29 outubro - Quando tiveres menos vontade de
pronunciar palavra, então é tempo de falar. (S 197). São Jose Marello
Leitura do santo Evangelho segundo
São Lucas 14,1.7-11
"Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para
tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita
atenção.
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido."
1º Meditação:
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido."
1º Meditação:
Dentre os quatro evangelistas, Lucas é o único que, por três vezes
(Lc 7,36; 11,37; 14,1) menciona refeições de Jesus em casa de fariseus. Esta
refeição é ocasião de ensinamentos de Jesus.
Na parábola dirigida aos demais convidados, aquele que ocupou o primeiro lugar teve que cedê-lo a um amigo mais importante do dono da casa e aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor.
Este Evangelho nos ajuda a corrigir um preconceito sumamente difundido. «Num sábado, Jesus entrou para comer na casa de um dos principais fariseus.
Na parábola dirigida aos demais convidados, aquele que ocupou o primeiro lugar teve que cedê-lo a um amigo mais importante do dono da casa e aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor.
Este Evangelho nos ajuda a corrigir um preconceito sumamente difundido. «Num sábado, Jesus entrou para comer na casa de um dos principais fariseus.
Eles o observavam atentamente». Ao ler o Evangelho a partir de um
certo ponto de vista, acabou-se fazendo dos fariseus o modelo de todos os
vícios: hipocrisia, falsidade; os inimigos por antonomásia de Jesus.
Com estes significados negativos, o termo «fariseu» passou a fazer
parte do dicionário de nossa língua e de outras muitas.
Semelhante idéia dos fariseus não é correta. Entre eles havia
certamente muitos elementos que respondiam a esta imagem e Cristo os enfrenta.
Mas nem todos eram assim.
Nicodemos, que vai ver Jesus de noite e que depois o defende ante
o Sinédrio, era um fariseu (Jo 3,1; 7, 50ss).
Também Saulo era fariseu antes da conversão, e era certamente uma
pessoa sincera e zelosa, ainda que não estivesse bem iluminado. Outro fariseu
era Gamaliel, que defendeu os apóstolos ante o Sinédrio (At 5,34 e seguintes).
As relações de Jesus com os fariseus não foram só de conflito.
Compartilhavam muitas vezes as mesmas convicções, como a fé na ressurreição dos
mortos, no amor de Deus e no compromisso como primeiro e mais importante
mandamento da lei.
Alguns, como neste caso, inclusive o convidam para uma refeição em
sua casa. Hoje se considera que mais que os fariseus, quem queria a condenação
de Jesus eram os saduceus, a quem pertencia a casta sacerdotal de Jerusalém.
Por todos estes motivos, seria sumamente desejável deixar de
utilizar o termo «fariseu» em sentido depreciativo. Ajudaria ao diálogo com os
judeus, que recordam com grande honra o papel desempenhado pela corrente dos
fariseus em sua história, especialmente após a destruição de Jerusalém.
Durante a refeição, naquele sábado, Jesus ofereceu dois
ensinamentos importantes: um dirigido aos «convidados» e outro para o
«anfitrião».
Ao dono da casa, Jesus disse (talvez diante dele ou só em presença
de seus discípulos): «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides seus
amigos, nem seus irmãos, nem seus parentes, nem os vizinhos ricos…». É o que o
próprio Jesus fez, quando convidou ao grande banquete do Reino os pobres, os
aflitos, os humildes, os famintos, os perseguidos.
Vamos centrar nossa meditar no que Jesus diz aos «convidados»: «Se
te convidam a um banquete de bodas, não te coloques no primeiro lugar…».
Jesus não quer dar conselhos de boa educação. Nem sequer pretende
alentar o sutil cálculo de quem se põe em uma fila, com a escondida esperança
de que o dono lhe peça que se aproxime.
A parábola nisso pode dar pé ao equívoco, se não se levar em
consideração o banquete e o dono dos quais Jesus está falando. O banquete é o
universal do Reino e o dono é Deus.
Na vida, quer dizer Jesus, escolhe o último lugar, procura
contentar os demais mais que a ti mesmo; sê modesto na hora de avaliar seus
méritos, deixa que sejam os demais quem os reconheçam e não tu («ninguém é bom
juiz em causa própria»), e já desde esta vida Deus te exaltará.
