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FEVEREIRO - Os músculos se retesam, o coração pulsa, o
espírito se (eleva) expande nas asas da oração, no horizonte do futuro;
combateremos, arrastando esta pobre carne na luta sanguinolenta, sem que a boca
pronuncie palavras de lamúria ou o pé se arrede minimamente do caminho do
martírio! (L 23).) São Jose Marello
![](file:///C:/Users/Win7/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
"Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse:
- Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.
Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer. Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães."
Meditação:
Com
este texto Marcos prepara a primeira narrativa da partilha dos pães. Encontramos
aqui um relato básico, com vários temas que se repetem ao longo dos evangelhos:
a) os discípulos já estão em missão e mantêm contato com Jesus; b) Jesus
preocupa-se com o seu resguardo e o dos discípulos, em lugar deserto, para
repouso e tempo "para comer", ou seja, para alimentarem-se da palavra
e da oração; c) eles estão continuamente sendo assediados pelas multidões; d) a
multidão é insistente e Jesus tem compaixão por eles; e) Jesus ensina muitas
coisas.
Pegando
a frase do Evangelho: "...
pareciam ovelhas sem pastor...", Jesus atrai para si o título
de pastor. Este atributo a Jesus, recebe a sua justificação na observação do
evangelista ao interpretar os sentimentos do coração do Senhor vendo as
multidões que O seguiam, Jesus se compadeceu delas, teve pena.
Na
cultura camponesa da época, falar de ovelhas sem pastor transmitia um
sentimento de abandono e desolação. As ovelhas são animais gregários, formam
rebanhos e dependem da liderança do pastor se alimentar e para enfrentar os
inimigos. A visão de um povo que perambulava abandonado de seus lideres
institucionais e em busca de um profeta provoca reação de Jesus.
Porém, ele não quer guiar um rebanho de gente abandonada; por isso sua primeira tarefa é o ensino. E a isso dedica seus maiores esforços. Jesus quer um povo criativo, responsável e com iniciativa. Isto é, um povo no qual todos exerçam algum tipo de serviço, de acordo com as suas capacidades. Por isso, escolheu um grupo de evangelizadores a quem envia por toda a região (Mc 6,7-13), para preparar sua visita.
Jesus forma pastores autênticos e responsáveis saídos da massa do povo e não espera por nenhuma autoridade vinda de Jerusalém.
Porém, ele não quer guiar um rebanho de gente abandonada; por isso sua primeira tarefa é o ensino. E a isso dedica seus maiores esforços. Jesus quer um povo criativo, responsável e com iniciativa. Isto é, um povo no qual todos exerçam algum tipo de serviço, de acordo com as suas capacidades. Por isso, escolheu um grupo de evangelizadores a quem envia por toda a região (Mc 6,7-13), para preparar sua visita.
Jesus forma pastores autênticos e responsáveis saídos da massa do povo e não espera por nenhuma autoridade vinda de Jerusalém.
Mestre
desde o início da Sua missão convida os discípulos, a todos manifestarem aos
homens o amor de Deus por eles e, em poucas linhas, podemos ter o quadro da
vida de Jesus com os Apóstolos e a multidão do povo: a intimidade do Senhor com
o grupo dos Doze em ordem à formação dos mesmos, a atividade intensa da vida
pública de Jesus e dos Apóstolos, o entusiasmo do povo pelo Senhor, a sua
disponibilidade apesar da fadiga, por fim, os sentimentos profundos de Jesus
perante esse povo, errante e faminto.
É
assim que Deus olha para nós, bem como para toda a nossa família e os
homens no mundo inteiro. Deus deseja e quer que todos O procuremos: Havia ali
tanta gente, chegando e saindo.
Embora com o desejo e a vontade de atender a todos, Jesus com os apóstolos ele ressalta a sua necessidade de descanso, depois as tarefas apostólicas. Para dize que também o missionário precisa de descanso. Um tempo de retiro, de recuperação das energias, de intimidade com Deus.
Embora com o desejo e a vontade de atender a todos, Jesus com os apóstolos ele ressalta a sua necessidade de descanso, depois as tarefas apostólicas. Para dize que também o missionário precisa de descanso. Um tempo de retiro, de recuperação das energias, de intimidade com Deus.
Foi
por isso que quando voltam empolgados com os resultados da missão, a primeira
reação do Mestre é convidá-los para uma retirada, para que possam refazer as
forças.
Jesus
tem critérios que não correspondem com o grande critério da nossa sociedade – o
da eficácia! Para ele, os apóstolos não eram máquinas, mas em primeiro lugar
pessoas humanas, que necessitavam de ser tratados como tais.
O
trabalho – mesmo o trabalho missionário – não é o absoluto. Jesus reconhece a
necessidade dum equilíbrio entre todos os aspectos da vivência humana.
