Leituras do dia:
2Ts
2,1-3a.14-17
Sl 96(95)
Sl 96(95)
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 23,23-26
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 23,23-26
"- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus,
hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da
erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da
Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem
honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de
lado as outras. Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa! "
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa! "
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
O
capítulo 23 de Mateus é uma coletânea de advertências contra os escribas e
fariseus e sua doutrina oficial, sob a forma do lamento “ai de vós…”.
Esta
expressão é bastante usada no Primeiro Testamento, dirigida aos que praticam a
iniqüidade. A forma literária deste texto se aproxima das advertências do
profeta Isaías (5,8-22).
A
hipocrisia é a atitude do sistema religioso representado pelos escribas e
fariseus, os quais se fecham em seu prestígio e poder, julgando-se justos e
desprezando o povo humilde.
Jesus critica severamente os escribas e fariseus porque eles desprezavam os preceitos mais importantes da lei, que era: a justiça, a misericórdia, a fidelidade.
Jesus critica severamente os escribas e fariseus porque eles desprezavam os preceitos mais importantes da lei, que era: a justiça, a misericórdia, a fidelidade.
A
hipocrisia dos fariseus e escribas com relação à religiosidade era algo que
eles não conseguiam disfarçar, não obstante a sua falsa aparência de santos.
Com mais
duas imprecações, introduzidas com a advertência: "Ai de vós...",
temos a continuidade da contundente denúncia de Jesus aos escribas e fariseus,
integrantes da cúpula religiosa de Israel.
Nas
comunidades do evangelista Mateus, havia membros oriundos do judaísmo que ainda
freqüentavam a sinagoga. Pressionados por seus antigos chefes religiosos,
estavam diante do dilema: ou abandonariam a sua fé em Jesus ou seriam expulsos
da sinagoga.
Mateus,
com os sete "ais", exprime o anúncio de Jesus confrontando-o
com a doutrina das sinagogas. Embora se dirijam aos chefes religiosos, eles têm
o caráter de instrução às comunidades, advertindo-as contra a incoerência desta
doutrina.
Lucas
também reproduz estas advertências em "ais" em seu evangelho, de
maneira mais resumida, em diferente contexto. Mateus, aos "ais",
acrescenta a qualificação de hipócritas aos escribas e fariseus.
Jesus é
duro em suas advertências chegando a chamar os fariseus de cegos e de
hipócritas que limpam o exterior dos seus corpos enquanto por dentro continuava
sujo de pecados.
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências. Assim como Ele falava para os mestres da lei e para os fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar dirigindo-se a qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências. Assim como Ele falava para os mestres da lei e para os fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar dirigindo-se a qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.
Com esta
contundente denúncia, Mateus tem em vista demover os membros de sua comunidade
do retorno às sinagogas.
Afastando-se
de uma religião opressora e excludente, na comunidade eles encontram o jugo
suave de Jesus, na liberdade, na misericórdia e no amor.
Reflexão
Apostólica:
Uma das características dos Fariseus (classe social da
época) era manter aparentemente um certo domínio intelectual para continuar com
os privilégios, por isso exercitavam um certo exagero na interpretações da lei.
Contudo, na prática, as ações concretas eram transferidas
para outras pessoas. Atualmente é comum observarmos esse tipo de comportamento
em alguns políticos partidários.
Jesus Cristo conhecedor do coração humano na sua
essência, sentia na obrigação de bom profeta além de anunciar também denunciar
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências.
Jesus penetra no coração dos homens e com muita sabedoria e propriedade Ele denuncia o que há de escondido por debaixo das aparências.
Assim como Ele falava para os mestres da lei e para os
fariseus, chamando-os de “hipócritas”, Ele também poderá estar dirigindo-se a
qualquer um de nós que nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”.
Nós também como os antigos, podemos estar pagando o
dízimo de todos os nossos proventos e até promovendo o bem comum, no entanto,
ao mesmo tempo, podemos está agindo como guias cegos, se as nossas atitudes não
estiverem edificando a ninguém. Se estivermos fazendo o bem apenas para
aparecer e chamar a atenção estão nos faltando os ensinamentos mais
importantes, que são a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Isto acontece quando nós aproveitamos os momentos em que
todos tomam conhecimento das nossas boas obras em campanhas que têm como
objetivo somente a nossa promoção pessoal.
Por isso, o nosso exterior aparece sem manchas, todavia o
nosso interior está cheio de maldade. Jesus nos adverte enquanto é tempo: “limpa
primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.
Podemos enganar a todos, mas não enganamos a Deus que
sonda o nosso coração e conhece o que há de mais camuflado dentro de nós. A
justiça, a misericórdia e a fidelidade, portanto, se constituem em atos
concretos de amor.
Somos chamados a dar o dízimo e a fazer o bem, mas tudo
com sentido e, por amor! Mesmo que não participemos de campanhas beneficentes
nem de grandes promoções na época do Natal que a regra de ouro da nossa vida
seja TUDO FAZER POR AMOR!
Com que finalidade você tem contribuído com o
dízimo? Você acha que Deus está vendo as suas ações de caridade? Você
tem sido fiel, justo (a) e misericordioso (a) com as pessoas com quem você
convive? Você faz alguma coisa para aparecer?
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Pai,
dá-me pureza de coração para que do meu interior brotem a justiça, a
misericórdia e a fidelidade, e assim, eu possa guiar meus semelhantes na
caminhada para ti.
REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito:
Ser coerente com a fé, nos
relacionamentos com Deus e com o próximo.
.
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
- Mergulhar no
mistério de Deus.
- Passar da
cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear
Deus. Repousar em Deus.
- Ver a
realidade com os olhos de Deus.
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