Ele te exaltará com sua graça, te fará subir na hierarquia de seus
amigos e dos verdadeiros discípulos de seu Filho, que é o que realmente
importa.
Ele te exaltará também na estima dos demais. É um fato
surpreendente, mas verdadeiro. Não só Deus «se inclina ante o humilde e rejeita
o soberbo» (Sl 107, 6); também o homem faz o mesmo, independentemente do fato
de ser crente ou não.
A modéstia, quando é sincera, não artificial, conquista, faz que a
pessoa seja amada, que sua companhia seja desejada, que sua opinião seja
desejada.
Vivemos em uma sociedade que tem suma necessidade de voltar a escutar
esta mensagem evangélica sobre a humildade.
Correr para ocupar os primeiros lugares, talvez pisoteando, sem
escrúpulos, a cabeça dos demais, são características desprezadas por todos e,
infelizmente, seguidas por todos. O Evangelho tem um impacto social, inclusive
quando fala de humildade e hospitalidade.
A parábola exprime a prática do Reino: a renúncia ao sucesso na
injusta sociedade competitiva pelo status e poder, e a adesão à nova sociedade
do Reino, fundada na humildade, na fraternidade e no serviço.
Em conclusão a sentença chave: quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. É um tema precioso para Lucas, já presente no Cântico de Nossa Senhora (Lc 1,51-52).
O não precipitar-se em ocupar os primeiros lugares em momentos solenes era regra comum de boas maneiras nas várias culturas contemporâneas do primeiro século.
Em conclusão a sentença chave: quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. É um tema precioso para Lucas, já presente no Cântico de Nossa Senhora (Lc 1,51-52).
O não precipitar-se em ocupar os primeiros lugares em momentos solenes era regra comum de boas maneiras nas várias culturas contemporâneas do primeiro século.
1º Reflexão Apostólica:
No evangelho de hoje Jesus vem nos dar um
conselho bem prático para o nosso dia-a-dia e se utiliza de uma simples
parábola para nos revelar a importância de sermos humildes e de reconhecermos a
nossa pequenez diante dos homens.
Ele está querendo revelar para cada um de nós
que em nenhum momento devemos nos valer da expectativa que temos em nós mesmos
ou da autoconfiança, pois podemos ser humilhados e colocados para sentar no
último lugar.
Como é desagradável ser chamado a sair de um
lugar para que outro possa ocupá-lo; e ao mesmo tempo como é bom ser
reconhecido na multidão pelo dono da festa e ser conduzido para um lugar
especial, escolhido e reservado para você.
Todos nós preferimos passar pela segunda
experiência, não é mesmo??? Então, esse é o grande sentido dessa parábola,
não se vangloriar de si mesmo e a partir da humildade que Deus coloca em seu
coração considerar os outros superiores a vós mesmos para que a partir dessa
atitude a própria graça de Deus possa te elevar. Isto não quer dizer
que devamos nos sentir uns coitadinhos, não.
São Paulo escreve ao Filipenses no capítulo 2
quando diz: "Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses e
sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo
Ele de condição divina não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas
aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos
homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais,
tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou
soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes".
Nem Jesus que era o próprio Deus se valeu
dessa condição para estar no mundo e desempenhar sua missão, então quem somos
nós para nos valermos dos poucos talentos que temos para tentar sermos melhor
que os outros???
Precisamos valorizar o que temos de melhor em
nós sim, mas tudo isso devemos fazer pela graça de Deus. É Deus quem deve te
elevar e não você mesmo.
Então, que através desse Evangelho possamos
pedir a graça da humildade verdadeira para nossos corações acreditando que Deus
age na simplicidade e que não é preciso estar sempre na primeira fila para ser
reconhecido por Deus e pelos nossos irmãos.
Tenhamos um dia abençoado por Deus e pratiquemos a virtude da humildade, pois quando nos humilhamos diante dos homens, somos exaltados diante do Pai.
Propósito:
Pai, faze-me humilde e discreto no trato humano. E que eu não
aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.
