pois dela parte todo o entendimento e compreensão que nós precisamos viver nas nossas relações, conosco e com o irmão.
Por isso, é que no Evangelho Jesus roga pela unidade dos cristãos desde os apóstolos até nós que acreditamos na Sua Palavra. A Unidade entre os Seus filhos é desejo do coração do Pai.
Na maioria das vezes nós pedimos ao Senhor, saúde, riqueza, prosperidade, sucesso profissional, mas de fato, nós deveríamos implorar pela unidade nos nossas relações interpessoais, tanto na família, como na comunidade e no mundo.
Que fácil é orar por nós. Para que vá tudo bem. Para que não nos aconteça nada de mal. Para que tenhamos boa saúde. Para que não fiquemos sem trabalho.
Por tal motivo, o chamado de Jesus está relacionado com o envio que é inerente ao discípulo. Ser enviado implica conhecer e vivenciar a mensagem a ser anunciada. É buscar, por todos os meios, levar o amor a toda humanidade.
O mundo só irá reconhecer que Jesus é O enviado do Pai, quando nós, cristãos, vivermos a unidade, compartilhando o Amor do Pai que Jesus veio trazer para nós por meio do Espírito Santo.
A melhor maneira de darmos testemunho de que realmente cremos
A unidade é expressão da verdade, portanto é prova de humildade. A unidade com Cristo é a mais importante, pois dela parte todo o entendimento e compreensão que nós precisamos viver nas nossas relações, conosco e com o irmão.
Por isso, é que no Evangelho Jesus roga pela unidade dos cristãos desde os apóstolos até nós que acreditamos na Sua Palavra. A Unidade entre os Seus filhos é desejo do coração do Pai.
Na maioria das vezes nós pedimos ao Senhor, saúde, riqueza, prosperidade, sucesso profissional, mas de fato, nós deveríamos implorar pela unidade nos nossas relações interpessoais, tanto na família, como na comunidade e no mundo.
Que fácil é orar por nós. Para que vá tudo bem. Para que não nos aconteça nada de mal. Para que tenhamos boa saúde. Para que não fiquemos sem trabalho.
Também
pode ser simples orar pelas pessoas que amamos. Orar pelo pai e pela mãe. Por
nosso companheiro ou companheira. Por nossos filhos e filhas. Por nosso querido
amigo ou por nossa querida amiga.
Mas
não é tão fácil orar por quem está fora de nosso círculo íntimo. Por exemplo:
um parente distante do qual não gostamos e com quem nunca falamos, o colega do
trabalho que sempre critica o que fazemos ou alguém que mal conhecemos e que
faz piadas sobre nós.
Definitivamente,
não estamos acostumados a orar por essas pessoas que não conhecemos. Pessoas
que quem sabe temos visto por aí, mas que nunca nos interessamos por elas.
Mas,
como diz o evangelista (Lc 6,32-33): "Que mérito tem vocês ao amar aos que
os amam? Os pecadores fazem assim. E que mérito tem vocês ao fazer bem a quem
aos que fazem o bem a vocês? Pois os pecadores fazem o mesmo."
Definitivamente,
que simples é orar por nós e para nosso beneficio, sobretudo quando as coisas
não estão saindo como queremos.
Porém
quando estamos nestas situações contrarias, pensamos em quantas pessoas se
encontram na mesma situação? Nos recordamos daquelas pessoas que se encontram
em situações piores que as nossas? Levamos em conta as pessoas que não podem
lidar com situações com as quais nós podemos? Ou simplesmente nos concentramos
em nossos assuntos e que os outros as resolvam como podem?
Lembremo-nos
sempre de que a criação de Deus não pode ser considerada ou tida por
propriedade privada de alguns. Um monopólio dos ricos em detrimento dos pobres.
Pois, o que vemos é que os ricos tomam para si os meios que sustentam a vida,
relegando os pobres à privação e à morte.
É
precisamente o que acontece na maior parte dos casos daqueles condenados a
morrer em reservas, feito animais do jardim zoológico; aqueles que trocam por
uma moeda de 50 centavos ou 1 real em vias pública, com o risco de serem
atropelado pelas viaturas; as moças que ganham a vida pelo corpo; os pobres e
excluídos das favelas.
Verdade
é que os grandes do poder financeiro e político muitas vezes submetem estes e
aqueles a produzirem para eles e se apropriam de seus bens.
Podemos
ser diferentes uns dos outros, podemos ter idéias, opiniões diversas,
entretanto, precisamos ser iguais na mentalidade do amor. A perfeita unidade
dá-se entre o Pai e o Filho porque ela é gerada no Amor que é o Espírito Santo,
formando assim, a Santíssima Trindade. O Espírito Santo é quem opera em nós e
faz milagres de reconciliação e amor.