Aqui
há uma lição para muitos cristãos engajados hoje - embora devamos nos dedicar
ao máximo pelo apostolado, não devemos descuidar das nossas vidas particulares,
da nossa saúde, do cultivo de valores espirituais, da saúde e do relacionamento
afetivo com os outros. Caso contrário, estaremos esgotados em pouco tempo,
meras máquinas ou funcionários do sagrado, que não mostram ao mundo o rosto
compassivo do Pai, mas que por dentro seremos ocos.
O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. Quando ele se retirava, o povo ia atrás dele.
O texto ressalta a compaixão de Jesus para com o povo com uma característica específica: era um povo muito sofrido, rejeitado e desprezado pelos chefes político-religiosos de então, que nem tinha tempo para comer. Quando ele se retirava, o povo ia atrás dele.
O
que atraía tanta gente? Com certeza não foi em primeiro lugar a doutrina, nem
os milagres, mas o fato de irradiar compaixão, de demonstrar duma maneira
concreta o amor compassivo de Deus.
Jesus
não teve “pena” do povo, não teve “dó” dos sofridos. Teve “compaixão”,
literalmente, sofria junto, e tinha uma empatia com os sofredores, que se
transformava numa solidariedade afetiva e efetiva.
Este
traço da personalidade de Jesus desafia as Igrejas e os seus ministros hoje,
para que não sejam burocratas do sagrado, mas irradiadores da compaixão do Pai.
Infelizmente,
muitas vezes as nossas igrejas mais parecem repartições públicas do que lugares
do encontro com a comunidade que acredita no amor misericordioso de Deus e na
compaixão de Jesus! A frieza humana freqüentemente marca as nossas atitudes,
pregações e cuidado pastoral.
Num
mundo que exclui que marginaliza e que só valoriza quem consome e produz o
texto de hoje nos desafia para que nos assemelhemos cada vez mais a Jesus,
irradiando compaixão diante das multidões que hoje como nunca estão como
ovelhas sem pastor.
A pergunta para nós hoje é se em nossa comunidade cristã exercemos algum tipo de serviço ou nos limitamos a esperar que somente um “funcionário religioso” – o pastor – se ocupe dos assuntos espirituais de nossa comunidade.
A pergunta para nós hoje é se em nossa comunidade cristã exercemos algum tipo de serviço ou nos limitamos a esperar que somente um “funcionário religioso” – o pastor – se ocupe dos assuntos espirituais de nossa comunidade.
Reflexão Apostólica:
Nossa
reflexão inicia-se no evangelho da última semana (26/1), onde Jesus enviou os
discípulos dois a dois em
missão. Hoje , o evangelista Marcos, diz que, os que outrora
foram enviados em missão, “voltaram para junto de Jesus”.
Esta
atitude uma fonte de renovação para aqueles que saem em missão, em nome de
Jesus, da igreja, assim como nós o fazemos regularmente no meio universitário,
no mundo do trabalho, ou ainda em outros trabalhos missionários.
Voltar
para junto de Jesus após uma missão demonstra sabedoria e desejo da melhor
companhia. Temos um enorme desafio, ou seja, fazer ecoar o evangelho na
realidade universitária. Quantos frutos bonitos colhidos, mas ainda falta
muito.
Voltar a Jesus
após uma missão, partilhar as dificuldades, “chorar os foras”, agradecer os
frutos, bendizer ao socorro/acompanhamento do Espírito Santo será sempre um
sinal de humildade, amizade, de compromisso para com Jesus, o SENHOR.
Muitas vezes se
deseja encontrar um amigo, orientador, uma pessoa a quem admiramos pelo seu
testemunho,… para partilhar-lhe a nossa missão e isso é realmente importante e
ajuda no amadurecimento para com a nossa missão. Porém, o mais importante é que
voltemo-nos para junto de Jesus.
Na passagem do
Evangelho, Jesus convida seus discípulos a separar-se da multidão, do seu
trabalho, e retirar-se com Ele a «um lugar deserto». Ele lhes ensina a fazer o
que Ele fazia: equilibrar ação e contemplação, passar do contato com as pessoas
ao diálogo secreto e regenerador consigo mesmo e com Deus.
O tema é de
grande importância e atualidade. O ritmo de vida adquiriu uma velocidade que
supera nossa capacidade de adaptação. A cena de Charlot concentrado na linha de
montagem em "Tempos Modernos" é a imagem exata desta situação.
Perde-se, desta forma, a capacidade de separação crítica que permite exercer um
domínio sobre o fluir, freqüentemente caótico e desordenado, das circunstâncias
e das experiências diárias.
Jesus, no
Evangelho, jamais dá a impressão de estar agitado pela pressa. Às vezes, ele
até perde o tempo: todos o buscam e Ele não se deixa encontrar, absorto como
está na oração.
Às vezes, como
em nossa passagem evangélica, Ele inclusive convida seus discípulos a perderem
tempo com Ele: «Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco». Ele
recomenda freqüentemente que não se agitem. Também o nosso físico, quanto bem
recebe através de tais «folgas».