2º Meditação:
Este
Evangelho nos ajuda a corrigir um preconceito sumamente difundido. «Num sábado,
Jesus entrou para comer na casa de um dos principais fariseus. Eles o
observavam atentamente».
Ao ler o Evangelho a partir de um certo ponto de vista, acabou-se fazendo dos fariseus o modelo de todos os vícios: hipocrisia, falsidade; os inimigos por antonomásia de Jesus. Com estes significados negativos, o termo «fariseu» passou a fazer parte do dicionário de nossa língua e de outras muitas.
Semelhante idéia dos fariseus não é correta. Entre eles havia certamente muitos elementos que respondiam a esta imagem e Cristo os enfrenta. Mas nem todos eram assim. Nicodemos, que vai ver Jesus de noite e que depois o defende ante o Sinédrio, era um fariseu (Jo 3,1;7,50ss). Também Saulo era fariseu antes da conversão, e era certamente uma pessoa sincera e zelosa, ainda que não estivesse bem iluminado. Outro fariseu era Gamaliel, que defendeu os apóstolos ante o Sinédrio (At 5,34 e seguintes).
As relações de Jesus com os fariseus não foram só de conflito. Compartilhavam muitas vezes as mesmas convicções, como a fé na ressurreição dos mortos, no amor de Deus e no compromisso como primeiro e mais importante mandamento da lei. Alguns, como neste caso, inclusive o convidam para uma refeição em sua casa. Hoje se considera que mais que os fariseus, quem queria a condenação de Jesus eram os saduceus, a quem pertencia a casta sacerdotal de Jerusalém.
Por todos estes motivos, seria sumamente desejável deixar de utilizar o termo «fariseu» em sentido depreciativo. Ajudaria ao diálogo com os judeus, que recordam com grande honra o papel desempenhado pela corrente dos fariseus em sua história, especialmente após a destruição de Jerusalém.
Durante a refeição, naquele sábado, Jesus ofereceu dois ensinamentos importantes: um dirigido aos «convidados» e outro para o «anfitrião».
Ao dono da casa, Jesus disse (talvez diante dele ou só em presença de seus discípulos): «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides seus amigos, nem seus irmãos, nem seus parentes, nem os vizinhos ricos…».
Ao ler o Evangelho a partir de um certo ponto de vista, acabou-se fazendo dos fariseus o modelo de todos os vícios: hipocrisia, falsidade; os inimigos por antonomásia de Jesus. Com estes significados negativos, o termo «fariseu» passou a fazer parte do dicionário de nossa língua e de outras muitas.
Semelhante idéia dos fariseus não é correta. Entre eles havia certamente muitos elementos que respondiam a esta imagem e Cristo os enfrenta. Mas nem todos eram assim. Nicodemos, que vai ver Jesus de noite e que depois o defende ante o Sinédrio, era um fariseu (Jo 3,1;7,50ss). Também Saulo era fariseu antes da conversão, e era certamente uma pessoa sincera e zelosa, ainda que não estivesse bem iluminado. Outro fariseu era Gamaliel, que defendeu os apóstolos ante o Sinédrio (At 5,34 e seguintes).
As relações de Jesus com os fariseus não foram só de conflito. Compartilhavam muitas vezes as mesmas convicções, como a fé na ressurreição dos mortos, no amor de Deus e no compromisso como primeiro e mais importante mandamento da lei. Alguns, como neste caso, inclusive o convidam para uma refeição em sua casa. Hoje se considera que mais que os fariseus, quem queria a condenação de Jesus eram os saduceus, a quem pertencia a casta sacerdotal de Jerusalém.
Por todos estes motivos, seria sumamente desejável deixar de utilizar o termo «fariseu» em sentido depreciativo. Ajudaria ao diálogo com os judeus, que recordam com grande honra o papel desempenhado pela corrente dos fariseus em sua história, especialmente após a destruição de Jerusalém.
Durante a refeição, naquele sábado, Jesus ofereceu dois ensinamentos importantes: um dirigido aos «convidados» e outro para o «anfitrião».
Ao dono da casa, Jesus disse (talvez diante dele ou só em presença de seus discípulos): «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides seus amigos, nem seus irmãos, nem seus parentes, nem os vizinhos ricos…».