Por isso, na nossa vida o Espírito Santo precisaria ser a base que sustenta as nossas diferenças a fim de que nós também vivêssemos primeira regra de Deus que é o amor. Jesus veio nos dar um novo mandamento: o amor mútuo. Tudo o que fizermos por amor estaremos contribuindo para que o mundo melhore e para que a justiça de Deus chegue à terra.
Para você o que significa amar? Marque com um x as manifestações do amor: revidar ( ); socorrer ( ) ; julgar ( ); desconfiar ( );Escutar ( ); consolar ( ); admoestar ( ); acolher ( ); aconselhar ( ); encorajar ( );Excluir ( ); discriminar ( ); evitar envolver-se ( ); omitir-se ( ): comprometer-se ( ) Você tem unidade com as pessoas da sua família? Você tem orado por elas? Por quem você precisa orar para que não entrem mais em conflitos que os (as) separam?
Por isso, na nossa vida o Espírito Santo precisaria ser a base que sustenta as nossas diferenças a fim de que nós também vivêssemos primeira regra de Deus que é o amor. Jesus veio nos dar um novo mandamento: o amor mútuo. Tudo o que fizermos por amor estaremos contribuindo para que o mundo melhore e para que a justiça de Deus chegue à terra.
Para você o que significa amar? Marque com um x as manifestações do amor: revidar ( ); socorrer ( ) ; julgar ( ); desconfiar ( );Escutar ( ); consolar ( ); admoestar ( ); acolher ( ); aconselhar ( ); encorajar ( );Excluir ( ); discriminar ( ); evitar envolver-se ( ); omitir-se ( ): comprometer-se ( ) Você tem unidade com as pessoas da sua família? Você tem orado por elas? Por quem você precisa orar para que não entrem mais em conflitos que os (as) separam?
Diziam
os "antigos" que não há oração mais poderosa que aquela que um outro
faz por nós. Seria maravilhoso que um dia pudéssemos criar una corrente de
oração que desse a volta ao mundo.
Uma
Corrente de Oração sem importar quem sejamos, que diferenças tenhamos, que
façamos, em qual tipo de situação de vida nos encontremos ou em que lugar do
mundo estejamos. Corrente que, ao final, regressaria a nós também.
Que
tal se hoje nós orássemos não por nós, nem pelas pessoas que estão dentro de
nosso círculo íntimo, e sim por aquelas pessoas que mal conhecemos ou que
simplesmente não conhecemos. Pela caixa do super mercado, por aquele moço que
empacota as compras, pela garçonete que serve o café, pelo taxista que nos leva
ao trabalho, pela senhora idosa com a que tropeçamos ao dobrar a esquina, pela
menina que nos sorriu no outro lado da rua, pela mulher que vende rosas na
esquina, pelo engraxate, por todas aquelas pessoas com as quais entrarmos em
contacto no dia de hoje.
Se
fizéssemos isto, teríamos o beneficio de que um outro poderia também estar
orando por nós, mas o mais importante seria que finalmente tornaríamos
realidade as palavras de Jesus, cumpriríamos seu desejo, Todos nos
converteríamos em Um.
Propósito:
Pai, faze-me assumir com muita disposição a tarefa de
continuar a missão de Jesus, para que muitas outras pessoas abracem a salvação
que nos ofereces e que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a
fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes
da criação do mundo.
O MELHOR DA VIDA
Senhor, Tu nos criaste para Ti e o nosso
coração estará para sempre inquieto, até que venhamos a descansar em Ti. Santo Agostinho
Tente segurar água em suas
mãos e elas vão se esvair rapidamente. Porém, se você se imergir dentro de uma
piscina cheia da mesma água, ela vai estar continuamente ao seu redor pelo
tempo que você quiser. Com a vida é da mesma maneira. A vida não cabe dentro de
suas mãos, e nem pode ser segura pelas elas. Para experimentá-la em sua
plenitude, você precisa se imergir dentro dela. É necessário deixar que a vida
flua completamente, para que você possa experimentá-la com alegria.
Ao contrario do que é constantemente pregado na nossa sociedade, absolutamente não é necessário possuir para que você venha a desfrutar o melhor desta vida. Mui freqüentemente nós gastamos tempo, esforço, energia e dinheiro tentando possuir aquilo que jamais poderá realmente nos satisfazer.
Quem vive dominado pela ânsia de possuir é como quem tenta segurar água em suas mãos: perde o melhor desta vida. A realidade é que, quando você está livre da necessidade de possuir, você está verdadeiramente livre para deixar que a sua vida flua com alegria.
Ao contrario do que é constantemente pregado na nossa sociedade, absolutamente não é necessário possuir para que você venha a desfrutar o melhor desta vida. Mui freqüentemente nós gastamos tempo, esforço, energia e dinheiro tentando possuir aquilo que jamais poderá realmente nos satisfazer.
Quem vive dominado pela ânsia de possuir é como quem tenta segurar água em suas mãos: perde o melhor desta vida. A realidade é que, quando você está livre da necessidade de possuir, você está verdadeiramente livre para deixar que a sua vida flua com alegria.
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