Entre essas
«pausas», estão precisamente as férias. Elas são, para a maioria das pessoas, a
única oportunidade de descansar um pouco, para dialogar de forma distendida com
o próprio cônjuge, brincar com os filhos, ler algum bom livro ou contemplar a natureza
em silêncio; em resumo, para relaxar. Fazer das férias um tempo mais frenético
que o resto do ano significaria arruiná-las.
Ao mandamento
«Lembrai-vos de santificar as festas», seria preciso acrescentar: «Lembrai-vos
de santificar as férias». «Parai (literalmente: vacate, tirai férias!), sabei
que eu sou Deus», diz Deus em um salmo (Salmo 46).
Esta exigência
de tempos de solidão e de escuta se apresenta de forma especial aos que
anunciam o Evangelho e aos animadores da comunidade cristã, que devem
permanecer constantemente em contato com a fonte da Palavra que devem
transmitir aos seus irmãos.
É preciso dizer
que as férias de Jesus com os apóstolos foram de breve duração, porque as
pessoas, vendo-o partir, seguiram-no a pé até o lugar de desembarque. Mas Jesus
não se irrita com as pessoas que não lhe dão trégua, senão que «se comove»,
vendo-as abandonadas a si mesmas, «como ovelhas sem pastor», e começa a
«ensinar-lhes muitas coisas».
Isso nos mostra
que é preciso estar dispostos a interromper até o merecido descanso frente a
uma situação de grave necessidade do próximo. Também aqui cabe uma pequena
sugestão prática: olhar à nossa volta e ver se existe alguém a quem ajudar a
sentir-se menos sozinho na vida, com uma visita, uma ligação, um convite a
vê-lo um dia no lugar das férias: aquilo que o coração e as circunstâncias
sugiram.
Estar na companhia de Jesus sempre será a maior de todas as virtudes do homem, portanto, independentemente da sua crença, reserve sempre um tempo para a companhia de Jesus. Lá se pode partilhar os acontecimentos da vida, do trabalho, da missão e então reabastecer-se junto do mestre dos mestres.
Estar na companhia de Jesus sempre será a maior de todas as virtudes do homem, portanto, independentemente da sua crença, reserve sempre um tempo para a companhia de Jesus. Lá se pode partilhar os acontecimentos da vida, do trabalho, da missão e então reabastecer-se junto do mestre dos mestres.
Contar a Jesus o
que temos feito será, no mínimo, um grande desabafo, embora ELE espere muito
mais de nós. Ao “falarmos” com o SENHOR o que temos feito, as dificuldades, as
quedas da nossa vida, bem como os sucessos e avanços nos permitirá reflexão e
amadurecimento diante dos desafios e missão.
O descanso é
tempo especial de reabastecimento e Jesus sabia disso, por isso proporcionou,
mesmo que por pouco tempo, esta graça aos apóstolos. Em período de férias,
devemos procurar a companhia de Jesus de “forma especial” e na presença
dele se abastecer.
Ao contrário do
proposto acima, alguns entendem que este tempo é o tempo para tirar todo o
atraso das baladas, festas, aventuras… e se enchem de tantas coisas, deixando o
SENHOR fora de cena das suas vidas. Com certeza será um semestre mais difícil
pela frente, pois não voltaremos abastecidos.
Propósito: Acolher a todos que vêm a nós, particularmente os mais excluídos,
sem rejeições.
SIMPLESMENTE ADMITA
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus
ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a tua mão pesava dia e
noite sobre mim...Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais
ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a
iniqüidade do meu pecado.
Rei Davi
Admita que você está apavorado, e você crescerá em coragem. Admita
que não tem conhecimento, e você aprenderá. Admita as suas fraquezas, e você se
tornará mais forte. Admita seus erros, anulando toda e qualquer tentativa de
lançar culpa em alguém, e você crescerá numa perspectiva nova e positiva.
Admita que está confuso, e você começará a alcançar entendimento.
Admita que está ferido, e você irá experimentar o início da cura. Admita que você não sabe o que fazer, e em breve você estará fazendo o que realmente deve fazer. Admita que você não sabe o que dizer, e logo você estará dizendo a coisa certa. Ser honesto consigo mesmo, com outros e com a vida pode ser algo difícil e intimidador. Não existe contudo nada que possa atingir mais positivamente o coração de Deus do que o fato de nos desarmarmos completamente diante dele, concordando com Ele a respeito daquilo que realmente somos.
Faça um bem enorme a você no dia de hoje: simplesmente admita.
Admita que está ferido, e você irá experimentar o início da cura. Admita que você não sabe o que fazer, e em breve você estará fazendo o que realmente deve fazer. Admita que você não sabe o que dizer, e logo você estará dizendo a coisa certa. Ser honesto consigo mesmo, com outros e com a vida pode ser algo difícil e intimidador. Não existe contudo nada que possa atingir mais positivamente o coração de Deus do que o fato de nos desarmarmos completamente diante dele, concordando com Ele a respeito daquilo que realmente somos.
Faça um bem enorme a você no dia de hoje: simplesmente admita.
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