É
o que o próprio Jesus fez, quando convidou ao grande banquete do Reino os
pobres, os alitos, os humildes, os famintos, os perseguidos.
Vamos meditar
no que Jesus diz aos «convidados». «Se te convidam a um banquete de bodas, não
te coloques no primeiro lugar…». Jesus não quer dar conselhos de boa educação.
Nem sequer pretende alentar o sutil cálculo de quem se põe em uma fila, com a
escondida esperança de que o dono lhe peça que se aproxime.
A parábola nisso pode dar pé ao equívoco, se não se levar em consideração o banquete e o dono dos quais Jesus está falando. O banquete é o universal do Reino e o dono é Deus.
No Evangelho de hoje Jesus vem nos dar um conselho bem prático para o nosso dia-a-dia e se utiliza de uma simples parábola para nos revelar a importância de sermos humildes e de reconhecermos a nossa pequenez diante dos homens.
Para Jesus, a pessoa verdadeiramente grande é aquela que atua com discrição e humildade e sabe viver em atitude de serviço. Talvez, não se destaca por fazer grandes coisas, mas sempre está presente, disposta a colaborar, a estender a mão, a ajudar. Sua grandeza consiste precisamente em viver para os demais.
Ele está querendo revelar para cada um de nós que em nenhum momento devemos nos valer da expectativa que temos em nós mesmos ou da autoconfiança, pois podemos ser humilhados e colocados para sentar no último lugar. E como é desagradável ser chamado a sair de um lugar para que outro possa ocupá-lo; e ao mesmo tempo como é bom ser reconhecido na multidão pelo dono da festa e ser conduzido para um lugar especial, escolhido e reservado para nós.
Na vida, quer dizer Jesus, devemos escolher o último lugar, procurar contentar os demais mais que a nós mesmos; sermos modesto na hora de avaliar nossos méritos, deixar que sejam os demais quem os reconheçam e não nós («ninguém é bom juiz em causa própria»), e já desde esta vida Deus nos exaltará. Ele nos exaltará com sua graça, nos fará subir na hierarquia de nossos amigos e dos verdadeiros discípulos de seu Filho, que é o que realmente importa.
Ele nos exaltará também na estima dos demais. É um fato surpreendente, mas verdadeiro. Não só Deus «se inclina ante o humilde e rejeita o soberbo» (Sl 107,6); também o homem faz o mesmo, independentemente do fato de ser crente ou não.
A modéstia, quando é sincera, não artificial, conquista, faz que as pessoas sejam amadas, que suas companhias sejam desejadas, que suas opiniões sejam desejadas.
Vivemos em uma sociedade que tem suma necessidade de voltar a escutar esta mensagem evangélica sobre a humildade.
Correr para ocupar os primeiros lugares, talvez pisoteando, sem escrúpulos, a cabeça dos demais, são características desprezadas por todos e, infelizmente, seguidas por todos. O Evangelho tem um impacto social, inclusive quando fala de humildade e hospitalidade.
Lembremo-nos que que a vinda de Jesus ao mundo é para servir o ser humano. Este Rei não espera de braços cruzados que o Pai faça milagres, ele mesmo abre o coração, acolhe, está presente e oferece o vinho novo. Servir para que todos tenham VIDA.
A parábola nisso pode dar pé ao equívoco, se não se levar em consideração o banquete e o dono dos quais Jesus está falando. O banquete é o universal do Reino e o dono é Deus.
No Evangelho de hoje Jesus vem nos dar um conselho bem prático para o nosso dia-a-dia e se utiliza de uma simples parábola para nos revelar a importância de sermos humildes e de reconhecermos a nossa pequenez diante dos homens.
Para Jesus, a pessoa verdadeiramente grande é aquela que atua com discrição e humildade e sabe viver em atitude de serviço. Talvez, não se destaca por fazer grandes coisas, mas sempre está presente, disposta a colaborar, a estender a mão, a ajudar. Sua grandeza consiste precisamente em viver para os demais.
Ele está querendo revelar para cada um de nós que em nenhum momento devemos nos valer da expectativa que temos em nós mesmos ou da autoconfiança, pois podemos ser humilhados e colocados para sentar no último lugar. E como é desagradável ser chamado a sair de um lugar para que outro possa ocupá-lo; e ao mesmo tempo como é bom ser reconhecido na multidão pelo dono da festa e ser conduzido para um lugar especial, escolhido e reservado para nós.
Na vida, quer dizer Jesus, devemos escolher o último lugar, procurar contentar os demais mais que a nós mesmos; sermos modesto na hora de avaliar nossos méritos, deixar que sejam os demais quem os reconheçam e não nós («ninguém é bom juiz em causa própria»), e já desde esta vida Deus nos exaltará. Ele nos exaltará com sua graça, nos fará subir na hierarquia de nossos amigos e dos verdadeiros discípulos de seu Filho, que é o que realmente importa.
Ele nos exaltará também na estima dos demais. É um fato surpreendente, mas verdadeiro. Não só Deus «se inclina ante o humilde e rejeita o soberbo» (Sl 107,6); também o homem faz o mesmo, independentemente do fato de ser crente ou não.
A modéstia, quando é sincera, não artificial, conquista, faz que as pessoas sejam amadas, que suas companhias sejam desejadas, que suas opiniões sejam desejadas.
Vivemos em uma sociedade que tem suma necessidade de voltar a escutar esta mensagem evangélica sobre a humildade.
Correr para ocupar os primeiros lugares, talvez pisoteando, sem escrúpulos, a cabeça dos demais, são características desprezadas por todos e, infelizmente, seguidas por todos. O Evangelho tem um impacto social, inclusive quando fala de humildade e hospitalidade.
Lembremo-nos que que a vinda de Jesus ao mundo é para servir o ser humano. Este Rei não espera de braços cruzados que o Pai faça milagres, ele mesmo abre o coração, acolhe, está presente e oferece o vinho novo. Servir para que todos tenham VIDA.
Reflexão
Apostólica:
Nesta narração, Lucas coloca a tônica em um dos
temas vitais da comunidade de seu tempo: o prestigio e a honra de ocupar os
primeiros postos. Com freqüência, na mesa dos fariseus há disputas pelos
primeiros postos. Todos os convidados desejam chegar lá. Os primeiros em
ocupá-los são pessoas de distinção, os supostos eleitos.
Ocupar os últimos postos seria uma vergonha. Mostra-se, neste cenário, o contexto da mesa e da comida: o reflexo da estratificação e exclusão social daquele tempo. Entretanto, na mesa do reino de Deus os convidados buscam o ultimo posto.
Na mesa de Jesus, os últimos sobem e os primeiros devem estar dispostos a descer, de tal modo que se chegue a formar uma mesa na equidade, onde não haja hierarquias opressoras e delimitadores da dignidade humana.
Os convidados à mesa do reino, ao banquete aberto a todos, são, em especial os mais pobres, os necessitados, os marginalizados e os considerados “últimos”. A verdadeira honra e prestigio evangélicos do discípulo de Jesus tem que passar pelo permanente serviço desinteressado aos demais. Estes são os rostos e as coordenadas do reino.
Ocupar os últimos postos seria uma vergonha. Mostra-se, neste cenário, o contexto da mesa e da comida: o reflexo da estratificação e exclusão social daquele tempo. Entretanto, na mesa do reino de Deus os convidados buscam o ultimo posto.
Na mesa de Jesus, os últimos sobem e os primeiros devem estar dispostos a descer, de tal modo que se chegue a formar uma mesa na equidade, onde não haja hierarquias opressoras e delimitadores da dignidade humana.
Os convidados à mesa do reino, ao banquete aberto a todos, são, em especial os mais pobres, os necessitados, os marginalizados e os considerados “últimos”. A verdadeira honra e prestigio evangélicos do discípulo de Jesus tem que passar pelo permanente serviço desinteressado aos demais. Estes são os rostos e as coordenadas do reino.
Jesus Cristo trouxe para nós a salvação de uma
maneira muito abrangente. Ele não se restringiu a nos direcionar apenas para as
“coisas do espírito”, mas também veio nos formar como homens e mulheres que
estão aqui na terra, e que, portanto, precisam ser formados humanamente a fim
de vivenciarem um relacionamento harmonioso e fraterno. Ocupar o primeiro lugar
nos dá uma idéia de presunção e de soberba.
A mensagem evangélica nos leva a refletir que para
Deus somos todos iguais, porém, nós próprios não podemos nos auto-promover
entendendo que somos “mais dignos” que os outros.
Seremos reconhecidos por Deus e pelo próximo, na
medida do nosso serviço e do amor que vivenciarmos. O reconhecimento da nossa
verdade , isto é da nossa capacidade e limitação é o que pode se chamar de
humildade.
Portanto, enquanto não formos distinguidos no meio
dos outros, seremos apenas convidados a espera do lugar que a nós é destinado.
No plano espiritual também, somos chamados por
Deus, por isso mesmo, precisamos estar atentos porque para cada um Ele reservou
um “lugar muito especial”.
A humildade também requer paciência, esperança,
compreensão e aceitação da vontade de Deus. A festa de casamento pode significar
o Banquete da Salvação, quando o Noivo receberá Seus convidados e os assentará
nos lugares designados pelo Seu Pai.
O noivo é Jesus, nós somos apenas Seus convidados,
assim sendo, precisamos somente preparar as nossas vestes e aguardar pelo que para
nós foi preparado.
Você gosta dos primeiros lugares? Qual o critério
que você usa para escolher o seu lugar em uma festa, como convidado? Quando
você escolhe o lugar você lembra que poderá ter alguém “mais especial” do que
você? O que você entende por humildade e presunção? Você já está se preparando
para a festa do céu?
Nem Jesus que era o próprio Deus se valeu dessa
condição para estar no mundo e desempenhar sua missão, então quem somos nós
para nos valermos dos poucos talentos que temos para tentar sermos melhor que
os outros???
Precisamos valorizar o que temos de melhor em nós
sim, mas tudo isso devemos fazer pela graça de Deus. É Deus quem deve nos
elevar e não nós mesmos.
Qualquer um poderia tomar o Evangelho de hoje como
um convite para formar um manual de urbanidade e bons modos cristãos, porém
essa não é a intenção do evangelho. O problema que Jesus assinala não é de
modos, mas de valores e atitudes.
Os valores são os princípios que uma pessoa ou
grupo assumem como linhas orientadoras de seu comportamento. Os valores modulam
nossas crenças e aspirações. São também exigências de compromisso e critérios
estáveis em meio à confusão cotidiana. As atitudes são disposições permanentes
que nos permitem encarar com firmeza e convicção as distintas circunstâncias da
vida.
O que nos pede hoje o Evangelho? Desafiar nossos hábitos para ir mais além da elegância ou da estética dos bons costumes, comprometermo-nos com os valores que nos propõe o próprio Jesus, e assumir as atitudes coerentes com esses novos valores.
O que nos pede hoje o Evangelho? Desafiar nossos hábitos para ir mais além da elegância ou da estética dos bons costumes, comprometermo-nos com os valores que nos propõe o próprio Jesus, e assumir as atitudes coerentes com esses novos valores.
O cristianismo não é uma religião de certos
costumes bem aceitos socialmente, mas um compromisso de seguir diariamente o
caminho de Jesus Cristo de acordo com os valores que Ele nos propõe e as
atitudes que estes valores nos exigem.
Que seria de nós se somente nos contentássemos em
marchar atrás da procissão de idolatrias, falsidades, mentiras e
corrupções que cada dia mais alienam a nós e o ambiente em que nos
movemos?
Pensemos nisso amanhã e hajamos
como verdadeiros cristãos e não mais um que esse título para se locupletar
por conta das benesses que lhes são prometidas. Votemos conscientes,
lembrando-nos do sagrado DOM DA VIDA e pensando no Brasil e não
em nós mesmo... e em nossas CONVICÇÕES políticas.
Que através desse Evangelho possamos pedir a graça
da humildade verdadeira para nossos corações acreditando que Deus age na
simplicidade e que não é preciso estar sempre na primeira fila para ser
reconhecido por Deus e pelos nossos irmãos.
Tenham um dia abençoado por Deus e pratiquem a virtude da humildade, pois quando nos humilhamos diante dos homens, somos exaltados diante do Pai.
Propósito:
Pai, faz-me humilde e discreto no trato humano. E que eu
não aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.
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